Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Vanquish PC é mesmo muito bom

Resoluções superiores e melhor rácio de fotogramas tornam este clássico ainda melhor.

De todos os jogos no catálogo da Platinum Games, Vanquish era o jogo que mais queríamos ver numa nova versão. Mesmo agora, o jogo de acção na terceira pessoa de Shinji Mikami é um dos mais profundos shooters jamais feitos mas os limites da PlayStation 3 e da Xbox 360 preveniram-no de alcançar o seu pleno potencial. Sete anos depois, a versão PC liberta-o das amarras tecnológicos - o resultado é magnífico.

Vanquish era um jogo instável nas plataformas originais. Os rácios de fotogramas desciam de 30fps na maioria das batalhas e nunca se sentia suave. Além disso, a resolução 1024x720 usada pelo jogo afectava os visuais detalhados e a sensação de escala. De várias formas, a constituição tecnológica das consolas de anterior geração parece contrariar o design do próprio jogo. Merecia melhor.

Ao lançar o jogo no PC, a Platinum é capaz de realizar o jogo em todo o seu potencial. A promessa de rácios de fotogramas desbloqueados e resoluções super elevadas transformam Vanquish. A capacidade para correr a 60fps - ou superior - é bem-vinda. No entanto, as melhorias visuais são mais interessantes do que seria de esperar.

As primeiras impressões sugerem um jogo com arte remasterizada numa resolução superior - existe até uma opção high para texturas - mas na realidade, isso não parece ser o caso. As texturas são frequentemente pequenas mas as superfícies são afiadas mesmo na PS3. A baixa resolução do jogo combinada com um filtro de texturas de baixa qualidade nunca permitiria apreciar todo o detalhe já presente no jogo.

Tudo o que precisas saber da versão PC de Vanquish e uma comparação com os originais.Ver no Youtube

Olhando para as duas versões, a sensação geral é que a versão PC remover a camada de vaselina, revelando a verdadeira qualidade dos materiais originais - mas isto não significa que não existem melhorias genuínas. A Platinum adicional oclusão ambiental, bem-vinda mas que não é a implementação mais impressionante que já vimos. Gostamos da capacidade de remover o LODs, significando que não existe pop-in de geometria ou texturas quando são apresentados os modelos de maior qualidade. Também agradecemos a introdução de motion blur de maior qualidade.

As maiores melhorias estão nas sombras - é possível aumentar imenso a resolução das sombras no PC apesar das sombras em si serem renderizadas de forma diferente. A implementação das consolas tem um filtro pesado que ajuda a esconder os artefactos, no PC as sombras são nítidas, significando que se não corres no máximo, existem artefactos.

A anti-aliaing é talvez a melhoria mais fraca aqui - tens várias formas do que chama de 'Edge AA', mas não parece ser multi-sampling. FXAA padrão está presente e parece ser a melhor opção. Não existe muito por onde escolher aqui e talvez se deva ao motor. Apesar de Vanquish ser baseado até certo ponto no código de Bayonetta, a equipa mudou para um renderizador diferido neste jogo, o que apresenta problemas com multi-sampling anti-aliasing.

Existem várias opções extra disponíveis fora do menu, que te podem interessar. Usando a funcionalidade Set Launch do Steam, podes usar um par de linhas de comando -Unlockaspectratio permite correr a imagem fora de uma janela 16:9 - útil para monitores ultra-wide. O comando -fov permite ajustar o campo de visão de 40 para 120.

PC
PlayStation 3
A versão PC apresenta vários refinamentos na qualidade de imagem. Parece remover a camada de vaselina dos originais.
PC
PlayStation 3
Ao desactivar os LODs no PC, as cenas parecem ganhar uma maior qualidade geral.
PC
PlayStation 3
As texturas são mais nítidas no PC.
PC
PlayStation 3
A resolução das sombras também está muito melhor no PC.

Vanquish permanece um jogo do seu tempo, recorrendo fortemente a cenas pré-renderizadas ao invés de cenas em tempo real como Bayonetta. Isto significa que temos vídeos de menor resolução a 30fps para contar a narrativa. Felizmente, no PC, os bens parecer ser de maior qualidade. Os ficheiros de vídeo foram guardados com o formato CRI Sofdec em resoluções superiores às das consolas - isto inclui estranhas resoluções como 1920x1191. O que importa é que são mais nítidos do que nas consolas.

Claro que isto revela algo sobre o tamanho do jogo - exige mais de 18GB para instalar mas apenas 2.45GB são o jogo em si. O resto é vídeo - 16GB de sequências FMV. Fora das cutscenes, Vanquish brilha no PC devido à resolução superior. As cenas foram desenhadas para conferir uma sensação de escala mas a baixa resolução do original limitava o seu impacto. A resolução superior também te permite avaliar mais facilmente o campo de batalha e decidir como atacar.

Então que tipo de PC precisas para correr o jogo? Bayonetta foi uma delícia pois podias correr o jogo a 1080p60 com máquinas modestas. Vanquish é uma besta diferente. Nos momentos mais intensos, um Core i5 pode chegar aos 70% de utilização, mas é mesmo a GPU o maior factor limitador. Usar uma modesta GTX 750 Ti a 1080p temos 30-40fps. Ajustar as sombras e oclusão ambiental para normal sobe isto para 50-60.

Depois tentamos a GTX 1050 da Nvidia - gráfica moderna que custa €130. Maximizado, o gameplay corre na maioria a 60fps, mas as explosões que preenchem o ecrã durante as boss battles causam fortes quedas. Ajustar as sombras e oclusão ambiental também ajuda - as restantes definições pouco afectam a performance.

Anti-Aliasing Disabled
Edge AA 4x
FXAA
Existem três opções anti-aliasing, a FXAA é a mais eficaz
High Preset
Normal Preset
Low Preset
Eis um olhar às diferentes pré-definições disponíveis.
High Shadows
Normal Shadows
Low Shadows
A resolução das sombras tem um grande impacto na performance mas opção mais fraca é muito feia.
PC FMV
PS3 FMV
A verão PC apresenta sequências FMV de maior qualidade.

Passando para a adorada GTX 970 temos um salto incrível na performance. Terás 1080p a 90fps no mínimo, e podes bloquear a 60fps a 1440p se quiseres - vale a pena mesmo para quem joga em ecrãs full HD pois a AA super-sampling é a melhor forma de ter a melhor qualidade de imagem.

Passando para a GTX 980 Ti e a GTX 1070, temos gameplay a 4K nativa e a 60fps com todas as definições activadas. A performance é muito estável e o aspecto é nítido. Existem ocasionais quedas mas no geral, a performance é muito estável.

Vanquish é um jogo mais exigente do que Bayonetta e precisa de um PC de média gama para correr a 60fps estáveis. Hardware da Nvidia parece melhor adequado para o jogo do que o da AMD - testamos uma RX 480 e R9 Fury X. A RX 480 corre muito bem a 1080p mas a performance a 1440p não é tão sólida quanto a GTX 970. A Fury X opera com um rácio de fotogramas ligeiramente inferior ao da GTX 980 Ti e GTX 1070 a 4K - 45fps numa boss battle vs 60fps na gráfica Nvidia. Esperamos ver melhorias no futuro.

Vanquish é elevado a um novo nível no PC. As versões originais não se aguentam bem nos dias de hoje, devido à fraca performance e pobre qualidade de imagem, mas no PC podes ultrapassar isso facilmente. O jogo tem um aspecto muito bom e corre muito bem. Um genuíno clássico da anterior geração transformado no PC e recomendados o jogo.

Read this next