Numblast

Explosões de números.

Versão testada: PlayStation 3

Os jogos arcade estão cada vez mais em voga graças ao surgimento das lojas online nas consolas de nova geração, permitindo aos produtores venderem os seus títulos a preços baixos, sendo este o principal chamariz para um produto que tem como objectivo principal preencher espaços mortos, quando o jogador não está a completar nenhuma obra de grande orçamento.

Numblast, produzido pela Japan Studio, é mais um título de puzzles, mas que conta com uma história de fundo. Choco, juntamente com Sempai, pertencem à Cross Academy onde estudam os poderes dos cubos Numblast. Movido pelo sonho de voar, Choco faz uma combinação de cubos que provoca uma explosão, transformando o colega num macaco. O objectivo, como seria de esperar, é trazer Sempai de volta à forma humana.

1

Para obter melhores pontuações é necessário fazer várias combos.

Devemos dizer que estávamos à espera deste ser um título acessível, e por isso partimos de imediato para o jogo em si, o que revelou ser um erro. O tutorial presente é essencial para perceber todos os truques de Numblast. No entanto, uma coisa é a explicação que nos dão, outra é aplicar os conhecimentos transmitidos, isto porque o jogo, mesmo num modo fácil, é bastante exigente, situação esta que pode afastar alguns jogadores.

A jogabilidade, no entanto, é bastante simples, sendo apenas necessário utilizar os botões “x” e “círculo”, de modo a girar quatro cubos para a esquerda ou direita, respectivamente. Se estiverem alinhados quatro cubos com o mesmo número, irá ocorrer uma explosão, que nos dá vários pontos. É ainda possível realizar várias combos, interligando vários cubos. Se forem rápidos o suficiente, é possível explodir todos os Numblast presentes no ecrã de uma vez só.

Ao todo existem três modos de jogo. O interminável (o nome já fala por si), contra-relógio, onde é necessário realizar o maior número de explosões de cubos num determinado espaço de tempo, e ainda o puzzle, onde temos de explodir todos os cubos presentes no ecrã com apenas algumas rotações.

É ainda possível enviar as nossas pontuações nos mais diversos modos para os servidores do jogo e, desta forma, consultar a nossa posição no ranking mundial. No entanto, encontra-se ausente um modo de combate online, o que acaba por afectar a longevidade do jogo.

2

O nível acaba quando todos os quadrados ficarem negros.

Uma das grandes falhas de Numblast reside na componente sonora, existindo pouca diversidade de faixas musicais e até mesmo de falas de personagens, que são pouco variadas (com algumas piadas forçadas pelo meio) o que ao fim de algum tempo pode tornar-se irritante.

Numblast é um título exigente que não vai receber de braços abertos os jogadores. Para ser aproveitado é necessário desperdiçar várias horas para aprender todos os truques, mas será que, no meio de tantos outros jogos de qualidade dentro deste género, valerá a pena? Nós achamos que não.

5 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação Numblast Tiago Lopes Explosões de números. 2009-05-31T15:10:00+01:00 5 10

Comentários (3)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!