Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Confronto demo Warhammer 40,000: Space Marine

Digital Foundry analisa as demos PS3/360.

Warhammer 40,000: Space Marine da THQ pode ter recebido algumas bizarras críticas recentemente devido às suas superficiais similaridades com Gears of War, mas a nossa experiência com a recente demo é quase toda positiva, com o jogo a oferecer uma variante da estabelecida fórmula de shooter na terceira pessoa.

Em termos da jogabilidade principal, a abordagem de Space Marine está quase toda contra a série da Epic: para começar, não é um shooter baseado na proteção, ao invés disso junta tiros na terceira pessoa com um satisfatório combate físico, que relembra um pouco Dynasty Warriors. Visualmente, o jogo pode não ter o mesmo nível de finesse técnica que Gears of War 3, mas tem os seus encantos - como um inabalável e sólido rácio de fotogramas in-game, uma componente principal com a qual o jogo se sente tão bom de jogar.

A maioria dos jogos nas consolas procuram os 30 fotogramas por segundo, mas é seguro dizer que alguns são mais bem sucedidos do que outros. Muito do tempo onde vemos screen-tear, perda de fotogramas ou ambos, depende da carga sobre o motor - encaixar a criação do fotograma numa estrita janela de 33.3ms não é fácil.

Imagens do primeiro nível da demo, que estabelecem a sua performance sólida como rocha.

Space Marine é espantoso, pois nos nossos testes vimos uns 30FPS fixos com v-sync ao longo de toda a ação in-game. O jogo não parece ser muito ambicioso em termos de detalhe dos ambientes, mas pode atirar montes de inimigos ao jogador, e existem alguns efeitos espantosos de blending que surgem no calor da ação física. O rácio de fotogramas fixo permanece seja qual fora a consola onde jogam: a Xbox 360 e a PS3 são ambas espantosamente sólidas.

A pura consistência de Space Marine é um grande elemento: a resposta do comando é boa e não existe latência independente de quanto acontece no ecrã. O estúdio compreende que quantos mais inimigos estão no ecrã, mais aborrecidas as quedas no rácio de fotogramas podem ser: quando a ação está no seu mais intenso, consistência na atualização e na resposta tornam-se muito mais importantes para o jogador.

Outro fator diferencial entre os vários jogos a 30FPS que vemos nas consolas deve-se à implementação de motion blur. Misturar fotogramas produz uma imagem muito mais real e suave, recriando o aspeto que vemos nos programas de TV (muitos dos quais são gravados a 24 ou 25FPS). A este respeito, Space Marine também entrega uma apresentação suave e polida com uma implementação de motion blur muito boa.

O nível do jetpack sugere que Space Marine tem alguns truques interessantes na sua manga para adicionar variedade à jogabilidade.

A demo oferece dois níveis diferentes, o segundo dos quais equipa-te com algo tipo um jetpack que podes usar para saltar, planar e atacar os inimigos, o que adiciona variedade à gameplay - ataquem inimigos de longe ou desçam para aniquilar a horda com um apoio justo da gravidade. Novamente, a performance é espantosamente sólida em ambas as plataformas.

Passamos algum tempo a comparar as duas versões do jogo fora da performance básica. Vimos algumas pequenas diferenças na iluminação, e algumas estranhas pequenas diferenças na forma como as texturas são geridas, nenhuma das quais são de alguma forma percetíveis no decorrer do jogo. No geral a qualidade da imagem é boa, apesar do anti-aliasing por pós-processamento parecer um pouco da velha guarda, comparado com as FXAAs e MLAAs com que nos brindaram recentemente, e o detalhe sub-pixel não parecia tão bom na demo. Em termos de resolução, parece que a Xbox 360 tem a vantagem aqui - reconhecemos que é 1200x720 na consola Microsoft, enquanto a PS3 parece estar mais perto dos 1152x640. Talvez se deva ao anti-aliasing que de algumas formas parece realçar os "jaggies", mas em movimento ambas as versões parecem muito similares.

No geral, passamos um bom tempo com a demo de Space Marine em ambas as plataformas. A experiência geral é do mais aproximado que vimos em tempos recentes - um bom sinal para o jogo final, que vai chegar a 9 de Setembro.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Warhammer 40,000: Space Marine

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários