"Hardcore gamers errados nos últimos dez anos"

Comenta Stephen Toulouse da Microsoft.

No último podcast de Major Nelson, Stephen Toulouse, director do Policy and Enforcement for Xbox LIVE, tece alguns comentários contra os hardcore gamers, dizendo que estiveram errados durante 10 anos.

A conversa girou à volta do Kinect, e como os chamados hardcore gamers olham para o novo hardware.

Toulouse comenta, "Tenho uma coisa a dizer aos hardcore gamers, que dizem que o Kinect não é para eles. Esses jogos têm achievements, por isso não me digam que não irão jogar pelo menos alguns deles. Eu sei que vão".

Toulouse também acha que os hardcore gamers têm errado muito nos últimos dez anos, e até dá exemplos, "Lançar uma consola com uma porta Ethernet? Nunca terá sucesso. Pagar por multijogador? Não, isso não é bom. Não gosto de avatares; não irei comprar nada para o meu avatar. A Wii... Quero dizer, sem ofensa para os hardcore gamers, mas vocês têm estado um pouco errados nos últimos dez anos."

Mas Toulouse também se coloca do lado dos hardcore, dizendo que também o é e que estava enganado. Dando o exemplo da DS, e que acreditava que não iria vender. Claro que estava enganado.

Por último Toulouse pede que os hardcore dêem uma oportunidade ao Kinect.

E vocês hardcore gamers deste país, também erraram muito?

Comentários (58) Latest comment 2 anos atrás

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

  • _djs_ #1 2 anos atrás

    Pois mas sem eles vocês não eram nada!
  • Tachiki #2 2 anos atrás

    Quando saiu a primeira Xbox é que o termo "hardcore" andou a passar de boca em boca mais frequentemente . Quem nos enganou ? :D
  • bilas #3 2 anos atrás

    LOLOL deus queira que este não 'rasteje' para os hardcore gamers, se o Kinect for um bruto flop.
  • Skinnyman #4 2 anos atrás

    Gralha "por alguns" e não "pelo alguns". Não sei se já a apontaram aqui, é que só consigo ver o comentário do djs e do bilas.
  • kratospt #5 2 anos atrás

    este gajo tem de me dizer o que fuma...é que parece dar grandes mocas!!!
  • diefor Verificado Director, Eurogamer Portugal #6 2 anos atrás

    Skinnyman, nem um nem outro.

    heheh

    Era, pelo menos alguns deles.
  • ICETuga #7 2 anos atrás

    Mocas? Ainda hoje os Hardcore não acreditam no sucesso da Wii e é o que se vê. Isso sim é que é estar com Moca já há 5 anos.

    A mim enganou-me e não me enganou. Enganou-me porque esperava mais, não me enganou porque desde que a apresentaram na primeira E3 da Wii que esperei sucesso, mas não tão estrondoso.
  • Skinnyman #8 2 anos atrás

    diefor tá fixe, pelo que li foi o que percebi xD mas pronto, pelo menos ajudei :P
  • MarcoRosas #9 2 anos atrás

    o q é um hardcore gamer para a ms? um parolo q joga Halo?
  • kaos_pt #10 2 anos atrás

    o senhor deve pensar que os hardcore gamers são todos loucos por achievements, para mais desses jogos...ser hardcore é muito diferente...
    só se ele estiver a falar dos trophie whores :p
    Editado por kaos_pt às 05/07/10 @ 13:18
  • kratospt #11 2 anos atrás

    eu acreditei no sucesso da wii, nos casual games....jogos como COD, ou BBC nunca lá terão sucesso...

    Jogos como buzz e afins é que terão sempre sucesso independentemente da plataforma

    agora usar o kinetic para jogar COD? lol
    Editado por kratospt às 05/07/10 @ 12:32
  • ICETuga #12 2 anos atrás

  • Ashaad #13 2 anos atrás

    Eu não tenho xbox, mas tenho ps3 e não irei tocar em comandos semelhantes seja move ou kinect.
    Se esses comandos realmente me interessassem também não os compraria porque o dinheiro que ia dar por eles comprava uma wii.
  • EnGhedi #14 2 anos atrás

    Acho que este senhor confunde Harcore Gamer com Nerds... há aí uma diferença clara...
  • F4byo #15 2 anos atrás

