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MX vs ATV Reflex

A sujidade compensa.

Penso que seja plausível afirmar, que se contam pelos dedos das mãos, os jogos de condução off-road com qualidade razoável nesta geração de consolas. Os jogos que vêm logo à cabeça são Motorstorm, Colin Mcrae: Dirt e Pure. Mesmo já existindo estas referências no género, a Rainbow Studios conseguiu surpreender e inovar em alguns aspectos, mas visto que este estúdio produz jogos deste tipo há vários anos, não é de estranhar que Reflex, a nova entrada na série MX vs ATV, consiga oferecer sensações únicas no que toca à condução off-road.

Como o próprio nome do jogo indica ,“Reflex”, os nossos reflexos vão ser postos à prova. Ora, este nome vêm do novo sistema que foi introduzido na jogabilidade. Se depois de uma aterragem, o piloto se encontrar em desequilibro, será indicado um dos botões direccionais (cima, baixo, esquerda ou direita) e terão de pressionar a direcção indicada num curto espaço de tempo para se manterem em cima da mota. Uma boa adição aos controlos do jogo.

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Vai um bocadinho de lama?.

Para um controlo melhor e mais preciso das motas, é necessário dar uso aos dois analógicos. Com o analógico esquerdo controlam a mota, e com o analógico direito controlam o piloto, mais propriamente a distribuição do seu peso. Esta nova função revela a sua utilidade nas curvas mais apertadas e na preparação para saltos de grande distância. Com um olhar mais atento, percebemos que é fácil aprender a jogar, mas o domínio por completo é mais difícil do que aparenta.

MX vs ATV Reflex foca-se mais nas motas, mas existem também outro tipo de veículos. Temos os Sport Trucks, UTVs e Sport Buggies, cada um destes tem conduções distintas e ligeiras vantagens em alguns terrenos, mas os UTVs parecem-me são inferiores a todas as classes de veículos no jogo, chegam a parecer mesmo “carrinhos de brincar”.

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O céu é o limite.

Depois de jogar algumas horas, repara-se que a jogabilidade apesar dos seus aspectos positivos, necessitava de uma “afinação”. Ás vezes, em certas secções de algumas pistas, os veículos tem um efeito exagerado no que toca à suspensão, saltando em demasia, principalmente as motas.

O design e o aspecto das pistas é muito bom, são bastantes divertidas de se percorrer, e apresentam bons detalhes. Algumas têm como cenário ambientes mais naturais, como desertos e montanhas e misturam elementos como água, neve e muita lama, tudo o que é necessário para se sentirem numa verdadeira corrida off-road.

Um dos pontos mais fortes de MX vs ATV Reflex é a deformação do terreno em tempo real. À medida que vamos percorrendo mais voltas em determinado circuito, vemos o terreno a ficar mais acidentado e com mais lombas. Estas pequenas alterações são susceptíveis no controlo dos veículos, e não apenas a nível visual, pormenor certamente valorizado pelos amantes do off-road, e que também acrescenta um certo realismo ao jogo.

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