Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pro Evolution Soccer 2009

Remata e golo! GOOOOOLLOOOOO...

Enquanto a verdadeira luta entre colossos se dá nas plataformas next-gen, PES na PSP é lançado de uma forma mais tranquila e sem grandes preocupações em rivalizar com o adversário do costume. Mas, se por um lado a versão PSP do simulador de futebol da Konami tem recebido algumas novidades ao longo dos últimos anos no que toca a variedade, tal não se pode dizer em relação a melhorias, essencialmente do motor de jogo.

Este ano a novidade mais sonante prende-se pelo modo Become a Legend, ou Rumo ao Estrelato, se assim o preferirem. Este é o modo de jogo onde irão interpretar o papel de apenas um dos jogadores da equipa. A partir daí tudo acontece de uma forma semelhante ao modo Master League, no qual o jogador ingressa numa equipa e, ao longo do tempo, vai evoluindo até chegar ao patamar mais alto do futebol Mundial. A única diferença é que tudo acontece na primeira pessoa. De uma forma geral a câmara funciona bem, apesar de existirem por vezes alguns desfasamentos visuais com a mudança de posição repentina da bola. Como sabem, esta é a primeira vez que este modo figura em PES, em particular na versão PSP e é sempre agradável ver que a versão portátil não ficou desfalcada em modos de jogo.

A versão deste ano ganha em variedade mas perde em qualidade. A falta de equipas licenciadas é um exemplo disso.

Ainda assim, as novidades não se prendem apenas por aqui. O modo Online em PES é algo que tem andado na penumbra no que toca a versão PSP, mas este ano a Konami lá se preocupou em implementar o dito modo. Para além de continuar a ser possível fazer jogos entre amigos, agora também é possível jogar em rede 1vs1 e, de uma forma geral, é uma opção viável pois é um modo livre de Lag.

Tudo o resto continua igual. É possível optar por ingressar num torneio, taça ou liga de entre todos aqueles que vêm predefinidos pelo jogo ou ainda jogar o tão famoso modo Master League, que já de si dispensa apresentações. Ao longo desta caminhada o jogador será recompensado com dinheiro que serve para comprar alguns desbloqueavam na Loja-PES, tais como equipas, celebrações, efeitos de bola ou outros “artefactos”.

A jogabilidade, essa continua igual àquilo que sempre foi, pelo menos na PSP. Distinta das restantes versões, mas não menos divertida por isso. Contudo é de salientar que ao longo de 3 anos também não houve qualquer evolução neste aspecto. São os erros de outrora combinados com as frustrações do costume. Mais uma vez é de notar a falta que um joystick direito faz na PSP. Vejamos, por exemplo, nas fintas que ficam assim bastante debilitadas e reduzidas. Para fazer a típica finta do Zidane (não sei se estão a ver qual é) é necessário fazer uma rotação completa com o joystick, o que faz com que por vezes enquanto jogamos, sem querer, acabamos pró executar esta finta vezes sem conta.

É o Deco? Então é golo!

Graficamente PES 2009 continua também igual às suas versões anteriores. Enquanto a evolução a nível de modos de jogo é de aplaudir, já a nível gráfico simplesmente não tem havido evolução rigorosamente nenhuma. Continua algo pobre a nível gráfico e as animações também não ajudam muito. Quase que se pode dizer que é o mesmo jogo do ano passado (ou de há dois anos atrás).

No que toca a apresentação, PES 2009 apresenta um estilo de menus completamente diferente do usual mas, ainda assim, bastante próprio e muito bem-parecido. A banda sonora volta a ser um dos pontos fortes, apresentado muitas vezes músicas antigas, mas de grande qualidade. Só os comentários durante os jogos são novamente um fracasso pois apenas existem quando uma equipa marca um golo, e não é sempre.

Pro Evolution Soccer 2009 é sem dúvida alguma a melhor versão do jogo até ao momento. A adição do modo online em conjugação com os novos modos de jogo fazem deste PES o melhor e mais completo da serie. Tem muita variedade e quantidade. Contudo, não abona em qualidade pois existem demasiadas situações a precisar de melhorias e correcções, fazendo com que PES 2009 seja em muitos aspectos uma cópia dos demais. Está tudo no lugar, simplesmente são coisas que já tinham sido vistas anteriormente nesse mesmo lugar.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Pro Evolution Soccer 2009

PS3, Xbox 360, PS2, Nintendo Wii, PSP, PC

Related topics
Sobre o Autor
Ricardo Madeira avatar

Ricardo Madeira

Contributor

É redator e dá voz à Eurogamer Portugal. É um dos mais antigos membros da equipa, e ao mesmo tempo um dos mais novos. Confusos? É simples.

Comentários