Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Medidas anti-pirataria são uma perda de tempo

Produtor de World of Goo afirma que mais tarde ou mais cedo surgem cracks.

Ron Caramel, fundador da 2D Boy e criador de World of Goo, disse que utilizar um gestor de direitos digital (DRM) como forma de prevenir a pirataria é "uma perda de tempo".

Durante uma conversa na GDC onde participou o site Gamespot, Caramel disse que, "Não se preocupem com o DRM. Vão acabar por dar dinheiro ao fornecedor desse DRM. Tudo o que seja do interesse das pessoas acaba por ser crackado, e a versão crackada costuma oferecer uma melhor experiência ao utilizador do que a versão legítima porque não é necessário colocarem o aborrecido número de série."

O tópico sobre os gestores de direitos digitais tornou-se bastante polémico, com as editoras a sentirem que têm que fazer algo para prevenir a pirataria enquanto que outros queixam-se que o DRM pune os compradores legítimos com limites de instalações e activações online.

Caramel continua dizendo que, "Não vemos qual o interesse de ter DRM. Quem quiser um determinado jogo o mais certo é encontrá-lo em sites de BitTorrent. Vai acabar por ser crackado mesmo com o DRM, e estará disponível rapidamente."

Read this next