Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pro Evolution Soccer 2008

É este o rei a quem todos querem prestar vassalagem?

PES 2008 finalmente chegou à PlayStation 3, mas será uma emocionante final da Liga dos Campeões ou simplesmente um jogo da fase de grupos?

O rei, chega para triunfar supremo, bem, supremo talvez não, pois se anteriormente PES reinava incontestável e sem oposição que colocasse em risco o carinho do seu povo, agora, PES pode reinar mas somente porque consegue conquistar os adeptos de sempre, não se livrando de reclamações, pois quando o rei sai à rua nu, o povo não pode ficar calado.

O amor que os fãs tem por esta série, é quase tão grande quanto o amor que sentem pelo seu clube e muitas das vezes, mais do que um jogo, PES representa um estilo de vida. Como fã, tenho dificuldade em analisar este jogo e por muito que não o quisesse dizer, é inevitável, este jogo não apresenta a qualidade pela qual esperamos de um jogo da nova geração nem tão pouco é esta, a qualidade pela qual investimos na nova geração.

O jogo tem início com uma intro de bela qualidade, palavras dificilmente associáveis a este jogo, em que dança e free-running são misturados com futebol, tudo feito em belo CGI e muito creativo. “I just imagine that I`m you, and there`s nothing I can`t do”, diz Ricky Wilson, vocalista dos Kaiser Chiefs, ao som do tema “Thank You Very Much” que acompanha a intro e realmente, parece que a Konami pensou que por o jogo se chamar PES2008, podia apresentar-se de qualquer forma independente da sua qualidade. O agradecimento no tema, talvez seja mais um pedido de paciência aos fãs de longa data por não nos conseguir oferecer algo melhor, ficando desde já o agradecimento pela compreensão.

Talvez se encontre melhor paralelismo quando Wilson diz, “Cos this should be a thrill, but it feels like a drill”, pois esta é exactamente a sensação causada por PES2008. Por muita que seja a sua qualidade e diversão, mais do que um espectáculo PES2008 parece um ensaio na nova geração.

Após a intro, ficamos perante os novos e melhorados menus de PES2008, nada de inovador, apenas o mesmo design habitual mas esteticamente mais apelativos. De imediato constatamos que as estranhas músicas estão de volta e apesar de ligeiramente melhores, não deixam de se tornar irritantes após algumas horas. Nada que uma passagem pelo modo galeria não resolva, pois agora é possível escolher quais as músicas que queremos ouvir nas várias secções e modos de jogo.

Iniciando o percurso em direcção aos relvados, confirmamos que PES2008 apresenta mais equipas licensiadas, sendo que todas as equipas dos campeonatos, Italiano, Francês, Espanhol e Holandês estão completamente licensiadas. No leque de equipas licensiadas, temos ainda mais algumas equipas sendo de destacar os 3 grandes nacionais, Porto, Sporting e Benfica que se fazem acompanhar dos seus respectivos estádios recriados com grande qualidade. Apenas a Premier League não se encontra completamente licensiada, apenas Tottenham e Newcastle, e infelizmente ainda não é este ano que temos a nossa Superliga em PES, mas quem sabe para o ano isso mude.

Os menus de escolha de equipa, equipamento e de gestão da equipa mantém o aspecto familiar já conhecido pelos fãs, poucas mudanças neste aspecto e ainda bem, pois estão como sempre estiveram, fáceis e intuitivos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Pro Evolution Soccer 2008

PS3, Xbox 360, PS2, Nintendo Wii, PSP, PC, Nintendo DS

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários