Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

ModNation Racers

Acelerar, criar e partilhar!

Os jogos de corridas com veículos semelhantes a karts estiveram muito em voga há alguns anos atrás, onde Mario Kart 64 e Crash Team Racing eram reis e senhores. No entanto, a tendência mostra que este género de títulos arcade vai regressar em força. Depois de a Microsoft ter anunciado Joy Ride, chegou a vez de a Sony revelar ModNation Racers.

Segundo a produtora United Front Games, este é um título que segue a máxima de LittleBigPlanet, ou seja, jogar, criar e partilhar e, tal como a obra da Media Molecule, este promete ser um jogo que irá agradar a todo o tipo de jogadores, desde os mais pequenos aos mais graúdos, já que a jogabilidade simplificada faz com que até os jogadores menos experientes possam pegar num comando e divertir-se.

Lá vai bomba!

A nossa personagem, que nos acompanha em todas as corridas, é criada pelo próprio jogador. Esta parte de um modelo baseado nas figuras de colecção italianas Tokidoki, e além da cor do corpo, é possível optar pelo estilo de olhos, orelhas, implementar acessórios como pequenos chifres, óculos, cabelo e barba e, claro está, roupa, nos mais diversos estilos. Desta forma, é quase impossível não conseguirmos criar a nossa figura de sonho.

Os veículos também são completamente criados de raiz por nós, e se o nosso corredor não sentir uma ligação com o bólide poderá “rejeitar” o mesmo, fazendo algumas caretas. Também, é natural que um rapaz não goste de ter um carro às florezinhas cor-de-rosa! Tal como na personalização das personagens, aqui partimos de um modelo base e depois adicionamos as várias componentes que desejamos, de forma a dar mais estilo ao nosso carro.

Depois de pronto podemos saltar para o modo carreira, que vai ser composto por dezenas de corridas onde teremos de por à prova as nossas capacidades enquanto corredores, numa jogabilidade completamente arcade que consiste, na maioria de vezes, em fazer “drifts” nas curvas e “dar um cheirinho” no travão em certas alturas. Em adição, temos de estar atentos aos inimigos e ainda ao cenário, pois os perigos espreitam de todos os lados. Enquanto os oponentes nos podem tentar mandar para fora da pista com armas como mísseis, existem na pista vários obstáculos como pedras gigantes que podem esmagar o nosso veículo, certas zonas que abrandam a velocidade de quem lá passar e até mesmo ovelhas! No entanto, também será possível encontrar ajudas preciosas como armas e “boost” que podem fazer a diferença entre a vitória ou a derrota.

A física dos materiais promete ser um dos pontos positivos deste jogo, onde cada tipo de pavimento tem um comportamento completamente distinto. Numa ponte de madeira não vamos conseguir tirar maior partido do carro, com este a sofrer várias trepidações e a não andar tão rápido como se fosse no alcatrão. Colocados em locais estratégicos estes pisos podem-se revelar bastante úteis. Por exemplo, numa descida, uma estrada de calçada apresenta muito maior aderência do que uma de terra.

Graças ao Trackstudio podemos criar as nossas própria pistas.

Talvez a componente de ModNation Racers que mais se inspira em LittleBigPlanet é a criação de circuitos e a sua partilha. Graças ao Trackstudio, uma ferramenta de criação bastante simples, podemos desenhar a nossa própria pista e decorá-la ao nosso gosto. É possível controlar os acidentes geográficos do local, regular o clima, a altura do dia, adicionar objectos como casas e árvores, entre muitas outras coisas. Resumindo, será possível criar um mundo ao nosso gosto, mesmo que estes se resumam a um deserto escaldante, castelos assombrados, ou um circuito à beira-mar.

ModNation Racers ainda tem muitos meses de desenvolvimento, estando previsto ser lançado durante o próximo ano. No entanto, pelo que já foi mostrado, o título promete surpreender pela positiva com a sua jogabilidade divertida, personalização e partilha de conteúdos.

Read this next