Resident Evil 5: Versus

Ameaça e acção para quatro jogadores!

Tudo começou com Resident Evil 3/4 quando depois de concluído o mote principal do jogo os jogadores eram convidados a percorrer algumas áreas do jogo só para reduzir a pó o maior número de adversários e alcançar uma pontuação máxima dentro de um limite mínimo de tempo. O modo Mercenaries teve o condor de alargar a experiência pós aventura single player graças a um ritmo incessante, apelativo e que nunca perdia de vista os detalhes que faziam a diferença, nomeadamente uso de diferentes armas, utilização das latas de combustível para causar mais dano, pequenos pontos que acrescentavam tempo extra, enfim, uma panóplia de elementos que garantiam diversão saudável para lá do fim do jogo sem que o jogador se preocupasse com vidas perdidas e falta de munições; o stress no meio daquele pavor.

A talhe de acção o modo extra encaixava bem como complemento do jogo e garantia um tempo extra apreciável. Com a chegada ao mercado de Resident Evil 5 a mesma opção voltou a pegar destaque depois de posto um fim na aventura principal. Sim, Mercenaries volta a tomar conta do ritmo mais arcade e frenético ainda que desta vez, pela atenção dada ao modo principal em termos de cooperação com outro colega, a mesma premissa seja aplicada.

Mercenários on-line

Porém, com a abertura total das consolas da actual geração às partidas em rede para múltiplos jogadores a Capcom não enjeitou a oportunidade de fabricar uma peça adicional capaz de colocar vários jogadores numa mesma arena e deixá-los numa disputa renhida pelo troféu de maior artilheiro. O modo chama-se Versus e abre à competição multi jogador (até um máximo de quatro camaradas) Resident Evil 5, levando os jogadores a percorrer as mesmas arenas estabelecidas para o modo Mercenaries.

Mas se à partida se poderia perceber este extra como um prolongamento natural do jogo, a verdade é que a Capcom entrou pelo (sempre polémico) sistema das micro transacções exigindo 400 Microsoft Points por uma cópia ligeiramente mais evoluída de Mercenaries, acabando por resumir o aditivo principal ao convite extensivo a mais três jogadores. Enquanto que acaba por se tornar marginal a questão de se efectuar o download a partir do disco (o ficheiro mede quase dois megabytes!) em última instância é o interesse do jogador que tornará primordial ou não a aquisição por este bónus suplementar.

1

Wesker a liderar a contenda. Uma das personagens mais fortes.

A Capcom tentou justificar a cobrança deste conteúdo considerando que foi programado para lá da estrutura principal do jogo, exigindo recursos adicionais, pelo que a transacção seria inevitável. Mas valerá a pena a aquisição deste Versus que mais não é um alargamento do modo Mercenaries, com algumas afinações, a um grupo maior de contendores?

De início pode reter-se uma aparente inconsistência, porque se o modo Versus se adapta a um ritmo de acção e confronto para multijogadores, deixando de lado qualquer réstia de “survival”, é estranho o esquema de comandos baseado no - pára o andamento e dispara na direcção do adversário! - , enquanto se faz um esforço digno de louvor para virar a personagem e ganhar até vantagem diante de um oponente virtual, porque no meio dos jogadores virtuais, as criaturas infectadas juntam-se à festa. Para algo pagável, os produtores poderiam ter aliviado a pressão sobre a personagem a controlar, mas para quem vier rodado da opção Mercenaries a adaptação é imediata.

E até não falta margem para divertimento depois de se perceber as habilidades das dez personagens. No começo os jogadores acederão apenas a Chris e Sheva, devendo desbloquear as restantes oito mediante pontuações elevadas, que atribuem os pontos necessários para a aquisição, podendo depois obter diferente armamento espalhado cirurgicamente pelos mapas, ideal para o longo e curto alcance e capaz de inaugurar toda a diferença. Mas depois de esbatida essa cortina que distingue um confronto multijogador à maneira de um Resident Evil 5 dos demais jogos de acção como Gears, por exemplo, o processo de evolução tem as suas mais valias.

Comentários (19)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!