Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Redout na Xbox One X fica aquém da versão PS4 Pro

Actualizado: Estúdio responde, confirma resolução dinâmica.

Actulização: O estúdio 34BigThings respondeu à nossa análise de Redout, descontente com as nossas descobertas - especificamente a resolução de 1080p na Xbox One X. "Conseguimos converter entre 90% e 50% de 4K nativa, o que significa que a resolução varia entre 3456x1944 e 1920x1080," disse Valerio Di Donato, director executivo. "Teremos mais detalhes nos próximos dias, quando todos regressarem das férias, mas entretanto deixem-nos soletrar: não é 1080p."

Primeiro começamos por pedir desculpas à 34BigThings pelas críticas atraídas pelo nosso artigo - foi actualizado assim que chegaram dados adicionais do VGTech, que demonstrou que cometemos um erro e removemos o nosso vídeo. Revisitaremos o jogo e colocaremos uma nova versão assim que possível. No entanto, é na mesma óbvio que Redout tem problemas na Xbox One X cuja performance não é tão fluída quanto na versão PlayStation 4 Pro, o estúdio diz que trabalhará para os melhorar.

"Como relatado por muitos jogadores, ainda existem soluços no rácio de fotogramas onde o jogo não mantém os 60fps e quedas acentuadas abaixo dos 45fps, algo do qual temos conhecimento e lamentamos," continua Di Donato. "Isto acontece com mais frequência quando muitos adversários AI estão presentes, sendo praticamente inexistente nos contra-relógios, corridas a solo ou com poucos adversários. Temos conhecimento destes problemas e trabalharemos neles enquanto for possível.

Original: Por mais poderosa que seja, nem em todos os jogos a Xbox One X consegue vencer, mas esperávamos mais de Redout: Lightspeed Edition. O potencial está lá: a versão PC é excelente, mas é um jogo exigente nas consolas - apenas a versão PlayStation 4 Pro consegue apresentar gameplay consistente a 60fps. De acordo com a lista de jogos X-enhanced da Microsoft, Redout devia correr a 4K na Xbox One X. Não está, mas esse é o menor dos seus problemas.

Actualmente, parece comum Redout prometer em demasia e não cumprir nas consolas. Numa entrevista com a 34BigThings é avançado que a versão Pro corre a 4K checkerboard com as melhores definições do PC e diz que a Xbox One X entregaria 4K nativa com tudo no máximo. É uma ideia entusiasmante tendo em conta o quão linda é a versão PC, mas todas as contagem indicam 1080p na X e Pro. [ACTUALIZAÇÃO: Deixamos os nossos elogios ao VGTech, que confirma uma conversão dinâmica de resolução através de uma selecção diferente de imagens. Como o conversor funciona é algo que vamos averiguar pois mesmo as imagens mais simples nas nossas amostras estão a nativa 1080p.]

Não é necessariamente mau. Num jogo do estilo WipEout/F-Zero como este, o rácio de fotogramas é o mais importante e comparar a experiência inconsistente na PS4 base com a versão fluída da Pro mostra uma clara melhoria, a consola mais poderosa da Sony consegue 60fps quase perfeitos. Em Setembro, a 34BigThings disse-nos que uma actualização 4K checkerboard seria apresentada quando descobrimos 1080p na Pro, mas olhando para o jogo hoje, nada mudou.

Isto leva-nos até à recente actualização da Xbox One X, onde o jogo poderia beneficiar com o maior poder da GPU. A versão Xbox One base apenas consegue 972p nativa com algumas definições inferiorizadas, tais como distância de detalhe inferior comparada com a PS4 base. Mas é no rácio de fotogramas que estão os verdadeiros problemas, a consola da Microsoft corrida a 30fps com problemas no ritmo de fotogramas, uma desilusão. Existe uma genuína melhoria na X que opta por gameplay a 60fps, mas fica aquém da experiência na Pro.

Primeiro, ao invés de correr no equivalente às pré-definições épicas do PC, Redout na Xbox One X parece espantosamente similar à versão Xbox One base, com os mesmos cortes na distância de visão, comparado com as versões PlayStation. A resolução nativa sobe para 1080p e o rácio de fotogramas está desbloqueado, mas em termos de melhorias, é tudo. Apesar das afirmações de 4K, o único aspecto do jogo a ultra HD é o HUD (que está a 1080p na Pro). Redout é na mesma um jogo bonito, os cortes visuais dificilmente serão percebidos no meio das corridas, mas o problema aqui é que, ao contrário da versão Pro, a Xbox One X não consegue manter 60fps consistentes.

Correr o mesmo conteúdo lado a lado com a Pro revela que a consola da Sony tem uma vantagem óbvia na performance. Quedas raras de um fotograma na Pro passam despercebidas, mas temos trepidação que levam o jogo para 50fps ou até para a casa dos 40fps na Xbox One X. Tendo em conta o poder computacional e largura de banda na memória adicionais apresentada pelo Scorpio Engine, é difícil acreditar que Redout sofre com uma performance destas, especialmente quando a combinas com os ligeiros cortes visuais.

Redout na Pro tem a vantagem em termos visuais e consegue manter melhor os 60fps, a Xbox One X fica aquém nos dois aspectos. Já vimos jogos na X a bater as versões Pro com a maior das facilidades, ou apresentar várias melhorias sem afectar o rácio de fotogramas. Já vimos jogos igualar a performance e aumentar a resolução e apresentar mais funcionalidades visuais. Pelo outro lado, já vimos jogos Xbox One X a forçar tanto a resolução que a performance sofre quando comparada com a versão Pro. No entanto, Redout é o primeiro jogo X Enhanced que vimos que reduz as funcionalidades visuais comparado com a Pro e sem oferecer qualquer vantagem na resolução - até consegue uma performance pior. Esperamos que o estúdio actualize o jogo pois actualmente, a versão Xbox One X é uma desilusão.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Redout

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor

David Bierton

Contributor

Comentários