Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Folklore

Os mistérios e a magia que Doolin esconde!

Na pacata aldeia de Doolin, nada é o que parece, e para conhecer o futuro, há que recordar o passado.

Existe um lugar, uma aldeia, chamada Doolin, que é conhecida por ser o lugar onde os mortos se reencontram com os vivos, e será lá que Ellen e Keats, os dois protagonistas desta história, vão ao encontro das suas aventuras. Ellen, regressa à terra, onde nasceu, após receber uma carta da sua falecida mãe pedindo-lhe que regresse, enquanto que Keats, decide ir para Doolin após receber um estranho telefonema de uma mulher que lhe pedia socorro. Ellen e Keats, estão longe de serem pessoas normais, e ambos vão ganhar o poder de viajar para o mundo dos mortos.

Um dos aspectos mais cativantes de Folklore, é a sua história, por isso nada iremos revelar. Adiantamos apenas que o que começa por ser um simples mistério sem aparentes consequências, acaba por se tornar numa aventura onde algumas questões bem interessantes vão ser alvo de questionamento.

Folklore, está divido em duas secções completamente distintas. Uma é a pacata aldeia de Doolin, onde tudo é sinistro e descolorido, a outra é composta pelos vários mundos mágicos que vamos visitar e aqui a magia e a cor são o ponto forte. Ao longo dos vários mundos, vamos conhecer belas paisagens e cenários cheios de cor e magia, quase como se saídos dos sonhos de uma criança.

Estes mundos mágicos, ou mundos dos mortos, são inúmeros e variados, e nós vamos visitar 7. Criados segundo os pensamentos e sentimentos dos vivos, estes mundos apresentam várias temáticas diferentes, dependendo do tipo de pensamentos e sentimentos na origem da sua criação. Netherworld, foi criado dos sentimentos dos vivos quando pensam no paraíso, Warcadia foi criado dos sentimentos daqueles que morreram em guerras, isto para exemplificar, as diferentes temáticas existentes. Todas elas com o seu significado que pode ser transposto para a própria realidade actual.

A melhor maneira de descrever Folklore, será considerá-lo como, uma aventura com alguns elementos de RPG, pois vamos ter que melhorar os atributos das criaturas que capturamos, assim como os nossos. As criaturas chamam-se Folks e são fulcrais para a nossa aventura, pois sem elas não podemos progredir. Os Folks, são as criaturas que habitam os mundos mágicos e teremos que as capturar, pois para derrotar certo tipo de Folk, é necessário um Folk específico. Alguns não são importantes enquanto outros são de captura obrigtória e sem esses não conseguimos capturar o Folk principal desse mundo, que dá pelo nome de Folklore.

Uma aventura, que graças aos elementos de RPG e ao sistema de captura, ganha um toque fresco e inovador, pois para capturar os Folks, temos que os atacar até que as suas almas mudem de azul para vermelho, podendo assim capturá-las com um toque no R1. Isto dá início a uma espécie de mini-jogo que exige o manuseamento do sensor de movimentos e variam entre si dependendo do tipo de Folk e da sua importância. Uma vez capturado o Folk, podemos atribui-lo a um dos 4 lugares para os usarmos em combate. Com o uso e com o preencher de certos requisitos, como a oferta de itens, estas criaturas vão ficando mais fortes, oferecendo assim melhor apoio nas lutas.

Visualmente, Folklore apresenta-se, na sua globalidade, a um bom nível mas em algumas secções é insuficientes ou simples demais para esta geração. Se alguns cenários e locais, são muito coloridos e bem realizados, outros já são mais pobres com texturas mais fracas e com a câmera fixa. Consegue cumprir a sua função, e apresenta de bela maneira esta fábula videojogável, mas está longe da performance vista nos melhores jogos para a consola.

Um dos grandes trunfos de Folklore, seja em que local for, é o seu ambiente. É simplesmente fenomenal, como a Game Republic conseguiu criar uma essência própria para o jogo e dar vida e este conto, criando um ambiente que pode ser descrito como o que resultaria da junção de Tim Burton com Hayao Myiazaki. Por vezes a insuficiência gráfica, fica de lado em prol de todo este mundo fantástico dotado de magia, no qual a componente sonora desempenha também um grande papel. Se os efeitos sonoros são bastante normais, cumprindo a sua função, já a música de Folklore é um encanto. Adequadas para as diversas situações, as músicas apresentam uma excelente qualidade que aliada à componente visual, conseguem criar uma perfeita ligação, contribuindo para um ambiente de jogo perfeito.

A aventura principal, deverá durar entre 10 a 12 horas para completar, mas de maneira a aumentar a longevidade, foram disponibilizados vários packs com missões secundárias adicionais, novos fatos e até novos folks. Ideal para quem queira tirar maior proveito de Folklore, especialmente porque o preço é convidativo.

Folklore, é uma aventura mágica e misteriosa que deverá atrair os fãs ansiosos por jogos deste género, e serão eles que se deixarão mais facilmente encantar pela magia deste conto.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Folklore

PS3

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários