Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Numblast

Explosões de números.

Os jogos arcade estão cada vez mais em voga graças ao surgimento das lojas online nas consolas de nova geração, permitindo aos produtores venderem os seus títulos a preços baixos, sendo este o principal chamariz para um produto que tem como objectivo principal preencher espaços mortos, quando o jogador não está a completar nenhuma obra de grande orçamento.

Numblast, produzido pela Japan Studio, é mais um título de puzzles, mas que conta com uma história de fundo. Choco, juntamente com Sempai, pertencem à Cross Academy onde estudam os poderes dos cubos Numblast. Movido pelo sonho de voar, Choco faz uma combinação de cubos que provoca uma explosão, transformando o colega num macaco. O objectivo, como seria de esperar, é trazer Sempai de volta à forma humana.

Para obter melhores pontuações é necessário fazer várias combos.

Devemos dizer que estávamos à espera deste ser um título acessível, e por isso partimos de imediato para o jogo em si, o que revelou ser um erro. O tutorial presente é essencial para perceber todos os truques de Numblast. No entanto, uma coisa é a explicação que nos dão, outra é aplicar os conhecimentos transmitidos, isto porque o jogo, mesmo num modo fácil, é bastante exigente, situação esta que pode afastar alguns jogadores.

A jogabilidade, no entanto, é bastante simples, sendo apenas necessário utilizar os botões “x” e “círculo”, de modo a girar quatro cubos para a esquerda ou direita, respectivamente. Se estiverem alinhados quatro cubos com o mesmo número, irá ocorrer uma explosão, que nos dá vários pontos. É ainda possível realizar várias combos, interligando vários cubos. Se forem rápidos o suficiente, é possível explodir todos os Numblast presentes no ecrã de uma vez só.

Ao todo existem três modos de jogo. O interminável (o nome já fala por si), contra-relógio, onde é necessário realizar o maior número de explosões de cubos num determinado espaço de tempo, e ainda o puzzle, onde temos de explodir todos os cubos presentes no ecrã com apenas algumas rotações.

É ainda possível enviar as nossas pontuações nos mais diversos modos para os servidores do jogo e, desta forma, consultar a nossa posição no ranking mundial. No entanto, encontra-se ausente um modo de combate online, o que acaba por afectar a longevidade do jogo.

O nível acaba quando todos os quadrados ficarem negros.

Uma das grandes falhas de Numblast reside na componente sonora, existindo pouca diversidade de faixas musicais e até mesmo de falas de personagens, que são pouco variadas (com algumas piadas forçadas pelo meio) o que ao fim de algum tempo pode tornar-se irritante.

Numblast é um título exigente que não vai receber de braços abertos os jogadores. Para ser aproveitado é necessário desperdiçar várias horas para aprender todos os truques, mas será que, no meio de tantos outros jogos de qualidade dentro deste género, valerá a pena? Nós achamos que não.

5 / 10

Read this next