Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PUBG na Xbox permite-te aceder ao ecrã de definições do PC

O que significa este ecrã?

PlayerUnknown's Battlegrounds na Xbox One continua a ser fonte de descobertas fascinantes, incluindo a adição de um ecrã de definições ao estilo do de um PC que mostra a resolução e as opções dos gráficos. O menu em si mesmo não funciona mas sugere que a versão do jogo na Xbox One normal corre a 1080p, as definições mais baixas do PC. Por sua vez, aceder a este menu na Xbox One X dá-te uma experiência diferente, com uma resolução de 4K e os gráficos na opção média. Mas será esta uma representação precisa dos visuais do jogo? Fomos descobrir.

A existência do menu veio ao de cima através dos fóruns ResetEra, revelando que, ao ligares um teclado à consola e premires 'O', podes abrir o menu em questão. Contudo, indo mais longe, podemos confirmar que outras funções do teclado se encontram activas, incluindo movimento WASD e a habilidade de aceder a itens específicos ao premires um único botão. Aqueles que estavam à espera de controlos de teclado e ratos completos ficarão desiludidos - nenhum dos nossos ratos funcionou de todo na versão consola do jogo. Para além de suporte USB, é o estado das definições da consola que nos causa preocupações. Para além dos seus problemas a nível de framerate, serão os gráficos mais baixos da versão PC o melhor que PUBG consegue fazer na Xbox One?

Na análise da performance publicada ontem, confirmámos a existência das resoluções Full HD nativo e Ultra HD nas versões Xbox One e Xbox One X, respectivamente - vai de encontro à informação encontrada neste menu. Todavia, pela nossa experiência, a maior parte dos ports para consolas contêm uma selecção de definições dentro de uma vaga de presets disponíveis, com o objectivo de atingir um maior equilíbrio entre qualidade visual e performance. PUBG segue os mesmos princípios até determinado ponto, mas com resultados mistos.

O ecrã das definições na Xbox One. As opções não são ajustáveis e, apesar do parâmetro da resolução estar correcto, o preset de qualidade não é inteiramente equivalente com o PC. Clica na imagem para veres melhor.

Primeiro, iremos debruçarmo-nos sobre a versão da Xbox normal. Elementos da sua apresentação são muito semelhantes ao preset de qualidade baixa mas, para o bem e para o mal, foram feitos alguns ajustes ao jogo para o PC, pelo que não é uma correspondência exacta. Anti-aliasing está presente, para além de ambient occlusion - algo que não encontras na experiência PC com as definições mais fracas. As texturas foram também ligeiramente melhoradas na Xbox One, mesmo que a sua apresentação esteja ainda a léguas do que seria ideal. A inclusão do desfoque AA contribui também para a falta de claridade em algumas superfícies, especialmente de uma perspectiva mais afastada.

De forma geral, é melhor que a versão mais fraca do PC, apenas com um punhado de excepções: a distância de horizonte tem uma clara vantagem na versão PC, e a profundidade de campo é inexistente. As edições de consola de jogos multi-plataforma contêm, por norma, uma selecção de definições médias ou altas, pelo que a apresentação de PUBG na Xbox One continua a estar muito aquém das expectativas.

Passando agora para a Xbox One X, poderás encontrar imensas semelhanças com a qualidade média da versão PC; com algumas variações. Novamente, a consola tem uma vantagem no que diz respeito à qualidade das texturas e notámos, também, uma claridade adicional que supomos ser resultado de um ajuste ao anti-aliasing (se bem que pode estar apenas relacionado com a variação da hora do dia - foi impossível recriar as mesmas condições no PC e na consola). A distância do horizonte continua a não ser a ideal, quase equivalente à opção mais fraca da versão PC mas, ainda assim, uma melhoria face à Xbox One normal.

Xbox One X
PC 4K Medium
Xbox One
PC 1080p Very Low
A distância de visualização é o foco desta imagem. Aqui, os detalhes que consegues ver na Xbox One X não conseguem acompanhar os da versão PC correndo nas definições médias, sendo que os da Xbox One standard são ainda mais fracos em relação ao preset mais baixo do PC. Não conseguimos recriar a mesma altura do dia nas plataformas, pelo que obter resultados a respeito da qualidade das sombras não é fácil.
Xbox One X
PC 4K Medium
Xbox One
PC 1080p Very Low
PC e Xbox One X possuem uma aparência semelhante nestas imagens de folhagem. Contudo, a Xbox One reduziu a distância do horizonte da folhagem mesmo quando comparada com o PC nas definições mais fracas. A imagem está também uma nada mais desfocada, possivelmente devido à inclusão de anti-aliasing.
Xbox One X
PC 4K Medium
Xbox One
PC 1080p Very Low
Xbox One X tem texturas de terra francamente superiores nesta cena, se compararmos com um PC a correr nas definições médias. No que diz respeito à Xbox normal, a qualidade das texturas varia - às vezes é melhor que um PC nas definições mais baixas, por vezes é pior. Contudo, possui ambient occlusion, algo que não está presente no PC.
Xbox One X
PC 4K Medium
Xbox One
PC 1080p Very Low
A Xbox One X mostra, novamente, uma qualidade de texturas superior aqui, sendo que o uso de uma variação no anti-aliasing pode explicar o look mais limpo da imagem. Tal como no caso anterior, existe uma variação significativa entre a qualidade das texturas da Xbox One e do PC com os gráficos mais baixos. Texturas que se encontram próximas estão claramente mais refinadas quando comparadas com aquelas que as que se encontram mais afastadas - possivelmente resultado das diferenças do anti-aliasing.
Xbox One X
PC 4K Medium
Xbox One
PC 1080p Very Low
Sim, o ecrã de opções é também um ponto de comparação deveras interessante, nomeadamente na variação da qualidade do campo de profundidade entre as nossas cobaias e a sua omissão na Xbox One.

É um cenário extremamente caricato - o ecrã de opções parece a ressaca do processo de converter o jogo para PC em vez de um guia do que as consolas estão a transmitir. Provavelmente, devemos considerar estes dados como o ponto inicial da produção do jogo antes que ajustes fossem realizados para cada uma das plataformas. A Xbox One X é, na sua maioria, uma correspondência ao preset médio do PC mas existem, ainda assim, imensas diferenças do lado Xbox. São essencialmente melhorias, felizmente, mas não deixa de ser uma desilusão que, apesar de certas áreas terem sido trabalhadas, a Xbox One consegue ser uma experiência abaixo da versão mais fraca do PC noutras áreas.

Ao compararmos as duas consolas, a distância do horizonte parece ter sido o principal problema para os produtores, precisando de ajustes. Os 5GB de memória disponíveis na Xbox One e os 9 GB na Xbox One X foram, até certo ponto, bem aproveitados; com isto dito, a apresentação geral continua a ser pouco polida neste aspecto: as texturas do PC em modo Ultra são uma melhoria clara em comparação àquilo que a X pode fazer, apesar da quantidade de RAM que possui.

A presença de suporte para teclado - e, por extensão, o acesso a este menu de opções - é o resultado da natureza early access do jogo e que será possivelmente removida num update futuro. O facto dos utilizadores poderem aceder a estas opções sugere que a versão Xbox de PUBG ainda se encontra nos seus primórdios, dando-nos esperança de que possa ser melhorada de forma significativa. Da nossa perspectiva, existe ainda muito trabalho a fazer para colocar PUBG num estado decente, com performance mais estável e uma resposta mais precisa dos controlos alguns dos parâmetros a precisarem de atenção séria. Fazemos fisgas para que estas melhorias tão necessárias não demorem muito a chegar à Xbox.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Playerunknown's Battlegrounds

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários