Jump to navigation

Tabela de conteúdos

Página Anterior 1 2 3 Próxima

Publicidade

Halo 3: ODST Análise

Xbox 360 Análise por Tiago Lopes

19 Setembro, 2009

Página 1 de 3. Página 2 ->

As origens de Halo 3: ODST não podiam ser mais interessantes. Há alguns anos atrás, os projectos Halo Chronicles, com a forte participação do cineasta Peter Jackson, assim como o filme sobre Halo estavam em cima da mesa, e tudo apontava para um desenvolvimento saudável dos mesmos. No entanto, devido a uma reestruturação, estes acabaram por ser cancelados, o que deixou estas duas equipas da Bungie paradas numa altura em que o desenvolvimento do jogo Halo: Reach já tinha começado. E porque é que tudo isto é tão importante para ODST? Resumidamente, porque a produtora viu nisto uma oportunidade para criar uma história paralela aos acontecimentos dos títulos anteriores, aproveitando para introduzir uma mecânica de jogo reinventada.

Uma das grandes diferenças de Halo 3: ODST em relação aos seus precedentes é que este jogo não relata os feitos de um só combatente, como aconteceu com Master Chief, dotado de grande rapidez de movimentos e com uma armadura provida de uma forte indestrutibilidade. “Rookie”, como é conhecida a nossa personagem principal, não consegue dar grandes saltos, correr rapidamente ou ainda resistir durante muito tempo aos tiros inimigos, e é por isso mesmo que este novo episódio é tão especial, já que desperta um vasto leque de sentimentos no jogador.

A história, como já era sabido, não é decorrente dos acontecimentos de Halo 3. ODST passa-se entre os dois jogos anteriores, mais propriamente no momento da largada dos combatentes para defrontarem a aliança Covenant. No entanto, devido a um acidente com a cápsula onde seguia o nosso combatente, este fica inconsciente e acaba por se desviar da rota prevista para a aterragem. Desta forma, o nosso objectivo primário é reunirmo-nos com a restante equipa.

'Halo 3: ODST' Screenshot 1

Com o visão VISR, os inimigos ficam contornados a vermelho.

A forma como o título começa pode ser um choque para alguns jogadores habituados às obras anteriores, havendo logo à partida um sentimento de desorientação dado pela cidade onde aterramos, varrida pela solidão nocturna. É nesta fase que nos são dadas algumas informações vitais para nos guiarmos por New Mombasa, como o mapa, passível de se assinalarem locais de interesse, e os pontos cardeais no topo do ecrã, que indicam a distância até ao objectivo actual do jogador. São ajudas fundamentais, até porque as ruas da baixa da cidade são bastante semelhantes, sendo, por isso, bastante fácil perdermo-nos. Em adição, o local para onde temos de nos dirigir pode ser reforçado por um sinal amarelo bastando carregar nos botões “cima” e “baixo” no D-Pad.

Outra das ferramentas essenciais é o modo de visão VISR, que desempenha um papel fundamental ao longo do jogo. Ao passarmos para este modo, bastando pressionar o botão “X”, todo o cenário passa a ter uma imagem mais clara, assim como contornos em todos os objectos. Uma das funcionalidades serve exactamente para ver com exactidão à noite, já que muitos dos locais que é necessário visitar têm falta de luminosidade, ou não estivéssemos nós a falar de um cenário de guerra.

No entanto, o VISR também é bastante útil para localizar inimigos, já que estes apresentam um brilho vermelho. Desta forma, sempre que entramos numa nova parte da cidade, podemos ver onde se encontram os adversários e planear uma estratégia para acabar com eles, até porque existe uma enorme diversidade de criaturas, e eliminar os divertidos Grunt Minor é completamente diferente de matar os colossais Mgalekgolo, já que para estes últimos é necessário muito mais armamento e destreza.

Publicidade

Estás entusiasmado com Halo 3: ODST na Xbox 360?
Vê os jogos mais aguardados pelos leitores da Eurogamer

Obrigado!

Queres comentar este artigo? Faz log in, ou regista-te!

