Need for Speed: SHIFT - Análise
O melhor de dois mundos.
Versão testada: PlayStation 3
Need for Speed tem sido um camaleão na indústria dos videojogos. Quem conhece a série desde o seu início, sabe bem do que falo, pois é, provavelmente, o jogo que mais mudanças teve em toda a sua história. Para alguns isto talvez soe a estranho, pois estamos a falar de um jogo de carros, onde o objectivo principal é mesmo esse, conduzir carros. Mas, talvez, o sentimento de nostalgia tenha atingido, nos últimos anos, todos os seguidores de NFS, quando considerávamos a série como rainha do asfalto.
No fundo, considero NFS como um espelho da moda de cada época. A passagem pela série dos polícias e ladrões, a vinda para a moda dos tunnings e cenários livres de condução underground, bem como numa miscelânea de spin-offs, e tentativas frustradas de implementar um enredo em volta da série. Todas estas mutações colocaram a série sem um rumo fixo ou linear, mas sem por isso deixar de ter considerável sucesso comercial.
Este ano temos de novo uma mudança na série, onde até o subtítulo SHIFT parece fazer crer que tudo é diferente. Para minha surpresa, até é. Como referi na antevisão, jogar NFS sem sentir que é um NFS é algo de estranho e confuso. Provavelmente este será o ponto da discórdia, onde muitos poderão aplaudir esta mudança e outros simplesmente largar a série para sempre. Pessoalmente acho que este é o rumo certo, e pela primeira vez nestes últimos anos, acho que NFS acertou na fórmula.
SHIFT é um jogo mais duro, mais real, mais dinâmico e mais vistoso que todos os anteriores. Agora não existe nenhuma história que nos obrigue a efectuar determinada prova, ou cidade aberta onde iremos em busca de power-ups e afins. Em SHIFT tudo se resume à corrida em si, ao percurso e aos pilotos adversários, sendo tudo o resto adereços, nunca perdendo assim um pouco da sua identidade. Para esta nova versão, a EA entregou o jogo aos cuidados da Slightly Mad Studios, um recente estúdio formado por alguns dos criadores de GTR 2 e GT Legends. Tendo em mente os projectos anteriores, é perfeitamente compreensível e notório no jogo a mão de simuladores. É quase como pegar em GTR 2, misturar com Gran Turismo, e colocar uma pitada de NFS. Sim disse quase, pois NFS: SHIFT nunca chega a atingir a glória de todos eles nos elementos chave, mas mistura esses ingredientes como nenhum outro até agora.
Tenho 4 destes aqui na garagem. Coisa pouca.
Perante concorrência feroz, como Forza Motorsport 3, Gran Turismo 5, e sem esquecer GRiD, bem como o recente Colin McRae DiRT 2, SHIFT destaca-se por se manter fiel ao passado, no que toca ao tunning, à personalização dos carros, às pinturas e adereços, mas crescendo em simulação. Não querendo bater-se contra os já referidos, pode causar mossa, principalmente nos que pretendem algo a meio termo.
Falando mais precisamente no jogo em si, temos um jogo de corridas em pista, onde corremos um pouco por todo o mundo. Desde a fantástica pista de Spa Francorchamps
à citadina pista de Londres
. Existem circuitos para todos os gostos, aqueles que exigem maior concentração devido à sua velocidade e curvas extremamente rápidas, às pistas mais sinuosas, onde a perícia do piloto se nota na abordagem às curvas, principalmente se corrermos sem nenhuma ajuda e com mudanças manuais, onde a sensação de velocidade e força dos cavalos se faz sentir.
Talvez possas gostar...
-
The Last Of Us - Trailer Truck Ambush 112
-
Imagens fresquinhas de Halo 4 61
-
Rumor: Lista de veículos para GTA V revelada 34
-
Skullgirls - Análise 6
-
Vídeo: PS Vita recebe Smart AS 3
-
Naughty Dog até atualiza a arte de The Last of Us 11
-
The Last of Us sem modo cooperativo 32
-
Entrevista com produtor de Sorcery 5
-
Mario Party 9 e Nintendo 3DS continuam a liderar no Japão 42
-
Halo 4: Microsoft revela Edição Limitada 9
-
Diferenças do atual The Last of Us em imagens 18
-
Mirror's Edge 2 e Bad Company 3 em desenvolvimento? 19
-
Blizzard investiga Erro 3006 em Diablo 3 35
-
Sony regista Forsaken Souls The Game 7
-
Ellie de The Last of Us com ligeira plástica 20
Comentários (39) Latest comment 2 anos atrás
Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Isto era o que eu queria ouvir, ou ler =P
Agora não existe nenhuma história que nos obrigue a efectuar determinada prova, ou cidade aberta onde iremos em busca de
power-ups e afins.
