Jump to navigation

Tabela de conteúdos

Página Anterior 1 2 Próxima

Publicidade

Race Pro Análise

Xbox 360 Análise por Vítor Alexandre

21 Março, 2009

Página 1 de 2. Página 2 ->

A primeira tentativa da produtora escandinava Simbin para transpor as fronteiras do PC e almejar a vasta audiência em torno das consolas efectivou-se com Race Pro em forma de exclusivo para a Xbox 360. Longo tempo a trabalhar no desenvolvimento de autênticos simuladores e à volta de alguns dos mais apetecidos campeonatos europeus e mundiais do desporto automóvel, chegou a hora de romper pelo mercado das consolas, mais circunscrito e limitado nos interessados, mas fazendo chegar um jogo que se estende muito para lá do campeonato mundial de turismos da temporada de 2007.

Sem limitar o contacto dos veículos à categoria dos representantes no WTCC, carros abertos como os fórmulas contam com presença assegurada, renovando o pré GP2 conhecido como a Fórmula 3000 e ainda a categoria de ascensão Fórmula BMW. Entre Caterhams, Radicals (S3, S4), Dodge Vipers, Aston Martins e outros, num total reclamado de 350 carros, há uma vasta e apetecível gama de veículos verdadeiramente utilizáveis e suficientemente apetecíveis para assegurar uma desejável rotatividade. Dos criadores de GTR, GTR2 e GTR Evolution outra coisa não seria de esperar para Race Pro senão total empenho na física e sistema de condução dos veículos, com toda a envolvência que lhes é associada. De tal modo que à medida que há um afastamento das pistas e dos carros, para palmilhar a interface e o quadro de opções, concebidos ao mínimo e dentro daquilo que se poderia apelidar de material barato, se conclui que a especial preocupação dos produtores reside na experiência de condução.

Por isso, glamour, pompa e estilo à semelhança dos grandes salões de automóveis não encontram aqui grande paralelo. Posicionando-se numa categoria distinta dos “racers”, Race Pro preocupa-se com a sua audiência principal e enquanto que os jogadores mais preparados para a física exigente sentir-se-ão em casa logo após as primeiras provas, os adeptos provindos de Grid e até Burnout vão encontrar um título acessível, dispondo de um percurso assente sobretudo em três graus de dificuldade, balizados pelo maior ou menor grau de assistências de condução.

'Race Pro' Screenshot 1

Os fórmula 3000 permitem uma travagem mais tardia, mas não subam muito aos correctores pois correm o risco de levar um toque de um adversário e capotar num instante.

Olhando para os quadros de opções e selecção pouco mudou desde que vimos o jogo em Leipzig e se na altura Magnus Ling, produtor, compreendeu a falta de brilho e circunstância pelos quadros de selecção, adiantando que uns vídeos seriam adicionados, o acrescento maior, de lá para cá, acabou por ser mesmo a junção de um conjunto de repetições alusivas às provas do WTCC. Fraca apresentação, porém, não significa mau escalonamento dos modos de jogo e falta de informação em cada escolha. Aí muito pelo contrário, a acessibilidade e gestão das opções faz-se com normalidade, mas enquanto se espera pelo decurso das provas, os habituais e nefastos ecrãs de carregamento prestam aqui todo um trabalho preparatório.

Marchas adequadas para as curvas, dicas para ultrapassar os adversários, pontos nevrálgicos do circuito, a verdade é que não faltarão ocasiões em que vos peçam para pressionar o botão A e vão ignorar pura e simplesmente que o tempo de carregamento já se esgotou há muito tempo. Porque a verdade é esta, Race Pro é um jogo difícil e ultra competitivo quando jogado sob o ponto de vista de um profissional, algo que forçosamente obriga ao abandono dos assistentes de aceleração, viragem, travagem, linhas ideais de trajectória, entre outros, acrescentando o aliciante das mudanças manuais para dar uma maior sensação de domínio do veículo. Por isso cada curva tem de ser feita a uma velocidade específica, com determinada mudança engrenada e qualquer excesso, falta de ambição e medo para atacar o asfalto com facas nos dentes é suficiente para dar uma prova como perdida.

