Football Manager 2010

Imparável na frente do marcador.

Versão testada: PC

Football Manager 2010 está já aí ao virar da esquina, mais um ano passou e claro está, a Sports Interactive renova o seu simulador de treinador de bancada virtual. Foram prometidas melhorias, novas funcionalidades e um motor 3D completamente renovado. Será que estamos perante uma mera actualização ou esta é uma real evolução da série? Como já dizia o outro, prognósticos só no final do jogo.

Este ano ficou marcado pelo lançamento tardio de Champioship Manager 2010, acabado de ser lançado no passado mês de Setembro, aproximando assim as datas de lançamento destes dois eternos rivais. Com este aproximar de datas, a rivalidade torna-se mais intensa e mais apetecível para os fãs deste género de jogo, mas será que Football Manager 2010 (FM 2010) tem o que é preciso para bater novamente o pé a Champioship Manager 2010 (CM 2010)? A Sports Interactive está convicta que sim.

1

Interface mais leve e mais apelativo.

As novidades em FM 2010 são consideráveis, começo desde logo pelo look completamente renovado do interface, que está mais leve, mais intuitivo e mais organizado. Muita da complexidade presente em FM 2010 fica totalmente disfarçada com esta renovação visual, facilitando e melhorando a respectiva navegação pelos diversos menus do jogo. É muito fácil aceder aos diversos “recantos” de FM 2010, para isso muito contribuem os imensos atalhos que o jogo possui, contrariamente a CM 2010, que peca muito pela ausência de atalhos que facilitam a navegação.

Outra melhoria presente nesta nova edição está relacionada como motor 3D para a visualização das partidas, este sofreu um enorme salto qualitativo em relação à edição do ano transacto. As animações dos jogadores foram melhoradas, resultando numa maior credibilidade das suas movimentações, mas mesmo com estas melhorias, FM 2010 fica bastante aquém do que foi conseguido em CM 2010, este possui uma notória vantagem neste aspecto, com uma excepcional animação dos jogadores em campo. Os estádios também estão mais detalhados, equipas importantes possuem estádios maiores e com mais espectadores. A quantidade de público presente nas bancadas é influenciada pela importância das partidas e pelas equipas que estão a jogar. De referir é também que os espectadores são animados e reagem ao que está a decorrer no terreno de jogo.

2

Motor 3D renovado confere um maior realismo às partidas.

Com uma boa qualidade estão também as variações das condições climatéricas, os jogos tanto podem ser disputados num fantástico dia de Sol como num dia carregado de nuvens a chover copiosamente. As condições climatéricas não são apenas estéticas, se estiver a chover com grande intensidade, podemos observar que a deslocação da bola é afectada pela presença da água no relvado, os jogadores também são afectados pelo terreno mais “pesado”, fatigando-se com mais facilidade do que se estivessem a jogar num relvado seco. Para além de diversos tipos de chuva temos também a presença de neve.

Comentários (12)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!