    Err .. nunca achei que meterem uma porta ethernet numa consola nunca iria ter sucesso, pelo o contrário lol . De resto, paguei algumas vezes o xbox live para jogar um pouco online, mas como tenho um computador que ainda dá para fazer o mesmo sem pagar, ate daqui a 2 ou 3 anos não me vao ver a gastar mais um centimo no serviço, a não ser que implementem mais coisas para um portugues fazer na sua consola com o uso do xbox live ..
    Nunca irei comprar nada para o meu avatar, isso é verdade, que estupidez, e quem gasta é idiota.
    A Wii, nunca esperei ter TANTO sucesso, mas como nunca experimentei, não posso falar, mas visto que as crianças andam a meter brinquedos de lado aos 5 anos para jogar Wii até se percebe.
  • lopes16 #16 2 anos atrás

    MS a cuspir no prato onde comeu, continuem assim...
  • Philips_pT #17 2 anos atrás

    ahaah este gajo é um otário do crlh fds ...
  • SoapMactavish94 #18 2 anos atrás

    Ser Hardcore gamer não é so achivements se pensam que é isso então n sabem mesmo o que é Hardcore Gamers

    P.S o que é ke este gajo anda a fumar tmb kero :D
    Editado por SoapMactavish94 às 05/07/10 @ 13:10
  • Blackality #19 2 anos atrás

    Continuo a minha pergunta: O que é um hardcore gamer?
    É (como já disseram) alguém que só joga Halos, CoDs e afins? Não acredito nisso. Quem esteve errado nos últimos dez anos são os putos que não têm a noção de que esta indústria é feita de mudança. Hell, o próprio gamepad que tanto adoramos e não trocamos por nada já sofreu muita mudança: rumblepack, analógicos,... Não querendo dar em fanboy estas inovações que hoje apreciamos tanto foram criadas pela Nintendo (sim,eu sei, a Platstation também foi um passo muito importante e também calou alguns Sony-cépticos/nintendo nerds)a empresa que criticam por introduzir os motion controllers no mercado alegando que foi feito para as mães e as avós, daí eu dizer que alguns destes críticos são putos, pois se soubessem a história desta indústria saberiam também que é destas revoluções que os videojogos vivem, também de fracassos, mas esses são também importantes.
  • Pinto555 #20 2 anos atrás

    Este gajo é um otário...
  • Devil_Kratos #21 2 anos atrás

    Mas que grande desculpa para atrair aqueles que se auto intitulam de hardcore gamers aderirem ao Kinect (só porque tem achievements?) xD

    Seja como for, o que define um jogador hardcore não é o título do jogo, mas sim o quanto o jogador se dedica ao dito jogo... seja o tetris ou o Halo.



  • cvigti #22 2 anos atrás

    Epá, existem várias definições para hardcore gamers...embora na minha perspectiva, e onde me insiro, é que um hardcore gamer é um gajo que tem um longo historial de jogos (eu comocei no spectrum, amiga, etc back in the day...) e que "gosta" realmente de jogar um jogo e sabe apreciá-lo, não apenas para dizer que o "acabou" ou para lhe espremer os achievements...Eu distingo, por exemplo, muito facilmente os hardcore gamers qd falo com alguém e esse alguém "sabe" o que é jogar fallout 3 ou FF ou outro qualquer RPG e sabe apreciá-lo, pois para muitos "gamers" nem lhes passa pela cabeça perder horas a "falar" com personagens, procurar determinado item para conseguir fazer determinada coisa etc etc...há muito pessoal q se auto-intitula hardcore gamer no entanto apenas jogam COD, CS, Halo online, etc etc...isso para mim, na minha óptica, n é um hardcore gamer. Agora quem joga God of War, Fable, jogos do género (sem q seja só para lhes retirar os achievements/trophies) isso sim para mim são hardcore gamers. Casual gamers para mim é o que mais existe por aí...pessoal que joga o mesmo jogo milhentas vezes online (sem história absolutamente nenhuma, apenas para subir nos rankings ou ganhar troféus) e aqueles jogos tipo GH, Buzz, Singstar, etc...eu tb jogo alguns desses jogos, mas sempre em companhia desses mesmos casual gamers e só para "parties" lá em casa...
    Uma coisa sou contra a filosofia desse tipo da MS, não é por isto ou aquilo vender mais que é o "correcto" ou o "caminho certo" para a indústria. Pode sê-lo em termos monetários, mas n venha dizer que os que jogam jogos com mais "consistência" andam errados este tempo todo só porque estão em minoria...:P
  • SoapMactavish94 #23 2 anos atrás

    Casual Gamers também são aqueles que jogam pouco... e depois matam um e pensam que são grandes Leets...enfim os "Noobs"
  • Fanboy_killer #24 2 anos atrás

    Que argumentos tão sem sentido... eu até tinha este tipo em boa conta até agora. Estou mesmo a ver os hardcore gamers a comprar o Kinectimals para fazer os achievements... que mentalidade tão triste.
  • feitio #25 2 anos atrás

    Mas este gajo está a falar de quem, afinal?
  • Blacksoul #26 2 anos atrás

  • Devil_Kratos #27 2 anos atrás

    cvgti percebo o que dizes e concordo em parte.

    Mas entras em contradição quando "desvalorizas" os achievements, e referes depois "pois para muitos "gamers" nem lhes passa pela cabeça perder horas a "falar" com personagens, procurar determinado item para conseguir fazer determinada coisa etc etc..".

    Eu não ligo puto aos troféus, nem me passa pela cabeça passar o mesmo jogo 3 vezes na dificuldade super hyper máxima para ganhar uma platina e perder os nervos.. isso não me dá pica nenhuma, por muito que goste de um jogo, não tenho prazer ao joga-lo 2a ou 3a vez só porque sim, por isso aprecio apenas bastante o 1º gameplay.

    Já a referência do Fallout ou FF são jogos que faço tb questão de explorar ao máximo cada canto e recanto, item, arma, diálogo, etc...

    Por isso acho que podem os 2 ser considerados hardcore, pois haverá quem tb não tenha a tal paciência para o RPG, mas tenha para os troféus :P

    E sim, tb não considero hardcore aqueles jogadores que apenas se dedicam aos FPS online e fazem disso a sua vida, esses normalmente são apreciadores apenas de tiros e competição online, não sabem regra geral apreciar mais nenhum género de jogo.

    Tenho no meu clã um bom exemplo disso, gajos que só jogam COD, compraram o Fallout "ah é muita treta, muito parado, muita conversa" dizem eles.. e só querem é espalhar balas. lol
    Editado por Devil_Kratos às 05/07/10 @ 13:52
  • miufs #28 2 anos atrás

    Hardcore gamer: aquele que aprecia jogos, independentemente da plataforma, e está receptivo a novos conceitos desde que daí advenham jogos ainda melhores. Aprecia os jogos como forma de arte e envolve-se emocionalmente com os mesmos. Em suma, um gamer no verdadeiro sentido da palavra.

    Um hardcore gamer digno do nome NUNCA, e repito NUNCA, poderá ser obcecado com troféus/achievements porque isso é coisa de criançada, numa de "a minha é maior que a tua!". Quem compra jogos apenas para desbloquear troféus, simplesmente não é um gamer.
  • KratosGod #29 2 anos atrás

    aprendam a verdadeira dfinição de HardCoreGamer:
    HardCoreGamer é um jogador que não joga criancisses tipo super mario, kirbis, pinatas, natais, que não possue consolas causuais tipo ds e wii. E que adora jogar online onde pode competir com os maiores jogadores harcore do mundo!!
  • miufs #30 2 anos atrás

    ^^^

    EPIC FAIL!

    As palavras "não jogo" não faz parte do vocabulário de um Hardcore Gamer.
  • lazarusxoa #31 2 anos atrás

    obrigado por considerar os meus gostos e opiniões errados, não é por uma coisa ter sucesso ou não que nós temos que concordar com ela, podem vender milhões do joguinho mais parolo sem nós acharmos que é uma boa opção para o nosso entretenimento, ou agora porque o wii fit passou semanas no top sou obrigado a joga-lo? não confundam o que é bom para os bolsos da industria com o que é bom para o entretenimento de certas pessoas
    e um jogador hardcore não obriga que seja um achievement whore
  • Batracaco #32 2 anos atrás

    @KratosGod

    Isso é mais um pensamento dum teen que outra coisa... O que tem a consola a ver com a definição em causa? Alguém que jogue Super Mario todos os dias não é hardcore porquê? Porque não tem online ou pertence a uma consola "casual"? Se jogasse COD 3x por semana já era "hardcore"... Enfim...