Comentários: 1-50 de 134 próximos →

Utilizador
Comentário Comentários com baixa pontuação foram escondidos. Faz login para os veres!
RekoPoWa
19/09/09 @ 12:39
#1
+1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Ainda não li, mas um 9/10 parece ser algo de muito bom.
JoaoJMC
19/09/09 @ 12:48
#2
+2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
9/10; acho que devia ser 10/10... Depois de ler a review. A duração aumenta com a dificuldade em Lendário! E com os crânios activados.
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 13:50
COLX
19/09/09 @ 12:50
#3
+1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Já lançou?
EPIC 9/10
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 13:51
COLX
19/09/09 @ 12:54
#6
-1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Sonystas invejosos detect
me lembro que Halo 3 recebeu 10/10 de EG.NET
Halo=EPIC GAME
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 13:55
Hardgamer [staff]
19/09/09 @ 12:56
#7
+4
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Para quem ainda não deu uma olhadela pelo sistema de pontuação da Eurogamer, deixo aqui um excerto referente à nota dada ao jogo, 9:

" Nove serve muito bem

Um jogo que recebe um nove é uma compra essencial para os fãs do género, ou, pelo menos, algo que deve ser jogado. Quem procura pelos melhores jogos de um género não ficará muito mal servido com um nove; é, praticamente, uma compra sem risco. Mas é ainda uma nota que vem com algumas limitações.

Por exemplo, pode ser que apesar de ser um jogo sem falhas em muitos aspectos, se revela demasiado – ou de menos – derivativo, pode não representar um suficiente avanço no género. Talvez seja demasiado curto, talvez outros factores o estraguem - problemas nos controlos, as vozes dos personagens. Coisas que se podem aceitar, mas que retiram a sensação de “polimento”.

Apreciámos o jogo na sua totalidade. Talvez algumas secções nos tenham deixado de pé atrás, mas nada que não se aguentasse. Talvez tenha sido a familiaridade com o que o jogo nos oferece que o impediu de receber o ponto extra. Existe um certo sentimento de espanto dado por jogar algo que mereceu uma nota 10 de novo. Duas ou até mais vezes. Muitos estúdios e editoras estagnam, dentro de uma geração, e os jogos podem atingir um limite de ambição, talvez até dado pelo motor de jogo. Torna-se complicado dar mais que um nove, mesmo aos melhores jogos, se tudo o que recebemos foi uma versão melhorada de um jogo anterior. "
M4RV
19/09/09 @ 12:57
#8
-2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"Better than Killzone 2 then"...?!

EDIT:

um jogo para ser 10 em 10 tem de ter graficos de 10,som de 10,jogabilidade de 10,durabilidade de 10...e em graficos com esta engine nc sera de 10 o joao...;)

História: Zero, etc etc.
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 13:58
poroc300
19/09/09 @ 13:00
#9
-3
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"tao o R2 ainda foi mais epic???por essa ideia sim...;) "

A questão é que pela nota que foi dada, não merecia ter levado um 10 e nem sequer devia ter estado perto de um 10. Um 9 assentava-lhe que nem uma luva, pois apesar de ter tido muitas melhorias em relação ao primeiro, ainda continuou a falhar em alguns aspectos. E atenção, não estou a defender o Halo porque aliás nunca lhe toquei neste, nem no 3 por isso não posso opinar muito. Mas já agora aqui vai a minha análise ao Resistance 2:

Gráficos: 8 - Tem bons pormenores, as armas e os inimigos estão bastante bem detalhados, mas os cenários ficam um pouco abaixo.

Jogabilidade: 9

Som: 8

Longevidade: 10 - Apenas uma palavra: ONLINE

Cumprimentos
M4RV
19/09/09 @ 13:02
#10
+3
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Gráficos: 8 - Tem bons pormenores, as armas e os inimigos estão bastante bem detalhados, mas os cenários ficam um pouco abaixo.

^ ^ ^ ^

Tendo em conta o tamanho maciço dos cenários, o número de inimigos no ecrã, explosões por tudo que é sítio, com um "framerate" que não falha e sem "loadings", não sei como alguém pode dizer isto sinceramente.
M4RV
19/09/09 @ 13:05
#11
+2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
^ ^ ^ ^

Já o jogaste então, presumo...?! Fonixxxxxxx...
poroc300
19/09/09 @ 13:06
#12
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"Tendo em conta o tamanho maciço dos cenários, o número de inimigos no ecrã, explosões por tudo que é sítio, com um "framerate" que não falha e sem "loadings", não sei como alguém pode dizer isto sinceramente."

