Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise tecnológica: Uncharted 3 Multiplayer Beta

Como se aguenta?

É a maior previsão do que vai certamente ser um dos melhores jogos do ano. A recém lançada beta multiplayer de Uncharted 3 pode ter pouco conteúdo em termos de elementos do jogo (apenas dois mapas disponíveis, com um terceiro a ser desbloqueado a qualquer momento) mas oferece na mesma uma boa quantidade de diferentes modos multiplayer e 25 níveis para progredir, incluindo um largo leque de armas, elementos de personalização de personagens e melhorias que mudam a jogabilidade.

Na verdade, o que não oferece é muito em termos de pistas sobre o que esperar do modo de campanha para um jogador, no qual a Naughty Dog quebra barreiras com as suas soberbas cenas e inovadora jogabilidade. A este respeito, a brilhante beta multiplayer de Uncharted 2 da Naughty Dog pelo menos deu-nos alguma ação cooperativa que estava bem aproximada do estado da campanha para um jogador baseada no mesmo nível.

Entusiasmados como estamos com a nova beta, é seguro dizer que de um nível tecnológico básico, os elementos nucleares do motor que vemos aqui não estão assim tão longe do que vimos em Uncharted 2. Novamente, poucos esforços na otimização e a introdução de novos efeitos visuais, é difícil ver onde a Naughty Dog podia ter radicalmente melhorado a existente tecnologia da forma que fez entre os dois primeiros jogos na série.

Análises à performance do nível Chateau rico em detalhe da beta. A performance está virtualmente sólida como rocha nos 30 fotogramas por segundo, com apenas pequenas quedas quando ocorrem grandes explosões.

Como está, fomos capazes de apontar um pequeno leque de pequenas alterações e melhorias da fatia de jogo revelada até agora. Para começar, o 2x multi-sampling anti-aliasing foi completamente removido. Isto é uma boa decisão por parte da Naughty Dog: a cobertura que vimos em Uncharted 2 não era especialmente fantástica e ao passar para uma solução diferente o estúdio pode libertar a preciosa memória e largura de banda. No seu lugar está o que parece ser uma nova forma de técnica anti-aliasing pós-processamento/screen-space que não vimos anteriormente.

Talvez seja uma forma menos exaustiva ou mais barata da MLAA e parece ser muito boa para suavizar longas arestas, mas parece falhar muitos jaggies que esperávamos conseguir apanhar. A cobertura é inconsistente, mas onde aplicada cumpre com um bom trabalho, e a técnica permanece ativa nos modos ecrã dividido e 3D, o que realmente leva o motor Uncharted aos seus limites.

Outros elementos da constituição da imagem também parecem ser refinamentos da existente tecnologia. A oclusão nos ambientes estava um pouco em falta em Uncharted 2, essencialmente irradiando para fora de num firme vértice x e y, dando um aspeto de forma “mais”. O novo efeito em Uncharted 3 está significativamente mais refinado. Similarmente, a implementação de sombras dinâmicas parece ter sido melhorada: a cascata de sombras parece ser mais suave do que era em Uncharted 2, significando pontos de transição menos percetíveis entre sombras de diferente resolução consoante te moves pela cena.

Estas imagens revelam a solução de anti-aliasing pós-processamento da própria equipa – notem a inconsistência na cobertura da suavização de arestas. A tecnologia MLAA da Sony produz alguns resultados espantosos mas requer muito tempo do SPU. A Naughty Dog parece ter desenvolvido a sua própria técnica de AA pós-processamento.

Outro elemento que realmente se destaca na beta multiplayer de Uncharted 3 é a revista abordagem no inovador e dinâmico sistema transversal da Naughty Dog. Esta tecnologia foi exibida com maior eficácia no clássico cenário do comboio em Uncharted 2, onde Drake se move entre carruagens que viajam a alta velocidade pelo ambiente. No nível Airstrip da beta, vemos os jogadores a combater enquanto um avião de carga ganha velocidade para descolar, perseguido por múltiplos veículos cada um a viajar a diferente velocidade. É uma pequena pista dos tipos de novas oportunidades de jogo que esperamos ver expandidas em outros níveis multiplayer e claro na campanha para um jogador.

Apesar da renderização básica talvez ser melhor descrita como uma versão mais refinada do que já vivemos em Uncharted 2, é claro que a Naughty Dog passou muito tempo e esforço para permitir ao seu motor correr dois instantes de jogo simultaneamente, tornado este no primeiro título PS3 do estúdio a apresentar modo para dois jogadores em ecrã dividido.

Atualmente, o que é muito fixe é a possibilidade de ter duas contas PSN diferentes ativadas simultaneamente no que parece ser uma melhoria ao sistema operativo adicionada numa recente atualização ao firmware (o XMB in-game é utilizado aqui para selecionar a segunda conta). Isto é essencial tendo em conta o facto que o multiplayer de Uncharted 3 é vocacionado completamente para a personalização da aparência do jogador, perfis e a sua própria versão dos perks de Call of Duty. Agora dois jogadores podem progredir e subir de nível simultaneamente enquanto jogam na mesma consola, mesmo se as suas contas estiverem registadas em diferentes regiões PSN.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários