Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pro Evolution Soccer 2010

Sede de conquista!

Enquanto a “silly season” avança e à medida que se baralham as formações dos grandes, pequenos, pobres e ricos clubes europeus e oriundos de outros pontos do planeta, à custa de mirabolantes transferências, como a do pico mediático provocada pela ida do Cristiano Ronaldo do Manchester para o Real Madrid (cujos milhões abrem um conjunto secundário de compras e vendas), a competição virtual faz-se ainda num regime de clausura e extremo secretismo entre os departamentos da Electronic Arts e da Konami. Trabalhando não para o bronze mas para o Outono a tradicional competição entre PES e FIFA encerra também um desafio entre programar no oriente e a ocidente.

No entanto a equipa da Konami sediada em Tóquio, liderada por Shingo “Seabass” Takatsuka e recentemente apetrechada para incrementar a nova temporada de PES, em franco avanço na programação, entendeu por bem dar a conhecer à imprensa algumas das novas coordenadas com que se fará o PES da próxima temporada. Como uma peladinha debaixo de um sol agradável e sob o efeito de uma leve brisa que atenua o calor, calçámos as botas, vestimos a camisola e os calções e subimos ao relvado.

Por enquanto a versão que nos foi dada a experimentar é ainda muito curta no que toca a opções. Limitados a um desafio entre Liverpool e Barcelona (as únicas equipas seleccionáveis), no estádio da cidade onde saíram para o mundo os Beatles, pese embora a ausência de outros elementos como comentários, festividades aquando da entrada dos jogadores em campo e outras circunstâncias de pompa, a jogabilidade acabou por ser um dos principais elementos a reter. Nesse aspecto a movimentação da equipa assume essencialmente uma identidade de colectivo, sendo possível também destacar a influência de alguns atletas no fabrico de lances cruciais, abrindo as laterais ou pelo miolo do ataque a fim de desferir o último remate já dentro da área.

No que respeita à versão que será distribuída no nosso território diga-se desde já que irá contar com o relato de Pedro Sousa da SporTV e de João Vieira Pinto, ex-Benfica e Boavista. As transferências de verão terão repercussão na formação dos plantéis para a próxima época e das bancadas chegarão mais cânticos e uma avalanche de apoio especialmente fervorosa para a equipa que joga em casa. A capa do jogo será preenchida pelos craques Leonel Messi e Fernando Torres.

Os efeitos de luz melhorados bem como modelos dos jogadores.

Diga-se aliás que estes símbolos do futebol moderno europeu transportarão na versão 2010 de PES uma imagem mais digna, através de uma animação bastante fotorrealista. Os efeitos da luz, a articulação entre claridades e sombras é particularmente evidente e a modelação dos atletas conhecidos atinge um novo pico. Há sempre a ténue margem por se tratar de uma franquia natural, mas como o algodão que não engana, se detiverem mais algum tempo na observação do público que assiste aos jogos, darão conta que na bancada cada pessoa ocupa o seu lugar e vibra com o toque final da jogada.

Este incremento ou reabilitação do quadro visual é particularmente notório nas partidas que decorrem à luz do dia. A animação dos jogadores é muito mais suave e graciosa, os movimentos mais coordenados e quando há um “El Niño” na ponta da lança é normal que apareçam estragos na defesa adversária. Nas partidas que pudemos disputar assumindo o controlo do Liverpool o avançado espanhol mostrou-se temível e talhado para não perdoar as oportunidades que lhe batiam nos pés. Interessante a forma como cada jogador persegue e controla a bola, especialmente os mais conhecidos. Messi tem o estilo único, mais baixo embora ladino e a escapar-se por entre o eixo defensivo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários