Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 08

A prova de que a PlayStation 2 ainda é uma consola que está viva, acaba de ser dada com o lançamento de mais um título da série FIFA. Continuando ainda a consola a vender actualmente, é perfeitamente normal que a Electronic Arts tenha decidido lançar mais uma edição do seu título para esta plataforma. Apesar de tudo, o título utiliza o mesmo motor antigo, provando que a EA dedicou mais do seu tempo e atenção à versão para a consola de nova geração.

Em primeiro lugar, convém realçar o facto de esta versão ser bastante diferente da versão PlayStation 3, não tanto a nível de opções, mas sim a nível visual e também de jogabilidade, que são bastante distintas... mas já lá vamos.

Um dos pontos fortes deste FIFA volta novamente a ser o facto de estar totalmente em Português (de Portugal), desde os manuais, passando pelas opções de jogo e aos comentários. Para além disso, mais uma vez voltamos a ter a liga portuguesa completa e licenciada, bem como a presença de quatro estádios portugueses. Esta é sem dúvida a prova de que a EA está a fazer um bom trabalho neste campo e que até pode acabar por tirar alguma vantagem com isto.

Em FIFA 08, independentemente da plataforma, o destaque vai sem dúvida para o modo Be a Pro . Seleccionada esta opção, o jogador tem a oportunidade de escolher um jogador de uma qualquer equipa disponível, e assumir o controlo total apenas deste durante o jogo. A câmara é imediatamente colocada numa posição mais afastada do terreno de jogo, de forma a dar-nos uma maior visão sobre a posição do nosso jogador, sendo que apesar de tudo por vezes deixamos de ver a posição do nosso homem em campo... Nos primeiros contactos com este modo, o jogador sente certamente alguma dificuldade, e isto porque é difícil estar a ver os nossos companheiros a jogar sozinhos, andando nós a correr de um lado para o outro atrás da bola... Apesar de tudo, após perdermos algum tempinho a jogar, consegue dar-nos uma experiência que até pode ser interessante. O facto de assumirmos o controlo total de um jogador faz com que tenhamos liberdade para procurar espaços para nos desmarcar e então esperar que um dos nossos colegas no passe a bola... pois só assim poderemos tentar chegar ao golo.

Outra opção de jogo disponível na versão PlayStation 2, é o Jogo de Zona, que nos permite assumir uma linha de posições em campo. Assim, é possível escolhermos uma equipa e optar pelo controlo de um conjunto de jogadores, sejam estes defesas, médios ou avançados. Depois, durante o jogo, apenas poderemos controlar jogadores referentes a essas posições... ficando os nossos outros colegas a jogar entre si.

Continuando ainda no que toca a modos e opções do jogo, este FIFA 08 conta com a presença de 12 500 jogadores, espalhados por 30 ligas oficiais e mais 30 estádios reais. Entre estes estádios encontram-se quatro portugueses, sendo estes o Estádio do Dragão, Luz, Alvalade e Bessa.

Passando agora para a jogabilidade, o novo FIFA para a PlayStation 2 consegue apresentar-se mais rápido do que na versão para a nova consola da Sony, versão essa que aposta num jogo mais bonito mas ao mesmo tempo mais táctico e pensativo. Aqui, o jogador poderá fazer jogadas mais rápidas e menos complexas, sendo que a jogabilidade continua basicamente a ser aquilo que os anteriores FIFA's para a 128 bits nos tem mostrado. Uma das novidades vai para o facto de agora podermos controlar o nosso Guarda-Redes quando estamos sem bola. Para tal, basta um clique no analógico direito e automaticamente assumimos o controlo do nosso homem da baliza. A partir daí, é movimentar o analógico e levar o Guarda-Redes para o sítio que bem entendermos. Esse mesmo analógico, quando temos a bola em nossa posse, possibilita ao jogador efectuar alguns dribles... E por falar no controlo de bola, fiquem também a saber que através do R2 temos agora acesso a um controlo de bola mais lento, sendo que com um simples clique nesse botão fará com que o jogador pare a bola... Se continuarmos a movimentar-nos ele irá caminhar de lado ao invés de se virar e seguir em frente.

No que toca ao visual, FIFA 08 para a PlayStation 2 chegou a um ponto em que a evolução já se torna complicada, pois já são anos e anos a lançar versões do título para a 128 bits da Sony. No entanto, isto não quer dizer que o jogo utilize todo o potencial da consola, porque de facto não o faz. Conforme já foi referido, nota-se que a EA dedicou maior atenção ao desenvolvimento do jogo para as novas plataformas e as versões old gen foram apenas uma forma de levar o jogo até mais pessoas. Graficamente, FIFA 08 para a PS2 é um título que deixa um pouco a desejar, sendo que a nível de jogadores e movimentos poderiam muito bem ter sido um pouco mais detalhados do que aquilo que realmente são.

Passando agora para o lado sonoro, este FIFA tem um comportamento bastante bom. A começar pelos comentários na nossa língua, levados a cabo por Hélder Conduto e David Carvalho. No geral conseguem ser interessantes, mas ao fim de pouco tempo já começamos a deparar-nos com comentários repetitivos, para além de outros que ficam completamente fora de sítio. Exemplo disso, é no caso de alguns remates completamente disparatados para a bancada, em que já ouvi o comentador dizer que foi uma boa defesa do Guarda-Redes. Certamente algo a ser melhorado em próximas edições, mas desde já há que dar mérito à Electronic Arts por ter desenvolvido também os comentários na nossa língua. Já na restante parte do som, os ambientes dos menus continuam como sempre, ou seja, com um bom conjuntos de temas sonoros. Durante o jogo, é também criado um bom ambiente, sendo que nos principais clubes portugueses é mesmo possível ouvir os adeptos a gritar e a fazer-nos ouvir alguns dos cânticos que levam até aos estádios reais! Muito bom!

Para terminar, convêm fazer referência ao facto de o modo online estar também disponível nesta versão, sendo por isso um ponto a favor da longevidade do título.

Em jeito de conclusão, este FIFA para a PlayStation 2 foi lançado para acompanhar esta recta final da consola no mundo do videojogos, sendo portanto normal que já não hajam grandes novidades. Sem grandes inovações em nenhum aspecto, com uma jogabilidade um ligeiramente melhorada, este é um título que se recomenda aos fãs de FIFA que já conhecem a série. A grande aposta começa apenas na nova geração de consolas...

8 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

FIFA 08

PS3, Xbox 360, PS2, Nintendo Wii, PSP, PC, Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor

Tiago Silva

Contributor

Comentários