'Race Pro' Screenshot 2

G. Tarquini é um dos lobos do WTCC e faz tudo o que está ao seu alcance para agarrar a dianteira.

Pisando o asfalto no modo carreira, sempre à procura de contratos junto de equipas de categorias superiores e assim sucessivamente, só os Minis propiciam alguns momentos de descontracção e facilidade, totalmente vocacionados para uma adaptação rápida ao jogo assim como percepção imediata dos diferentes tipos de dificuldade. Joguem como se fossem novatos e à terceira volta até a fazem de olhos fechados. Em pouco tempo acabam por perceber que é uma forma algo batoteira de ganhar o jogo. Aumentem a dificuldade para profissional sem a trajectória ideal e com mudanças manuais e vão perceber, em pouco tempo, como Race Pro se posiciona como o jogo que exibe a física mais apurada e próxima daquilo que é a verdadeira condução dos carros de competição. Na passagem para os Caterham há toda uma diversão. Sente-se a vibração nas curvas prolongadas, instabilidade nos limites e uma reacção impulsiva ao acelerar para além das tendências sobre e subviradoras se chegam tarde a uma curva ou querem desenvencilhar-se dela muito antes do tempo para isso.

Delirante passagem pelas famosas e ensurdecedoras barchettas da Radical a experiência vociferante da simulação prossegue nos interiores dos carros de grande turismo para providenciar todos os detalhes de uma corrida realizada com a máxima atenção, ao ponto dos pretendentes aos lugares cimeiros serem os primeiros a ter que cumprir com rigor as trajectórias ideais e sempre a superar o ritmo. Porque enquanto que noutros jogos do género é fácil por vezes cavar uma diferença para os adversários e ampliá-la até ao final, em Race Pro o adversário mais próximo está sempre perto e atento para atacar num momento de menor rapidez ou trajectória mais alargada. A inteligência artificial é uma mais valia e assegura competição e emoção até à volta final, ainda que por vezes sucedam algumas batidas desnecessárias e empurrões para fora da pista mesmo quando a dianteira está consumada.

Página 2 ->

Publicidade

Estás entusiasmado com RACE Pro na Xbox 360?
Vê os jogos mais aguardados pelos leitores da Eurogamer

Obrigado!

Queres comentar este artigo? Faz log in, ou regista-te!

Comentários: 1-29 de 29

Utilizador
Comentário Comentários com baixa pontuação foram escondidos. Faz login para os veres!
ultraflow
21/03/09 @ 12:34
#1
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
O jogo parece bastante porreiro!

Dá a sensação de ser uma mistura de: Grid + Forza 2 mas com uma IA mais apurada!
Edited 1 times, most recently on 21/03/09 @ 12:39
POF
21/03/09 @ 12:38
#2
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
grid? Puro arcade

Este é um simulador
Persona
21/03/09 @ 12:52
#3
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@ ultraflow

Não tem a ver apenas com a IA. O Race Pro é um simulador em termos de fisica e condução, enquanto o Grid é puramente arcade. Race Pro está semelhante aos simuladores de PC, por isso, dizer que é uma mistura de Grid com Forza 2, é totalmente errado. ;)
ultraflow
21/03/09 @ 13:05
#4
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Ok, acho que me expliquei mal! :)

Quando me referi ao Grid e ao Forza não me referia á fisica de condução, mas sim ao conteúdo do jogo (corridas WTCC, GT1 . . .)

