Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pro Evolution Soccer 2008

O melhor até à data?

Será que Pro Evolution Soccer 2008 consegue superar o seu antecessor?

PES6 corrigiu muitos erros da versão PES 5, introduzindo a Master League e reduzindo o tempo de loading, oferecendo aos fãs uma relativa proximidade a versão PS2. Esse progresso contínua com PES 2008, tendo como base a PS2, acrescentando uma formula à sua maneira, fazendo com que o processo do jogo facilmente se torne o melhor título de futebol para a PSP.

PES 2008 conta com 57 selecções, Liga Inglesa completa onde só os Tottenham e Newcastle estão oficiais, as ligas Itália, Espanhola, Holandesa e Francesa estão totalmente oficiais. Também temos várias equipas oficiais de outras ligas como por exemplo Bayern Munich, Celtic, AEK, etc, entre elas também encontramos os três grandes de Portugal! No Peshop podemos ainda desbloquear as equipas clássicas e também vários jogadores clássicos, entre outros itens e opções.

No que diz respeito aos jogadores a base de dados não está actualizado, para infelicidade nossa as ultimas transferências de Agosto e todas as transferências do Inverno não estão introduzidas no jogo. Não se percebe porque, já que o mercado de inverno fechou no final de Janeiro, tinham tempo para actualizar.

Em termos de Modos de Jogo não há nada de surpreendente, temos a modo de jogo rápido ou ir directamente para marcação de penaltys, a já mais que conhecida Master League, a oportunidade de disputar uma das ligas, temos também várias Taças para disputar como por exemplo Taça Konami, Europeia, Mundial, Sul Americana, etc.

Uma das novidades é a inclusão do Modo World Tour que consiste em superar uma série de missões, a dificuldade vai aumentando conforme vamos ultrapassando as mesmas. O Modo Edit esta exactamente igual a versão PS2 e o Modo Multiplayer é um pouco controverso, vamos continuar a ter apenas Adhoc, nomeadamente a nível local.

Portanto, a única maneira de jogar com outra pessoa é ela estar na mesma rede como nós. Uma opção interessante é a troca de dados entre a Master League PS2 e PSP que agora também se estende a outros Modos. Quando começamos a jogar reparamos na robustez da jogabilidade revelando uma surpresa muito agradável, rápida e simples, para quem jogou as versões anteriores vai familiarizar-se facilmente com a jogabilidade.

A AI esta relativamente melhor, os gráficos estão muito perto da versão PS2 graças as animações bastantes realistas, os loading são quase instantâneos na entrada para uma partida, para isso acontecer a Konami reduziu os estádios para apenas um! Ou seja vamos jogar sempre no mesmo estádio. Os comentários também quase não existem, apenas reparamos que o comentador existe quando marcamos um golo. Mas infelizmente os slowdowns continuam, onde se aglomeram muitos jogadores o jogo sofre algumas quebras, nomeadamente no meio campo ou em bolas paradas.

Em termos de controlos, pensamos que continua a fazer falta os botões R2 e L2, de resto os botões são quase idênticos a outras versões.

PES2 2008 é o jogo que todos nos esperávamos que fosse. Konami teve tempo para aprender o funcionalmente da PSP e em dois anos eles conseguíram fazer do PES 2008 o melhor de todas as versões e o melhor jogo de futebol para a PSP e para qualquer portátil.

9 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Pro Evolution Soccer 2008

PS3, Xbox 360, PS2, Nintendo Wii, PSP, PC, Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor

Tiago Silva

Contributor

Comentários