Yup, tens razão nesse aspecto e apesar da framerate ser quase isenta de falhas, é um facto de que os cenários estão um pouco abaixo do esperado. Além disso, a maior parte dos cenários que falas nem são assim tão maciços como tu dizes, basta apenas ver os niveis dentro das naves, que infelizmente nem deviam existir na minha opinião. São muito aborrecidos...cumprimentos
COLX
19/09/09 @ 13:06
#13
-6
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Resistance 1 recebeu 8/10 e Resistance 2 recebeu 10/10 da EG.PT? Agora tenho certeza de que esse site é sonysta, agora só estou a espera da EG.NET que acho mais parcial
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 14:07
M4RV
19/09/09 @ 13:09
#14
+3
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@poroc300:

E no entanto, é mais que visível que dentro dos ditos espaços fechados, é onde o jogo facilmente mais brilha e como já disse, não vacila, não tem "loadings" nem soluções, entre outras coisas.
poroc300
19/09/09 @ 13:13
#15
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"E no entanto, é mais que visível que dentro dos ditos espaços fechados, é onde o jogo facilmente mais brilha e como já disse, não vacila, não tem "loadings" nem soluções, entre outras coisas."

Pois eu sei, mas os espaços "in door" não me impressionam. Já agora jogaste a parte final do Killzone 2, antes de entrar para o edificio aonde matas o mauzão? Cumprimentos
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 14:16
v4n_d4mm3
19/09/09 @ 13:13
#16
+1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Tendo em conta o tamanho maciço dos cenários, o número de inimigos no ecrã, explosões por tudo que é sítio, com um "framerate" que não falha e sem "loadings", não sei como alguém pode dizer isto sinceramente.

será que vais dizer o mesmo quando o MAG for analisado ? :p
M4RV
19/09/09 @ 13:18
#17
+3
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Pois eu sei, mas os espaços "in door" não me impressionam. Já agora jogaste a parte final do Killzone 2, antes de entrar para o edificio aonde matas o mauzão? Cumprimentos

Aquele cujo nome começa por "R"...?!

será que vais dizer o mesmo quando o MAG for analisado ? :p

Ainda estás com ázia, por causa de ontem na "Beta"...?! E só por curiosade, aonde me vista alguma vez tecer comentários, relativamente ao "MAG"...?!
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 14:19
v4n_d4mm3
19/09/09 @ 13:20
#18
-1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
M4RV azia viste-me a reclamar com alguma coisa do jogo de ontem ?

e quando fiz este comentário não era para ficares picado tava na brincadeira mas whareva..
dogmar
19/09/09 @ 13:21
#19
-5
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
sem querer tirar merito a bungie nao concordo com a nota.
a campanha e curta,os graficos nao impressionam,e a unica adiçao e o modo firefight,e custa 70 euros.
Lö¢h-Ñ@h
19/09/09 @ 13:21
#20
+2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"Agora tenho certeza de que esse site é sonysta, agora só estou a espera da EG.NET que acho mais parcial"

Eu por acaso concordo contigo :P
kinkaid
19/09/09 @ 13:23
#21
+3
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
M4RV
19/09/09 @ 13:25
#22
+2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
M4RV azia viste-me a reclamar com alguma coisa do jogo de ontem ?

E quando fiz este comentário não era para ficares picado tava na brincadeira mas whareva..

E o meu também não o era... Mas aparentemente ficaste. Deixa lá que isso passa. ;)

sem querer tirar merito a bungie nao concordo com a nota.
a campanha e curta,os graficos nao impressionam,e a unica adiçao e o modo firefight,e custa 70 euros.


^ ^ ^ ^

Custa quanto...?! Não te informes melhor que não precisas dogmar... Hah, desculpa, é algo que SABEMOS que não sabes fazer.

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.asp...

Eu por acaso concordo contigo :P

^ ^ ^ ^

Piada realmente seca verdade seja dita... Esses ao menos, nos seus vários artigos, cobrem as duas plataformas com mais, digamos procura... Já esta, é artigo ao pontapé da "DF" por exemplo, que nunca vai ser traduzido. Enfim... Informem-se antes de falarem por favor.

EDIT:

Galore, deixa estar, que aqui a "eurogamer" é recheada de videntes...
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 14:25
DarkOmnios
19/09/09 @ 13:29
#23
-2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"We Are ODST !!!"

E o resto é conversa de aziados......
poroc300
19/09/09 @ 13:29
#24
-1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"Aquele cujo nome começa por "R"...?!"

Não sei não me lembro, mas é aquele que no final tem um fato com camuflagem lol. Bom mas o que queria dizer, é que na secção anterior a essa, tens acção frenética cheia de explosões e "confusão", com um nivel de detalhe muito bom e também quase isento de quebras...cumprimentos
Lö¢h-Ñ@h
19/09/09 @ 13:30
#25
-4
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
É Radec :D
É uma grande batalha :D
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 14:30
dogmar
19/09/09 @ 13:31
#26
-4
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Galore estive a ver o invisible walls e la disseram que a campanha tinha 6/7 horas.
ai custa 50 euros,nao sabia como diziam que ia ser o preço normal tinha a ideia dos 70 euros.
poroc300
19/09/09 @ 13:33
#27
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Vá Galore vai lá comprar o Killzone 2 que eu sei que estás com vontade XD
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 14:34
M4RV
19/09/09 @ 13:33
#28
+3
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@poroc300:

Estava a tentar evitar os spoilers... :\

Seja como fôr, acho que é reamente a parte do jogo em que este mais vacila em termos de "framerate" aliás... Está intenso, mas em termos técnicos, um pouco mais de polimento não era mau.
v4n_d4mm3
19/09/09 @ 13:33
#29
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
nunca uma expansão com 1/3 de tempo de jogo do original podia custar 70 euros..até agora o melhor preço foi sem duvida o HL2 episode one a 20 euros para 5 de jogo não foi nada mau..
Lö¢h-Ñ@h
19/09/09 @ 13:35
#30
+1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
O Killzone 2 não e pequeno... acho que demorei menos a acabar a campanha do cod 4...

miiiguel
19/09/09 @ 13:37
#31
+1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Pensava que havia embargo até Domingo.

damn you ODST, I need to eat!
poroc300
19/09/09 @ 13:37
#32
+1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Ok, parando de falar em secções do jogo para evitar spoilers, na minha opinião e pelo que tinha visto, vi muito poucas quebras e achei-o impressionante em termos técnicos. Não sei porquê, mas as explosões são das coisas que menos gosto do jogo, não sei explicar mas parece que têm pouco impactoe podiam estar mais bem feitas. Cumprimentos
Lö¢h-Ñ@h
19/09/09 @ 13:38
#33
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Sorry :'(
dogmar
19/09/09 @ 13:39
#34
+4
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Sem querer armar guerras, se achas que o jogo merece menos do que 9 por causa disso, que me dizes da longevidade do Killzone 2?
galore digo o mesmo.
miiiguel
19/09/09 @ 13:45
#35
+5
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Vou almoçar. Quanto aos suspeitos habituais, deixem lá isso, só fica mal, é como dizer que o Liedson não sabe jogar à bola só por serem do Benfica - ninguém leva esses comentários a sério. A Bungie sabe o que faz e para quem faz. E fa-lo como ninguém. Sim nem a IW, aqui não há nada "scripted".
fearme3 [staff]
19/09/09 @ 13:51
#36
+3
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Halo fucking rules! \m/
Fanboyofgames
19/09/09 @ 13:54
#37
+2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Meu deus! A eurogamer têm consciência do número de sony fanboys que vai atrair ? Vão parecer moscas!
G.O.E. , o jogo não está igual a Halo 3... deixa de ser fanboy.... esperava outra atitude da tua parte! Vê-se mesmo que não jogaste o jogo! É bem diferente de halo 3, a campanha tem conceitos bastante diferentes, flashbacks, stealth mode... enfim...fanboy will always be fanboys....!
Fanboyofgames
19/09/09 @ 14:01
#38
+2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Afinal não somos todos... só aqueles que não são palermas e aproveitam os exclusivos das duas consolas! O resto .... mééeeeeeee !
uglygamer
19/09/09 @ 14:06
#39
+2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
9/10 is a solid score.
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 15:06
Nazistaphh
19/09/09 @ 14:10
#40
-6
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
quando sai analises desses tipos é que realmente se ve quem é imparcial, e quem defende um certa consola, vai na analise de k2 e ve os fanboys que andaram por lá criticando a nota da egpt, falando que ela era fanboy da sony, etc...

agora olha essa analise, e cade que os mesmos que falaram lá da nota de k2, hahahaha, epic fail desses fanboys que se acham imparcial, tem um ai, que sempre fala que a egpt favorece o ps3 e que nao é nada imparcial, mas como ela deu um 9, depois de outros sites darem 5/6/7, ai sim colocou a egpt como a rei de imparcialidade (claro nota otima,, por console que ele defende) nao seria diferente.... e assim vamos nessa de UM MONTE aqui achar que é imparcial, tenho ate pena desses, por isso que assumo que sou fanboy da sony e pronto.