  • Danielsff #33 2 anos atrás

    Grande idiota! Sem nós vocês não são ninguém!
  • muse14 #34 2 anos atrás

    pelo titulo parece que o homem esta a a ofender todos os jogadores ou assim...xD
  • Sekuiya #35 2 anos atrás

    Complete Epic Fail KratosGod. XD

    Eu diria que um Hardcore Gamer é aquele que agarra num jogo, joga-o, aprecia-o, dedica-se a este e diverte-se no processo.
    Eu diria que a grande diferença entre casual gamer e hardcore gamer é mesmo a dedicação dada por cada um a um jogo. A maior parte dos casual gamers simplesmente jogam jogos por jogar, porque não têm outra coisa para fazer, os hardcore gamers jogam os jogos pela diversão que este proporcionam, e caso gostem sentem-se no dever de explorar e jogar esse jogo até ao fim.

    Eu acho que deveria existir outra categoria no meio onde pessoas como o KratosGod poderiam ser inseridas, do tipo, "wannabe hardcore gamer", ou seja, aqueles pessoas que pensam que ser hardcore é só jogar jogos PG-16+ e tudo o resto é para casual gamers. Eu cá diria que até miudos que jogam Pokémon afincadamente podem ser considerados hardcore gamers.
  • Darkslb #36 2 anos atrás

    LOL, agora só porque um jogo tem Achievments, é hardcore?
    Alguém andou a fumar erva demais.
  • feitio #37 2 anos atrás

  • DIFUNTO666 #38 2 anos atrás

    Sou um hardcore versátil jogo de tudo um pouco mas SEMPRE tento bater os maiores scores ou fazer todos achievements/troféis tento até fazer high score em keystone kapers hauhuhauhauhau adoro aquele jogo! joguei muito na minha infância!
  • RhapsodyRules #39 2 anos atrás

    "Eu diria que um Hardcore Gamer é aquele que agarra num jogo, joga-o, aprecia-o, dedica-se a este e diverte-se no processo. "

    +1
  • bilas #40 2 anos atrás

    LOL este kratosgod é tão imbecil. acho piada é que ele diz isto tudo mas depois nunca mais comenta a noticia em questão.
  • nunometal #41 2 anos atrás

    eu achei o que ele disse mais que ridiculo, para mim, eu nem sei se sou hardcore gamer, e nao é por um jogo ter trophies que passa a ser um jogo de hardcore gamers, o shrek tem trophies -.- e etc, outra coisa, aquilo que ele ta a dizer dos hardcore gamers estarem enganados ahahhaha isso é que achei ridiculo porque se os harcore gamers fazem uma coisa é porque isso é que é ser o dito cujo, talves o termo tenha mudado durante dez anos
  • miufs #42 2 anos atrás

    Eu levo com 3 negativos nem sei porquê. Cada vez menos dá vontade de comentar aqui... =|
  • KratosGod #43 2 anos atrás

    "As palavras "não jogo" não faz parte do vocabulário de um Hardcore Gamer. "

    Entao tem que jogar tudo o que meche? LOOOL

    OLHA PARA MIM BUE HARDCORE A JOGAR RAVE PARTY NO COTONETE.... huahauahua
  • RhapsodyRules #44 2 anos atrás

    "acham que o kirby por exemplo foi feito para o publico hardcore? foi feito para pais jogarem com os filhos de 5 6 anos .abram a pestana . "

    Ia responder mas... pqp, filhos de 56 a jogarem Kirby com os seus pais.

  • SoapMactavish94 #45 2 anos atrás

    Eu jogo Kirby sozinho :P
  • eutiagopato #46 2 anos atrás

  • Sekuiya #47 2 anos atrás

    "OLHA PARA MIM BUE HARDCORE A JOGAR RAVE PARTY NO COTONETE.... huahauahua"
    Antes de mais, não conheço o jogo, mas digo, e porque não?

    Há gamers hardcore de todo o género, desde aqueles que jogam Tetris e Pacman até jogos como DDR.
    Se o jogo for competitivo há sempre a possibilidade de se tornar hardcore. Digo mais, até jogos como Wii Fit podem ser jogados por gamers hardcore. Tem mini-jogos que desafiam a capacidade fisica do jogados por isso porque não?

    Sim, muitos desdes jogos foram desenvolvidos com um público casual em mente, mas se o jogo tiver algum objectivo competitivo e uma pessoa joga-lo e souber jogá-lo bem quem são vocês para dizer que aquela pessoa é um jogador casual. Simplesmente é hardcore num género em que vocês são casuais!

    PS: Adoro jogar Kirby e quem faz comentários desses nunca deve ter passado um Kirby.
  • Batracaco #48 2 anos atrás

    Se a estupidez matasse já não precisava de andar a ignorar utilizadores... É um martírio ler determinados comentários...
  • tiggy1kb #49 2 anos atrás

    conheço muitos meninos que não tem um longo historial de videojogos, jogam sobretudo jogos para casuais, e jogam bem melhor cod online que muitos que tão aqui a mandar bacoradas sobre a definição de um hardcore gamer... competição e vicio define o gamer... cod mw2 online 23 dias, zelda: twilight princess 60 horas. será que fico menos hardcore por jogar zelda. hardcore para mim é uma definição de viciado em jogos, não importa o que joga, como joga, o que interessa é jogar e querer jogar mais...
  • RhapsodyRules #50 2 anos atrás

    @ClassicGamingWizz

    O que é que preferias? Eu a dizer que Kirby é hardcore ou eu a fazer uma piada e não desenvolver mais? :p Estava só a brincar desta vez pá, eu percebi.

    E de parte concordo contigo. Kirby pode não apelar tanto ao público adulto, mas principalmente por uma razão (na minha opinião), os jogos são demasiado fáceis e isso torna-os algo aborrecidos.
  • Blackality #51 2 anos atrás

    Eu pessoalmente acho mais "hardcore" um jogo onde é preciso parar e pensar do que um onde é só fazer spray com uma metrelhadora para completar o jogo.
  • Lismo #52 2 anos atrás

    "Tenho uma coisa a dizer aos hardcore gamers, que dizem que o Kinect não é para eles. Esses jogos têm achievements, por isso não me digam que não irão jogar pelo menos alguns deles. Eu sei que vão"

    OMFG nem sei o que dizer!
  • lazarusxoa #53 2 anos atrás

    Para mim um jogador hardcore é um bom apreciador de bons jogos, é um pouco como a musica, todos ouvem, mas poucos ouvem o que é verdadeiramente bom e inovador, o melhor que anda por ai, e o sabem apreciar da melhor maneira. Por mais sério que achem que um wii sports ou um buzz ou um singstar ou um dance central seja, ele não têm algumas características elementares a torna-lo um jogo sério, uma boa historia, jogabilidade desafiante e que necessite de mais do que 30 segundos para desvendar, Mario, por exemplo na sua ultima encarnação em super mario galaxy 2 é um excelente exemplo de um excelente jogo. Bem resumindo para mim um hardcore gamer é um jogador que leva o seu entretenimento a serio e sabe escolher o que de melhor há por ai
  • venajko1 #54 2 anos atrás

    Hardcore é aquele k tem paixao pelo jogo,aprecia, ve arte nele e o vive,é mais selectivo e joga jogos que pede mais atençao(tempo). Eu ja fui harcore na minha adolescencia, agora tenho um pequeno Hardcore em mim e as vezes um casual(raramente).
    Este gajo Stephen deve pensar que o Kinect é para jogos mais a serio,um kinect serve pra supostamente aliviar o stress(casual) ou entao...ganha-lo derivado de jogos aborrecidos xD
  • venajko1 #55 2 anos atrás


    lazarusxoa...concordo ktg plenamente!entre muito pessoal que diz o mesmo...
  • adictgame #56 2 anos atrás

    vç estao totalmente errados,se quiserem ser uns hardcore como eu invistam no kinetic.Só qdo lhe pus as manapulas me senti um verdadeiro hardcore gamer
  • Snakevdf #57 2 anos atrás

    Mas quem é q paga a estes atrasados mentais para dizer "NADA"??
  • RockyMotion #58 2 anos atrás

    Na minha opinião um hardcore gamer é aquele que sabe apreciar um jogo pela sua excelência técnica e visual, pela sua jogabilidade fluida e bem estruturada, e pelo divertimento e adrenalina que dá (fanboys que não reconhecem os feitos de jogos de outras consolas estão de fora). Aquele que sabe reconhecer e jogar os excelentes clássicos e franquias de sempre, e apoia-as enquanto elas o apoiam a ele. Aquele que vê a diversão de competir com outros, que sabe reconhecer as suas derrotas e não exagera as suas vitórias. Aquele que investe o seu tempo na consola para se melhorar a si mesmo como jogador, e aceita um bom desafio.

    Casual gamer são aqueles que jogam ocasionalmente e apenas para passar o tempo ou porque não tem mais nada que fazer, sem necessariamente jogar para progredir no jogo: joga coisas como Singstar/Lips, Buzz, os futuros jogos do Kinect e a maioria dos do Move, Buzz, etc.