E isto também lol
Bem eu gostei, e talvez compre, mas tenho outros em mente e só depois virá este.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Não gostei de NFS nenhum, exceptuando o Most Wanted que gostei imenso. Até a historiazeca meio kitsch é engraçada. Gostava de saber como compara. De qualquer forma acho que o NFS não tem personalidade, ora é uma coisa ora é outra coisa. Qualquer.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
pretendo compra-lo em breve
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
é sem dúvida o melhor need for speed destes últimos 3 ou 4 anos
já está na lista de compras obrigatórias para a ps3
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
1-Underground
2-Most wanted
3-SHIFT
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
On experienced difficulty, medium AI, with full damage on and stability off I managed the following:
Level 14 as a Precision driver
Completing all of tier 1
All the invitationals I was invited to
All of the first drift events in tier 2
Collected all but 2 stars in all those events
I only have 2 cars, a stage 2 Scirocco and a Stage 3 drift AE86
I have over $300000.
Highlights so far:
Best - My first invitational was driving a tuned Lotus Elise around the Nurburgring. It was one of the only fun races I had where the car controlled like a fast fun game and the sense of speed and control was exciting.
Worst - Bugatti Veyron race on the Nurburgring. A 200+mph wreckfest of catastrophically bad AI and obnoxiously overdone cockpit shake. The race was was so rough I spent more time blurred out black and white, completely airborne, or countersteering than I did actually trying to dodge the idiot AI.
The only thing worse than the Veyron nightmare race was everything about the drifting mode.
In a Lamborghini race I drove under the car.
In the Veyron race I "accidentally" jumped over another Veyron at the pflantzgarten jump.
At slow speeds all the cars feel soft, at high speeds they all feel stiff, in my experience that is the exact opposite of realistic feel.
My review so far:
The untuned physics sucks.
The tuned physics suck less.
The drifting sucks no matter what.
The AI sucks.
I expected better graphics.
Sound glitches.
Replay camera glitches.
Too easy to make money.
Slow menu loading.
Graphics pop-in.
This game is immersive all right, but it would be cheaper and more fun to just go flush your head in a toilet if you really want to be immersed.
It may have some redeeming value if I really try and flesh out the tuning, but the drifting sucks no matter what, and the AI is pretty terrible sometimes, so any fun to be had isn't really going to be worth too much more effort. I'll keep playing and tuning into Tier 2 to give it a fair shake, but i'm not impressed so far.
The only thing this game is simulating is a sloppy frustrating arcade racer.
4 out of 10"
Isto foi dito pelo user FEUERDOG, que é uma pessoa bastante conhecida no universo forza (fez calculadoras de suspensões, etc)
Tomem em consideração o que este user diz, porque se há coisas de que ele percebe é disto.
Anyway, pelo que tenho visto e lido (ainda não o joguei) este jogo está overrated... Mas mesmo muito overrated.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
tive a mesma experiência, mas é necessário unhas. Todas as ajudas desligadas, é totalmente brutal, um erro e estás na berma. Afinal estamos a falar do Bugatti Veyron, se acha que era só chegar ali papar a estrada e logo essa super rápida, estava redondamente enganado.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Acredito que o jogo seja realmente "dificíl" com todas as ajudas desligadas, mas o que ele quis dizer é que a dificuldade/desafio que se fazia sentir não era baseada num simulador, mas sim num modo arcade mais dificíl.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Mas também se aplica ao Veyron.
Seja qual for o carro, a inércia também se aplica a ele. Ainda para mais sendo um carro com quase 3 toneladas e que não tem assim tanta força descendente quanto isso no modo "normal". E acredita que o Veyron não é famoso pelas curvas apertadas que faz a alta velocidade.
Digam o que disserem, o Shift não é um simulador, nem sequer é um aspirante a simulador.
É só mais uma manobra de marketing.
Não digo que o jogo seja mau, mas não pode, simplesmente, ser o que não é.
Desde um Pagani a fazer um cotovelo em nurburgring a 130 por dentro a pisar o corrector e a sair "na boa" da curva a um M3 GT2 a fazer um hairpin por dentro em Spa a 170...
Sinceramente, a única sensação que se tem depois de ver isto é espetar a mão na cara.
No entanto ainda tenciono jogá-lo para depois ter uma opinião mais sólida sobre ele.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
...pois embora não seja melhor que os seus concorrentes em quase nada, é melhor por ser o único a criar uma harmonia entre um modo simulador e arcada.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Como o burnout tem a sua marca,alta velocidade e acidentes,ja agora lembravam se e faziam 1burnout deste genero,lol.
Para este género ja existe varios no mercado evao existir mais,agora neste momento nao existe nada do genero tipo hot pursuit,agora ta td pos simuladores,quase, é 1mistura. Mas atençao que nao tou a dizer que o jogo nao é bom,até devo gostar de joga lo,so estou a dizer que gostei mais do need for speed ate ao most wanted, e os underground tamb nao gostei :p
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
prefiro o Dirt2
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Cumps ;)
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Depois de jogar o demo o jogo deixa muito a desejar sobretudo a nível de jogabilidade nem é simulação nem á arcada é uma mistura das duas muito mal feita aliada a uma lista de veiculos muito pobre.
De salientar o nível de personalizações dos carros e os circuitos reais.
Pensava que este jogo ia dar para queimar tempo até o lançamento de GT5... mas é melhor pensar noutra opção.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar