Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pro Evolution Soccer 2011

A bola já rola no terreno de jogo.

Findo o mundial, a aproximação da nova temporada futebolística associa-se também à proximidade da nova versão de Pro Evolution Soccer. Embora ainda estejamos a meses do lançamento, tive a oportunidade de experimentar pela primeira vez a versão deste ano. Com ela vêm novas funcionalidades, inovações e um motor de jogo completamente renovado. A Konami promete trazer novamente este ano a glória do futebol, numa ainda maior aproximação à realidade, com atenção aos desejos dos fãs.

Ao longo dos últimos anos, os fãs da série expressaram-se acerca de algumas alterações que gostariam de ver no seu jogo de futebol e esta parece ter sido uma das grandes motivações da Konami, optando por fazer alterações fulcrais ao sistema de jogo. A PES Team tem tido nos últimos anos o papel de receber todo o feedback do público, no sentido de levar o produto final em direcção às ambições dos milhões de jogadores.

Ainda antes de falar sobre essas alterações, a primeira impressão que o jogo transmite é de polimento. Desde os eclécticos menus, renovados e cobertos de efeitos visuais, ao motor gráfico. Nesta etapa de desenvolvimento, os menus pouco mais nos dizem que a intenção da Konami de renovar a "cara" da sua franquia, mas a evolução do motor gráfico em relação ao ano anterior é já notório.

Esta melhoria nota-se essencialmente nos modelos dos jogadores - que aparentam agora ter proporções mais próximas da realidade - e também nas suas faces. O avanço neste departamento é especialmente visível nos replays em que facilmente reconhecemos os jogadores pela sua aparência. Aliás, é com infelicidade que reporto que - sem ter olhado com atenção para o onze inicial dos meus adversários - o responsável pela assistência do primeiro (e único!) golo que sofri na minha contenda com os Estudiantes de La Plata foi Juan Verón. A associação visual de cada jogador é imediata, e a animação das suas caras é visivelmente mais completa.

Em relação a novos modos e opções de jogo ainda não existem informações concretas, ficando a sua disponibilização contingente a uma maior proximidade da data de lançamento do título. No entanto, podemos desde já avançar a inclusão da "CONMEBOL Copa Libertadores", o que implica a aparição de clubes como Independiente, o referido Etudiantes de La Plata ou até o Corinthians.

Quanto ao jogo em si, as alterações são variadas, sendo de realçar uma menor "automatização" de todos os processos. Quando um jogador passa a bola, esta vai na direcção apontada pelo analógico, e não até ao jogador que está nessa direcção. Embora esta nova sensibilidade abra um período de habituação, traz também um novo grau táctico a todas as jogadas que construímos, tendo sempre a certeza de que, desde que para tal haja destreza, a bola vai para o espaço exacto que pretendemos. O mesmo é verdade para os cruzamentos, sendo por demais essencial dosear a força dos mesmos para que haja qualquer esperança de a bola encontrar o jogador pretendido.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Awaiting cover image

PES 2011

Android, PS3, Xbox 360, PS2, Nintendo Wii, PSP, PC, Windows Phone

Related topics
Sobre o Autor
Comentários