Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dragon Ball: Raging Blast

As bolas do Dragão transformaram-se em pedra.

As series que obtêm enorme êxito, são sempre aproveitadas para outras indústrias, como o cinema, a música, os videojogos ou televisão. Foi exactamente o que aconteceu com a série Dragon Ball, atingindo um enorme sucesso em todo o mundo, sendo transmitido em Portugal nos anos 90 até aos dias de hoje. A série foi fustigada com adaptações para o cinema e videojogos, esta última é sem duvida a que mais lucrou. Mas será isso reflexo de qualidade? Claro que não.

A história de Dragon Ball nos videojogos teve mais baixos do que altos, destacando-se pela positiva a trilogia Budokai. Parecia que tinham encontrado a fórmula secreta, mas estávamos enganados, pois rapidamente voltou às origens. A primeira experiência na nova geração (Dragon Ball Burst Limit), também não foi nada agradável, a pressão era enorme já que a nova tecnologia permitiria criar um jogo diferente, mais apelativo em termos visuais, que em teoria, o tornaria melhor.

Mais uma vez a Namco Bandai aposta num novo jogo, Dragon Ball: Raging Blast, desta vez desenvolvido pela Spike (responsável pela trilogia Tenkaichi). Era esperado um salto qualitativo, a necessidade de apagar certos vestígios de Burst Limit ou começar do zero era ponto certo, mas infelizmente as semelhanças com o seu antecessor são notórias.

A minha banda favorita são os Europe.

Dragon Ball: Raging Blast apresenta-se com muitos modos e conteúdos diferentes, na opção “Museum” é possível ver os vídeos gravados dos nossos combates, a enciclopédia de cada uma das 41 personagens e ouvir as músicas do jogo. No modo “Dojo” temos várias opções de treinos, que servem para ensinar movimentos básicos para os iniciados, movimentos de combate e métodos de luta para os intermédios, técnicas alternativas e acções especiais para os avançados. Como é costume, temos à disposição a opção de treino livre, tanto 1 vs 1 como em equipa.

“Ultimate Customize” é de certa forma uma ajuda para a personalização das personagens. Aqui temos acesso ao tipo de técnicas de luta usadas durante os combates, escolher entre os melhores Super Ataques o que melhor se adequa à nossa personagem, preencher os “Deck’s” com itens, que posteriormente ajudarão a aumentar as estatísticas e o nível das personagens. Portanto, podemos melhorar vários pontos, como a defesa, a energia, e aumentar o dano nos inimigos. Podemos deixar pré-definidas em cada lutador nas suas diferentes transformações.

O modo Versus é um velho conhecido neste estilo de jogos, combates de 1vs1 para passar umas boas horas a jogar com os amigos. Como é normal, é possível escolher qualquer personagem que esteja desbloqueada, assim como o cenário. Também temos a opção de lutar em equipa, até 5 jogadores e a opção “Power Battle”, que consiste em formar uma equipa baseada no mesmo nível de força.

Algumas das personagens presentes no jogo.

Em World Tournament, há a possibilidade de fazer torneios até 16 jogadores, podendo escolher entre dois cenários onde se irá realizar o torneio. Eles são o cenário da saga Cell e no mítico estádio, onde eram realizados todos os torneios da série. Dá para alterar a quantidade de jogadores, a dificuldade e adicionar requisitos obrigatórios para poder participar no torneio.

Para aqueles que querem perder mais umas horas no jogo, o modo Super Battle Trial é o ideal. Este possui um conjunto de desafios com diferentes objectivos, como “Arcade”, que consiste em derrotar todos os inimigos, o modo “Survival” em que temos de sobreviver ao máximo de combates possíveis, em “Time Attack” a nossa personagem luta contra cinco adversários, sendo contabilizado no final o tempo necessário para os derrubar. “Score Attack” tem como objectivo ganhar o maior número possível de pontos, contra um inimigo invencível. Em “Ko Attack” a nossa personagem tem a energia e o KI infinito, com isso, teremos de derrubar o maior número de inimigos antes do tempo acabar. Estes são alguns dos modos dentro de Super Battle Trail, outros poderão ser desbloqueados, consoante as nossas prestações em este e outros modos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Awaiting cover image

Dragon Ball Z: Raging Blast

PS3, Xbox 360

Related topics
Sobre o Autor

Arnaldo Leite

Contributor

Comentários