Concordo 100% que Race Pro seja semelhante aos simuladores de PC, e pelos videos e imagens é um jogo recomendado aos amantes dos simuladores condução!
dodi280
21/03/09 @ 13:18
#5
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Ta aqui o 1º jogo que me faz pena nao ter uma 360... Mas como ja foi confirmado que esse so foi um exclusivo XBOX porque quando começaram o desenvolvimento, a PS3 ainda nao estava no mercado, fico mais contente e sei que o proximo ja vai ser multiplataformas... Grande simulador, costumo jogar o GTR Evolution no pc e é fantastico, espero que as vendas sejam dignas do jogo em si, para encorajar a produtora a uma sequela. Ao pessaol da XBOX, espero que aproveitem e divertao-se. So fico com pena do pessoal da XBOX porque sei que o G25 nao é compativel com a vossa consola :S.
bravojohny [staff]
21/03/09 @ 13:56
#6
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Verdade Dodi. Sente-se muito a impossibilidade de usar o G25. Em Race Pro dava um jeitaço.
Gza
21/03/09 @ 15:28
#7
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
O sistema de danos deste jogo está horrivel. De resto até está bom.
Yur@n
21/03/09 @ 15:32
#8
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Podem sempre conectar o volante porsche 911 turbo s, alías já vi uma review deste jogo feita utilizando esse volante, curiosamente a pontuação foi muito semelhante à desta review http://www.youtube.com/watch?v=2qvaIK7prCg o único problema além do preço é o facto de ser uma série limitada.
Evilnanu
21/03/09 @ 15:36
#9
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Nota injusta.
Não merece tanto.
Jogo mto mau.
dogmar
21/03/09 @ 17:25
#10
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
num site xbox recebeu um 6
um 8 e um bocado puxado
darkangelizer
21/03/09 @ 17:26
#11
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
para todos os que dizem que o jogo é mau:
a minha 1ª impressao foi pessima. graficos maus, muitos bugs (que estao a ser corrigidos), crash da consola online,etc.... mas depois de dar uma hipotese ao jogo vos garanto: o melhor jogo de automoveis a seguir ao forza. Jogado online é uma loucura e ganhar corridas nao esta ao alcance de todos. Tenho poucas victorias (11) mas para ganharmos online é preciso suar muito a camisola, pois nao errar é muito dificil. Se nao acertarem no ponto exacto de travagem, ja nao viram,ou saiem largo e o que vem atras passa. Tentai correr em monza e vajam o que acontece na 1ª chicane. É como na tv. Accidente.... este jogo é extremamente gratiifcante e garanto-vos que o prazer que sinto quando ganho online é enorme.....
recomendo a todos os fas de simulaçao e de forza
FAs de grid, passem o voisso caminho que isto nao é para voces
adictgame
21/03/09 @ 18:09
#12
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Para quando Forza 3?
bravojohny [staff]
21/03/09 @ 19:18
#13
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Conta-se que pode sair pela altura do Natal.
Gza
21/03/09 @ 19:19
#14
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
rumrum essa foi para rir. até o forza 2, dá 20 a 0 neste jogo.
bilas
21/03/09 @ 20:46
#15
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"num site xbox recebeu um 6
um 8 e um bocado puxado"

já começa a azia? quando é jogos ps3 não há queixas pelos "fanboys"... este jogo é um óptimo simulador..
dogmar
21/03/09 @ 20:59
#16
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
blilas por acaso critiquei o jogo com o meu comentario?
nao me parece
azia eu se quizer compro uma 360 assim de repente mas n tenho tempo pa duas consolas nem quero andar sempre a levar a consola ao mecanico
stika
21/03/09 @ 22:37
#17
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
nunca joguei o jogo, a nota que este recebeu excedeu um pouco a minha expectativa, esperava um 7, mas um 8 é uma agradável surpresa
zaroastro [staff]
22/03/09 @ 01:14
#18
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
isto simulaçao??? lol
Fanboy_killer
22/03/09 @ 01:47
#19
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@dogmar

Se comprares uma xbox 360 agora duvido muito que a leves ao mecânico. A não ser que a tenhas na mala do carro quando vais mudar o óleo=)
Evilnanu
22/03/09 @ 05:08
#20
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Se este jogo é 1 simulador então eu vou ser o próximo candidato a presidência dos EUA...
ProfRaposo
22/03/09 @ 08:22
#21
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Irrita-me um pouco os comentários do costume contra o GRID. Devem-se fartar de ganhar corridas.

POF e Persona Grid Arcade? Mas isso não era o Out Run, que basicamente se ia sempre em frente.

darkangelizer a que propósito deve uma pessoa que gosta do GRID manter-se longe deste? Ridículo.

"Jogado online é uma loucura e ganhar corridas nao esta ao alcance de todos. Tenho poucas victorias (11) mas para ganharmos online é preciso suar muito a camisola, pois nao errar é muito dificil. Se nao acertarem no ponto exacto de travagem, ja nao viram,ou saiem largo e o que vem atras passa."

Não estou a ver diferença para o GRID, provavelmente nunca o jogaste . Vai sempre em frente ou trava mais tarde que logo vês onde terminas....

Os comentários do costume de pessoas pouco informadas.
Persona
22/03/09 @ 11:43
#22
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@ ProfRaposo

O Grid é arcade. Não é por ter danos ou ser mais difícil que o Outrun que o torna num simulador. Agora, eu é que te pergunto....Já jogaste um verdadeiro simulador (GTR, Race07, rFactor,etc)? Experimenta e vês o que quero dizer.
POF
22/03/09 @ 15:33
#23
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
ProfRaposo

não deves saber destingir simulação de arcade....

Evilnanu , zaroastro

Por favor experimentem o jogo no pc e depois na consola, para ver se a física não esta igual.
darkangelizer
22/03/09 @ 17:48
#24
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
prof raposo:
tenho o grid e desiludiu-me. simplesmente no grid a fisica dos carros e demasiado simples..... tambem ja ganhei corridas no grid, mas nao me dava tanto entusiasmo, e consegues recuperar dos erros. no race pro, e muito dificil...
dodi280
22/03/09 @ 18:16
#25
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Tem aqui pessoas que nao sabem do que falam... RACE e GRID nao tem comparação para alem de serem 2 jogos de condução e as coincidencias terminam ai. Ja tive o GRID para para PS3 e troquei depois de uma semana... o Jogo é como NEED FOR SPEED, a física dos carros estao muito fracas e muito semelhante de um carro para o outro. E tambem tenho o RACE 07, GTR Evolution para PC e nao tem comparação posivel, a fisica é como um carro de verdade, nao se pode falhar uma travagem que se perde logo tempo e nao se consegue recuperar com tanta facilidade... Quem compara RACE com GRID nao entende nada de simulação automovel...
darkangelizer
22/03/09 @ 18:52
#26
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
dodi:
eu sei muito bem que nao se pode comparar os 2 jogos. e era o que tentava explicar ao prof raposo. o grid é arcade puro e duro e se falhas travagens, nao perdes muito tempo. no rave pro es logo ultarpassado, se nao for por dentro, sera na acceleração. e se usares os adversarios para travar, nao da...
dodi280
22/03/09 @ 19:33
#27
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
IHuGi, nao fala o que nao sabes... Primeiro, nao fazes a minima ideia de como sera GT5 e segundo, tambem nao fazes a minima ideia de como sera Forza 3... Es daqueles que atiras postas de bacalhau ao ar para ver se acerta em alguem...
Apesar de eu ter uma PS3 nao me importo que saiam bons jogos para a XBOX e ate acho isso bom, que força os produtores a fazer algo igualmente bom para a PS3 e vice versa... Tambem nao me importo nada que o Forza 3 seja melhor que o GT5, desde que este seja do meu agrado, tanto faz qual é o melhor...
adictgame
24/03/09 @ 23:00
#28
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Nao faço a minima ideia de como será Foza3 nem GT5 mas tenho a certeza que para mim GT5 bate aos pontos Forza 3 .1º sempre bateu e se agora ainda para mais vai ter um sistema de danos que era a unica coisa que Forza era superior .Aquele sistema de danos que nao se parecia com nada,batias a 200Km e ainda ganhavas.Espero que GT5 nao vá por esse caminho.
ultraflow
28/03/09 @ 13:01
#29
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Atenção adictgame ainda não está confirmado se GT5 irá ter danos.

Concordo a 101% contigo um simulador de condução tem que ter danos (falhas mecânicas, desgaste peças, amolgadelas ...) esses factos são entre muitos, os que aproximam um jogo de simulação ao realismo do mundo das corridas!

Comentários: 1-29 de 29

Queres comentar este artigo? Faz log in, ou regista-te!

X Ver Galeria