Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os Sims 3 Ambições

Uma profissão de sonho.

Qual o sonho que perseguem toda a vossa vida? Querem ser bombeiros? Preferem ser um investigador privado? Ou um caçador de fantasmas ao bom estilo de Ghostbusters? Realmente, Os Sims 3 Ambições Profissionais é uma excelente adição à franquia, tornando-o mais completo e muito mais divertido.

A Electronic Arts acertou em cheio, esta expansão é das mais originais que já vi na série, conferindo-lhe uma maior interactividade nas relações profissionais, influenciando activamente a vida dos Sims. Posso até dizer que é inovador, cativa e chama o jogador, criando assim novos desafios, e sobretudo novas possibilidades.

Mas o que realmente temos de tão inovador? Temos a possibilidade de abraçar uma profissão e acompanhar o nosso Sim até ao seu local de trabalho, sendo este agora totalmente interactivo. Esqueçam o emprego anterior (eu já era um polícia de renome), as novas profissões estão num patamar muito superior. Tudo o que fazíamos anteriormente continua, sendo agora adicionada a já referida possibilidade de intervir directamente no desempenho do Sim na sua profissão. Esta era uma grande lacuna, pois as horas que ele anteriormente passava no emprego tornavam-se num desperdício e uma perda de tempo.

O meu Sim em acção, grande macho.

Temos seis carreiras profissionais ao nosso dispor, Médico, Bombeiro, Caçador de Fantasmas, Investigador Privado, Estilista e Arquitecto. Todas estas profissões abrem uma enormidade de possibilidades e desafios, pois cada uma possui as suas particularidades e exigências inerentes.

Independentemente da profissão escolhida, temos que cumprir com as nossas obrigações, para uma posterior subida na carreira. Existem tarefas diárias, se forem um bombeiro, têm que responder às emergências, apagar incêndios e lidar com situações de risco que afectam a comunidade. Mas se preferem uma carreira mais perigosa, em que o uso da massa cinzenta é superior, podem dedicar-se à investigação (Investigador Privado), onde a recolha de provas e interacção com a comunidade serão pontos-chave para resolver os Casos. Também, e como já acontecia anteriormente, muitos dos desafios atribuídos serão opcionalmente escolhidos por nós, havendo igualmente alguns que serão obrigatórios para determinar a subida de patamar profissional.

Criar laços com os camaradas de profissão.

O dia-a-dia do nosso Sim é agora bem mais interessante, não passamos o tempo inteiro com as lides da casa, é tudo bem mais proveitoso e atraente. No caso da carreira de Bombeiro, podemos interagir com praticante tudo o que se encontra no local de trabalho. Fazemos exercício físico, convivemos com os colegas em áreas de lazer e até efectuar a manutenção das viaturas. Gostaria de referir a interessante possibilidade de tatuar o corpo do nosso sim, para tal basta ir até ao salão de beleza, onde podemos alterar o nosso aspecto visual.

Numa observação global, é evidente que estamos perante algo que pode ser um ponto de partida para uma nova linha a seguir para a franquia. Há uma sensação de que a liberdade é o caminho a seguir, não ficando o jogador limitado e fechado num mundo onde as tarefas mais básicas são a razão da existência virtual do Sim. Outro ponto a favor, e que se torna fundamental, é o facto das nossas acções terem um efeito real na comunidade. O Arquitecto vai alterar a estética da cidade através do seu trabalho, sendo um excelente exemplo da nossa influência no mundo vivo de Os Sims 3.

Olha mãe, sou um caçador de fantasmas.

É claro que nem tudo é bom, como por exemplo o Sim deslocar-se a casa para ir à casa de banho mesmo estando no local de trabalho onde poderia efectuar essa necessidade mais rapidamente, incompreensível. Também continua a não haver muito tempo para efectuar as tarefas diárias, o tempo voa, e quando damos por nós é hora de dormir. Exige-se uma maior velocidade de deslocação do Sim, uma superior celeridade da execução de tarefas. Esta expansão vem ainda agravar esse problema, já que a interacção com o meio é ainda maior. Criar laços de amizade, interagir com o que nos rodeia, e conjugar tudo isso com as novas profissões, é uma tarefa complicada para o jogador.

Mas não posso fugir ao óbvio. Esta Ambições Profissionais são deliciosas e muito acima do que poderíamos esperar de uma expansão. Com esta simples adição, ficamos com um jogo revitalizado, onde nos esperam muitas horas de diversão.

8 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

The Sims 3

iOS, PS3, Xbox 360, Nintendo Wii, PC, Nintendo 3DS, Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários