Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Flow

Flow é um jogo produzido pela SCE baseado no famoso jogo flash de mesmo nome que circulou na Internet, a Sony transportou este jogo para o universo Playstation, podendo ser comprado unicamente e em exclusivo na Playstation Store.

Fazendo somente uso do novo sistema de controlo de movimentos do sixaxis, este jogo não ganha pelos gráficos, som e muito menos pela longevidade, este jogo ganha pela experiência que transmite ao jogador, com uma ideia muito simples “live could be simple”.

Este jogo tem uma interface pouco usual mas no entanto muito original, sem menus ou algo do género, assim que o jogo inicia somos transportados para o espaço de jogo, no qual nos aparece o titulo do jogo e podemos começar a controlar a nossa primeira “forma de vida”, a partir daí temos sempre duas partículas redondas, uma vermelha e uma azul, sempre que comermos a azul subimos um nível na água, quando comemos a vermelha descemos para um nível mais fundo, quanto mais fundo vamos mais complexas são as criaturas que podemos encontrar, por isso temos que comer tudo o que nos aparecer á volta para termos tamanho suficiente paras as derrotar e comê-las, de modo a que fiquemos maiores, é tudo muito simples, quando chegamos á profundidade máxima somos transportados novamente para o nível inicial no qual iremos ter mais uma forma de vida disponível para completar o seu ciclo de vida, ao todo existem 6 ciclos de vida que podemos completar conforme completamos o ciclo de vida que o antecedeu. Podemos ainda acrescentar que nunca morremos neste jogo, quando a nossa criatura perde muita vida, ou seja, quando perde muitas das formas que estão no seu organismo, apenas somos transportados para um nível acima ao que estávamos.

No que toca a visuais, este jogo tem um grafismo bastante interessante e único, com visuais coloridos e diferentes em cada ciclo de vida que percorremos, quanto mais fundo vamos mais escuro se tornam, sempre que estamos num nível de profundidade podemos avistar de uma maneira desfocada o que está no nível abaixo, o que nos dá mais vontade de jogar para que possamos encontrar as criaturas que se encontram por baixo. Em termos de som, este jogo tem sons muito adequados com o estilo de jogo, a música de fundo é muito calma, e são-nos apresentados sons de sofrimento quando atingimos de algum modo outras criaturas.

Quanto aos controles, são também muito simples, apenas temos que inclinar ligeiramente o comando para o lado que queremos para que a nossa criatura se mova, e podemos usar qualquer tecla para atacar, estes ataques são diferentes de criatura para criatura, pois umas delas gira quando premimos a tecla de acção outra anda mais depressa e por aí fora, o que interessa mesmo é comer antes que sejamos comidos.

Quem comprar o jogo não espere levar horas a fio a jogar, poderão jogar algumas horas até acabar o jogo mas depois disso não esperem jogar muito mais, pois após acabarem o jogo não terão muito para fazer, no entanto vale o dinheiro que custa, não só pela experiência de jogo mas também porque é de algum modo interessante ver a maneira como a nossa forma de vida evolui ao longo do ciclo, dando-nos vontade de jogar mais para observar esta evolução, e também para descobrir qual é o novo ciclo que vai ser desbloqueado a seguir. Durante o jogo qualquer pessoa pode juntar-se utilizando um novo comando.

Podemos mesmo dizer que este jogo é o exemplo perfeito do ditado popular: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”, quem vai jogar ou já jogou percebe isto facilmente, pois ao inicio é difícil de controlar, mas 15 minutos chegam perfeitamente para aprender, e só ao longo do jogo é que vamos perceber o que tem de bom para nos mostrar, e o que o que tem de diferente e especial que o torna num bom jogo.

8 / 10

Read this next