9/10 pra odst, hummmmm sei, a egpt foi comprada pela M$ so pode, nunca que esse jogo merecia uma nota dessas, a unica coisa que presta desse jogo, deve ser a historia, pq o resto, NOT...

Edited 4 times, most recently on 19/09/09 @ 16:13
poroc300
19/09/09 @ 14:18
#41
+4
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"Quanto aos suspeitos habituais, deixem lá isso, só fica mal, é como dizer que o Liedson não sabe jogar à bola só por serem do Benfica - ninguém leva esses comentários a sério."

Mas o Sporting joga mal à bola lol...

"quando sai analises desses tipos é que realmente se ve quem é imparcial, e quem defende um certa consola, vai na analise de k2 e ve os fanboys que andaram por lá criticando a nota da egpt, falando que ela era fanboy da sony, etc... "

Do killzone 2 reclamaram mais por ter levado 10/10, não disseram que não merecia 9/10. Cumprimentos

PS: Questão básica de informática deste site, para colocar qualquer conteúdo em "spoiler" basta usar os sinais de menor e maior certo? Tive agora a experimentar isso e quando coloco os comentários não me aparece nada, deve de ser normal não?lol
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 15:21
G.O.E
19/09/09 @ 14:19
#42
-10
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
se este Halo3 Add-on teve 9/10, o uncharted2 vai ter um 20/10
Lö¢h-Ñ@h
19/09/09 @ 14:24
#43
+5
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
< spoiler > < /spoiler >

tenho sempre de t ensinar td xD
Edited 2 times, most recently on 19/09/09 @ 15:25
Fanboy_killer
19/09/09 @ 14:27
#44
-1
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Se o site que deu 7/10 ao primeiro Halo diz que o ODST merece um 9/10 é porque merece mesmo! Isto só vem provar uma coisa: anda por aí muito site e publicação com muita azia em relação a esta série...
poroc300
19/09/09 @ 14:33
#45
+4
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"Se o site que deu 7/10 ao primeiro Halo diz que o ODST merece um 9/10 é porque merece mesmo!"

Quem é que deu 7/10 ao primeiro Halo?lol

Loch Nah ainda tens de comer muita papinha para chegares aos meus calcanhares XD
M4RV
19/09/09 @ 14:34
#46
+2
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@Fanboykiller:

Não são só "sites", mas também indivíduos, inclusivé neste "site", que falam mais por ignorância que propriamente conhecimento de causa. Só há que ter pena realmente...
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 15:34
zyka
19/09/09 @ 14:47
#47
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Desde quando é que o Killzone 2 é um bom jogo? LOL
Fanboyofgames
19/09/09 @ 14:52
#48
+4
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
G.O.E. que é que Uncharted 2 tem a ver com Halo ? Até já lhe dão 20.5/20, enfim rídiculos.... mas quando já vai de acordo com o que tu pensas, já não criticas... coerências!
IGN deu 9.5 a Uncharted 2 e acho que está muito bem dado!
Lö¢h-Ñ@h
19/09/09 @ 14:52
#49
+6
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@zyka
Pelo menos a ultima vez k joguei era um dos melhores FPS's k joguei... Mt coisa pode ter mudado desde à...uma semana :\
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 15:53
poroc300
19/09/09 @ 14:53
#50
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"Desde quando é que o Killzone 2 é um bom jogo? LOL"

De onde surgiu uma ave rara como tu? lol

"IGN deu 9.5 a Uncharted 2 e acho que está muito bem dado!"

Nem sabia que ele já tinha sido analisado, mas às vezes o IGN dá notas muito exageradas. Acho que o Resistance 2 também levou isso...cumprimentos
Edited 1 times, most recently on 19/09/09 @ 15:55

Comentários: 1-50 de 134 próximos →

Queres comentar este artigo? Faz log in, ou regista-te!

X Ver Galeria