Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Football Manager 2009

Rei do futebol virtual está de volta!

Com a nova temporada futebolística já em curso não poderia faltar a nova edição de Football Manager. Todos os treinadores virtuais ansiavam por esta nova temporada, a febre do futebol chega mais uma vez a nossas casas através da Sports Interactive com o seu Football Manager 2009. Neste novo jogo contamos com a actualização de todas as competições e suas regras bem como todos os jogadores e técnicos de todo o mundo. Foram actualizados mais de 350.000 registos e com a patch lançada esse número subiu para 370.000.

Várias foram as alterações efectuadas em relação ao seu antecessor, mas a fórmula que faz deste jogo um verdadeiro sucesso continua a ser a mesma. A Sports Interactive retocou um pouco o visual do jogo, incrementou novas funções bem como um novo motor de jogo para assistir às partidas.

Como referimos acima, foram incrementadas algumas novidades nesta novo Football Manager, das várias salientamos apenas as que achamos mais importantes. Estavam fartos de assistir aos encontros através de um motor de jogo em 2D? Então a Sports Interactive tem para vocês uma bela prenda, agora temos a possibilidade de assistir às partidas do clube do nosso coração através de um motor completamente em 3D. Este motor utiliza as animações presentes nos jogos da série Virtua Striker com várias câmaras à nossa disposição.

Apesar de à primeira vista ser bastante interessante esta passagem de 2D para 3D, no que toca à visualização das partidas, não podemos deixar de referir que passados alguns jogos voltamos à "velhinha" visão em 2D, ainda bem que temos a opção de escolher qual a visão que queremos. O motor 3D revela graves lacunas nas animações, muitas são as jogadas completamente descabidas, desde perdas de bola com os adversários a “quilómetros” de distância até auto-golos completamente descabidos. Apesar da boa intenção, a nosso ver, a Sports Interactive deveria ter refinado um pouco mais este motor em 3D, as inúmeras falhas nesta nova visão tornam o jogo algo ridículo.

Motor 3D torna o jogo mais real!

Outra novidade deste novo Football Manager é o facto de agora as meninas poderem jogar realmente na pele de uma treinadora. A Sports Interactive procura alargar horizontes e cativar mais jogadores, o público feminino deixou de ser descriminado e tem agora a possibilidade de “bater o pé” a qualquer “macho” que se julga mais sabedor dos meandros do futebol virtual.

Mas as novidades continuam, depois de ter consultado muitos fóruns e opiniões dos jogadores a Sports Interactive incrementou mais algumas novidades. Temos agora um treinador adjunto com mais responsabilidades, este para além de nos fornecer o normal feedback de vários aspectos relacionas com a equipa, pode agora marcar presença em conferências de imprensa bem como nos ajudar nas palestras antes e após os jogos. Este adjunto revela-se bem mais parecido com o que se passa na realidade, onde assume varias funções que até agora não estavam presentes no jogo.

Outra novidade que este Football Manager 2009 nos trás é ao nível do treino. Se temos um jogador que está a ser adaptado por nós a uma determinada função, temos agora a possibilidade de elaborar um treino bem mais específico para melhorar a sua adaptação à nova posição em campo. Outra alteração incrementada esta na disposição táctica das movimentações dos jogadores, se anteriormente tínhamos a possibilidade de utilizar as “setinhas” tanto na diagonal como na horizontal, agora tal não é possível, apenas temos a opção de seleccionar se o jogador sobe ou permanece recuado quando temos a posse da bola. Algo que pode ser entendido como estranho à primeira vista, mas apesar de as “setinhas” terem sido eliminadas em duas direcções toda a movimentação táctica pode ser editada individualmente para cada jogador.

Quais serão os titulares?

Para além das novidades incrementadas tudo o resto está praticamente igual, o que é positivo. Estas alterações só vem melhorar o que já se encontrava excelente, FM2009 está de boa saúde e recomenda-se a todos aqueles que estão fartos de ver as suas equipas a ser cilindradas com cinco golos de rajada. Mas os adeptos daqueles clubes que ganham tudo também têm aqui um grande desafio, podem testar se o que se passa na realidade é transportado para este mundo virtual.

Football Manager 2009 chega até nós com alguns melhoramentos que acrescentam algumas mais valias a esta série, apesar de nem tudo estar bem conseguido, principalmente no seu novo motor 3D. Este motor encorpara algumas falhas mas não deixa de ser algo bem-vindo, a Sports Interactive tenta introduzir novidades num estilo de jogo que pouco tem por onde evoluir. FM2009 passa a ser o expoente máximo neste género de jogo, consegue superar a sua versão anterior e coloca a fasquia bem alta para os seus adversários mais directos.

8 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Football Manager 2009

PSP, PC

Related topics
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários