Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

High Velocity Bowling

High Velocity Bowling é provavelmente o mais recente jogo do género feito para qualquer plataforma e é quase como uma resposta ao Bowling do Wii Sports. Digamos que foi a melhor maneira de provar que o Sixaxis também é capaz de nos oferecer jogos originais atreves do sensor de movimentos que tão pouco utilizado tem sido.

Ao contrário da maior parte dos jogos de bowling que se resumem a carregar em cerca de 3 ou 4 teclas para fazer um strike ou no mínimo um lançamento quase perfeito, este jogo prime pela jogabilidade, como já disse é algo bem ao estilo do Wii Sports e digamos que até nem lhe fica nada atrás. Bastando assim pegar no comando de forma correcta e inclina-lo para o lado que desejamos lançar a bola, depois disso basta puxarmos o comando atrás e depois movimentá-lo para a frente com a força desejada. Imaginem que estão a jogar bowling, os movimentos são idênticos. Para além disso é ainda possível fazer efeitos com as bolas bastando pressionar o R2/L2 (dependendo do lado) com mais ou menos intensidade conforme o efeito que desejam e voi la, tão simples quanto isto.

Ao início começarão o jogo com apenas 2 personagens desbloqueadas mas bastará uma pequena viagem até ao Challenge mode para que possam desbloquear novas bolas, personagens e até mesmo novas roupas. Mas não pensem que desbloquear todos estes items são favas contadas pois o nível de dificuldade do jogo torna estas tarefas algo de muito desafiante. Por muito bem que joguemos o adversário nunca estará lá para apenas fazer efeito. Cada nível do Challenge mode é composto por 3 sub níveis, um deles dar-vos-á a possibilidade de concorrer contra uma nova personagem para que assim a possam desbloquear, o outro irá de certa forma ensinar-vos e lançar bolas pelo buraco da agulha, assim, terão que passar a bola por entre objectos e até mesmo cadeiras para conseguir derrubar todos os pino. Existe ainda uma sub nível composto por uma espécie de torneio com vários jogadores e irá permitir que desbloqueiem novas bolas. Ao todo podem contar com cerca de 8 personagens desbloqueáveis e muitas novas bolas, todas elas diferentes entre si para que o jogador utilize diferentes bolas nas diferentes situações.

Podem ser feitas partidas de bowling entre até 4 jogadores na mesma consola, mas infelizmente não existe modo online para desafiar os amigos. Ainda assim o Challenge mode conseguirá entreter por várias horas e com os LeaderBoards poderão tentar sempre bater os Records dos outros jogadores.

Apesar do grafismo não se tornar muito importante neste jogo, pode-se dizer que está até muito bom, todo o jogo é feito com um estilo muito característico de Cartoon. As personagens são diferentes entre si representando os vários tipos de jogadores que costumam haver neste desporto, todas elas têm um número limitado de animações diferentes que embora engraças se tornam repetitivas ao fim de algum tempo. Os cenários de jogo são também eles muito bem feitos. São detalhados, bem enfeitados e todos eles com um diferente “toque” que os torna originais.

Podemos dizer que a banda sonora deste jogo é simplesmente a melhor banda sonora de sempre vista num jogo da Playstation 3, simplesmente porque podemos escolher as músicas que temos guardadas no disco Rígido da consola para ouvir durante o jogo. E não, não é nada de complicado, não é necessário escolher a lista de músicas que queremos ouvir ou descarregar as músicas para o jogo, é a coisa mais próxima do “XMB in Game” que já vimos, basta carregar em qualquer altura no botão select e escolher a música, tal como se estivéssemos numa página do browser. A partir daí irão tocando todas as músicas da PlayList pela ordem que as têm guardadas, bastante pressionar R1 para saltar uma música a frente e o mais incrível é que nem nos Loadings a música pára. Como já disse as personagens são bastante engraçadas e também têm alguns diálogos embora sejam um pouco repetitivos. Os sons que nos rodeiam estão igualmente bem feitos, o típico barulho da bola a bater nos pinos e a vivacidade de um salão de bowling.

Muita gente pensa que este é um jogo que não vale a pena pois o Home já vem com o Bowling incluído, mas longe disso, este jogo torna-se atractivo e intuitivo enquanto que a mecânica do Bowling do Home é simples e incompleta. Tomara a todos os jogadores que a sony implementasse um Bowling deste género no Home.

High Velocity Bowling é um jogo original, engraçado e intuitivo, com uma mecânica de controlos muito bem trabalhada e espera-se que esteja disponível na Playstation Store já este mês por um preço de aproximadamente 7.99¤. Um jogo recomendado, excelente para jogar em festas e com os amigos.

9 / 10

Read this next