Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

E se Uncharted 3 corresse a 60FPS?

Incrível vídeo da Sony mostra como seria.

Uncharted 3: Drake's Deception chega hoje à América do Norte: um jogo que de alguma forma consegue ofuscar o brilhantismo técnico do anterior, oferecendo um leque de efeitos gráficos e trabalho de físicas sem comparação com algo que vimos na atual geração de plataformas.

Em comum com muitos títulos, a nova aventura de Drake corre nuns fixos 30 fotogramas por segundo - uma necessidade tendo em conta a pura quantidade de processamento que decorre nos bastidores da criação de visuais de topo. No entanto, Jorge Soares, editor da Eurogamer Portugal, notou algo bem interessante num recente vídeo promocional de Uncharted 3 - o jogo estava clara e obviamente a correr a 60 fotogramas por segundo.

Podem olhar para o vídeo a 60Hz aqui. Tendo em conta que vídeo em streaming não lida bem com altos rácios de fotogramas, mas os PCs mais modernos devem ser capazes de aguentar a carga - passem para modo de ecrã completo e as coisas devem ser muito mais suaves. A codificação HD vai precisar de um bom poder de CPU para funcionar suavemente - portanto para muitos, a codificação SD vai oferecer uma leitura mais suave. No entanto, se estão a usar um iPad, devem ter uma bela e suave apresentação.

Gameplay no deserto de Uncharted 3 milagrosamente a correr a 60FPS. Usem o botão de ecrã completo para rácios de fotogramas mais suaves - a performance na janela na maioria dos vídeos em streaming é bem pobre.

Então como foi o vídeo feito, tendo em conta que o jogo à venda, corre categoricamente a 30FPS? Sem respostas concretas dos relações públicas da Sony, mas foi provavelmente usado algo similar ao Modo Cinema do multi-jogador do jogo para gravar o gameplay, que foi então descarregado do sistema para um render offline. Então como se parece? Como seria de esperar: magnífico.

No Digital Foundry estamos habituados a elementos media serem gerados com resoluções absurdamente altas muito além das capacidades das existentes consolas (as recentes imagens da Microsoft para Kinect Sports Season Two a 5120x2880 levantaram uma sobrancelha ou duas) mas é raro vermos qualquer tipo de aumento superficial na resolução temporal. Do que podemos ver, o jogo está na mesma a correr a 720p - apenas o rácio de fotogramas teve um aumento (e o codificador da Sony parece ter tido alguns problemas com isso, misturando fotogramas posteriores) e como tal, serve como um interessante "e se" sobre como Uncharted 3 poderia parecer e mover-se num equipamento mais poderoso.

Para ilustrar como a mesma secção se parece e a sua performance é no jogo à venda, verifiquem o nosso teste em baixo. Esperamos ter uma análise técnica completa do modo para um jogador muito em breve.

Aqui está a mesma sequência no deserto analisada com capturas in-game, demonstrando que o jogo à venda está fixo nos 30 fotogramas por segundo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários