Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Novas PS3 perdem suporte componentes?

Vídeo Blu-ray afetado.

Sinal de vídeo em alta definição por entrada analógica de componentes está a ser retirada no novo modelo da PlayStation 3, segundo relatório da Kotaku.

A história é baseada numa nota interna aparentemente distribuída nas lojas GameStop Norte Americanas, dizendo que o novo, “chassis K” da PlayStation 3 vem com um básico cabo AV, mas a entrada AV em si não vai suportar sinal HD (720p, 1080i, 1080p) quando um cabo componentes está ligado. Todos os atuais modelos PS3 incluem esta funcionalidade – e muito útil para aqueles com HDTVs mais velhas.

A nota continua dizendo que todos os futuros modelos PS3 vão exibir a mesma limitação, mas o leque de funcionalidades das atuais unidades não vai ser afetado – portanto, se tens a tua PS3 atualmente a correr via componentes em HD, nada vai mudar.

Mas porque mudar isto sequer? Quando os padrões Blu-ray e HD-DVD estavam a ser estabelecidos, os estúdios cinematográficos insistiam que as transmissões HD estavam protegidas com DRM (AACS, ou Advanced Access Content System), e inicialmente houveram discussões que o conteúdo HD apenas seria apresentado em completa resolução por via do sinal digitalmente encriptado HDMI, com o componente analógico a ter uns inferiorizados quarto de 1080p, uma imagem a 960x540. Havia algum medo de que placas de captura por componentes poderiam ser usadas para copiar filmes HD.

No entanto, na altura, uma porção significante de existentes HDTVs em perfeitas condições apenas suportavam saídas analógicas de componentes, portanto havia pouca escolha a não ser providenciar algo para estes equipamentos e a restrição ao componente foi largada.

Existe uma especulação de que o acordo final da AACS cobre a mudança, sugerindo que nenhumas linhas de hardware vendidas após Dezembro de 2010 devem suportar saída analógica HD e isto soa como a explicação mais plausível: o existente modelo PS3 Slim antecede este prazo.

Por um lado,o HDMI é o formato de transmissão preferido para jogos e vídeo HD, geralmente oferecendo a melhor qualidade de imagem no teu ecrã. Por outro lado, quanto mais opções o utilizador tem, melhor – e o gesto parece não ter sentido tendo em conta que o sistema de encriptação HDCP foi completamente comprometido há algum tempo.

Mais recentemente o site Ars Technica recebeu uma declaração da Sony, a explicar que apesar de aderir às linhas da AACS ser a razão por detrás da ação, apenas afeta filmes Blu-ray, não os videojogos.

"A nova série CECH-3000 da PS3 precisa de HDMI apenas para ver filmes BD em HD, de acordo com os padrões AACS," diz a Sony. "A PS3 continua a suportar entrada componentes para jogos HD e streaming de conteúdos."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários