Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

O que esperar em Abril

Novos títulos e a chegada da DSi.

Depois de um início de ano verdadeiramente arrasador, três meses intensos recheados de grandes lançamentos incluindo alguns dos mais aguardados jogos desta geração, chegamos ao mês de Abril que mesmo trazendo boas e grandes experiências, não consegue deixar de esconder o abrandamento de uma indústria que estava a marchar a um ritmo de tal forma frenético que quase arriscava tornar-se insustentável. Seja qual for o género de eleição, as ofertas foram mais do que muitas e as experiências propostas uma verdadeira tormenta para os que se viram confrontados com escolhas.

Durante este mês de Abril vamos ter boas experiências enquadradas em diversos géneros e para várias plataformas mas o destaque vai sem dúvida para o lançamento da nova Nintendo DSi. A mais recente actualização à portátil Nintendo vai agora chegar à Europa e não significa apenas novos e mais jogos, significa toda uma panóplia de potencialidades proporcionadas pelas suas inovadoras características. Continuando a seguir em frente no caminho a que se propôs, a Nintendo não se faz rogada em querer desenvolver novas formas e experiências para surpreender os jogadores.

Cerca de 2,6mm mais fina que a DS Lite, a DSi faz-se valer de duas câmaras digitais de 0,3 megapíxeis e dois ecrãs maiores que beneficiam de iluminação melhorada. Outras melhorias estéticas foram aplicadas para manter a consolas simples, bonita e ainda mais funcional. No entanto a nova consola perdeu a retro-compatibilidade com os jogos do Gameboy Advance pois a entrada para cartões da referida consola foi removido, o que também invalida o uso do periférico usado nos jogos Guitar Hero e a bateria tem menor duração. Medidas que a Nintendo assegura ter tomado em prol de uma maior facilidade de transporte.

A DSi também ganhou uma entrada para cartões SD que nos permite guardar imagens, jogos e músicas, em formato AAC Audio. Graças às novas câmaras podemos tirar fotos para depois manipular e alterar a nosso belo prazer, uma ferramenta que vai-se tornar bastante interessante ao ser aplicada em jogos. Precisamente uma das maiores novidades exclusivas na versão DSi, o acesso à loja DSi na qual podemos descarregar jogos desenvolvidos especialmente para este serviço.

Simples, bonita e funcional......a nova DSi.

Quando a consola e o respectivo serviço se estrearem, já amanhã, aqui na Europa, os compradores vão poder comprar cinco novos títulos, lançados em exclusivo neste serviço. Juntamente com o navegador da internet que vai ser disponível gratuitamente, vamos ter WarioWare: Snapped! Que é ao bom estilo da série um conjunto de mini-jogos criados para tirarem proveito das capacidades únicas da DSi, mais especificamente das suas câmaras. Aqui os jogadores podem tirar fotos a si mesmos e recorrendo aos sensores das câmaras devem completar os mini-jogos. Uma vez terminados, podem ver a prestação e as figuras que fizeram. Juntamente com Snaped! vamos ter Paper Plane, um jogo no qual temos que guiar um avião de papel por labirintos, Pyoro, um jogo no qual temos que controlar um pássaro e apanhar a fruta que cai, Art Style: AQUITE, mini-jogo no qual temos que chegar ao fundo do oceano com um mergulhador e ainda Art Style: CODE no qual usamos a DS como se fosse um livro e onde temos que reordenar números que surgem no ecrã.

Os preços variam entre os 2, 5 ou 8 euros para estes jogos iniciais e a Nintendo já prometeu que vai actualizar a loja da DSi todas as semanas.

Nesse mesmo dia chega às lojas na Europa Disgaea: Hour of Darkness, a primeira incursão desta série na portátil Nintendo. Nesta versão actualizada do clássico original lançado na Playstation 2 temos várias novidades como a possibilidade de trocar galhardetes e itens com outros jogadores, novas possibilidades de personalização e ainda uma nova história dedicada a Etna que procurar ser a mais bela rainha do submundo.

Continuando ainda com a portátil Nintendo, se estão já mais do que preparados para correr para a loja e comprar a vossa, ou se já tem uma, talvez já estejam de olhos em Rhythm Heaven. O jogo que fez as delícias dos jornalistas presentes na apresentação de Satoru Iwata na Games Developers Conference deste ano, é aprovado pela Beyonce e caso não consigam esperar pelo mês de Maio, podem importar a versão Americana que é lançada a 5 de Abril. Neste jogo de ritmo, o nome não deixa enganar, temos que usar o stylus da consola para acompanhar a música de fundo e promete ser tão simples quanto divertido.