Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - The Witcher 3 na PS4 Pro entrega uma experiência 4K de topo?

A performance é melhor ou pior que a da PS4 base?

A actualização PlayStation 4 Pro para The Witcher 3 chegou esta semana, apresentando finalmente o desejado suporte 4K e o que é descrito pela CD Projekt RED como uma pequena melhoria na performance. É uma actualização pequena - cerca de 100MB - mas o impacto é enorme para os donos da Pro. Até que ponto temos 4K, como se compara com a versão na PS4 base e o que recebe quem joga num ecrã 1080p? Como se compara com o PC maximizado?

Podemos confirmar as nossas primeiras impressões - tens uma imagem 2160p na Pro, conseguida através de checkerboarding. Tecnicamente, a consola renderiza metade do número de pixeis comparado com uma imagem 4K nativa - basicamente 1920x2160. A resolução horizontal foi cortada e o resultado é um pouco menos nítido do que seria de esperar de 4K nativa. No entanto, a técnica checkerboarding na Pro tenta mitigar a perda de qualidade usando informação do fotograma anterior - numa imagem parada, cria uma ilusão respeitável de 3840x2160.

O fim justifica os meios e a Pro está mais nítida e mais limpa do que a PS4 base a 1080p nativa - o único senão está no motion blur que foi desactivado. Isto afecta um pouco a integridade da imagem e torna-se perceptível em arestas de alto contraste. O downsampling para 1080p na Pro é muito boa; de tal forma que a PS4 base deixa a desejar em termos de anti-aliasing e folhagem se as comparares. Quer jogues a 1080p ou a 4K, desfrutas de melhor imagem e as melhorias visuais também se aplicam ao modo 1080p.

Cover image for YouTube video[4K] The Witcher 3: PS4 Pro Analysis, PC Comparisons + Frame-Rate Tests!
Eis The Witcher 3 na PlayStation 4 Pro após a actualização e comparado com as versões PS4 base e PC.

Vale a pena realçar as melhorias visuais na Pro. Primeiro, a oclusão ambiental foi melhorada. Na PS4 base tens oclusão ambiental screen-space, uma versão primitiva onde podes ver brilho na relva durante cutscenes. No lançamento, o PC oferecia alternativas melhores, tais como oclusão ambiental por horizonte - mais refinada, sem brilho. É o que tens agora na Pro com a actualização: a HBAO do PC, criando sombras mais subtis e realistas.

À primeira vista, poderás pensar que a oclusão ambiental foi inferiorizada na Pro - mas parece temos uma forma mais taxativa, de maior resolução, presente. É uma agradável surpresa a Pro não só ter o dobro dos pixeis e estar mais limpa, juntamente com a oclusão ambiental da maior qualidade que tens no PC. Outra boa melhoria na Pro está no filtro de texturas. A PS4 base e a Xbox One deixam a desejar perante o filtro anisotrópico de 16x no PC, na Pro simplesmente não ficaria bem a 4K e com uma definição tão baixa. A CDPR fez o mais acertado e tens algo ao nível de 16x AF no PC.

Como podes ver nas galerias em baixo, as distâncias de visão estão iguais às da PS4 base - as sombras desaparecem no mesmo instante e a sua resolução é idêntica. Se passarmos para as áreas mais detalhadas no centro de Novigrad, os objectivos desaparecem à mesma distância. Entre a PS4 e a Pro, não tens um salto monumental nas definições e toda a largura de banda e velocidade extras da GPU foram usadas para alcançar uma resolução superior. A questão agora é: até que ponto se compara com o PC no máximo?

PC
PlayStation 4 Pro 4K
Como se compara o jogo na Pro com o PC a 4K no máximo? Fica sem algumas das melhores definições, enquanto a distância de visão, qualidade da água estão inferiores na consola da Sony.
PC
PlayStation 4 Pro 4K
Temos melhores texturas. Olha para o chão aqui, a Pro corre com assets de menor qualidade, apesar de melhorias no filtro de texturas.
PC
PlayStation 4 Pro 4K
HairWorks da Nvidia permanece um extra curioso e taxativo do PC, a PS4 Pro nem tenta ter isso.
PC
PlayStation 4 Pro 4K
Chegar a 4K via checkerboarding demonstra os limites da Pro ao lado do PC a 4K nativa. Detalhe especular no peito de Geralt está mais nítido a verdadeira 3840x2160.
PC
PlayStation 4 Pro 4K
A oclusão ambiental na Pro está diferente da melhor definição no PC.

Com uma máquina poderosa, o PC poderá apresentar muitos benefícios - sem checkerboarding, existe uma grande diferença na nitidez, comparado com a apresentação 4K nativa. A qualidade de imagem sai beneficiada, mas a imagem na PS4 Pro é na mesma espantosa, tendo em conta o poder GPU limitado. No entanto, as restrições na memória da Pro não permitem melhorias na qualidade de texturas - onde o PC brilha. Além disso, a resolução das sombras, distância de visão e densidade de folhagem mostram o PC como a versão ideal. Talvez seja para o melhor mas não temos a HairWorks da Nvidia na Pro, que afecta a performance a 4K mesmo nas melhores gráficas. Todas estes extras ficam de fora e ficas a pensar se algum deles chegará à Xbox One X. Teremos de esperar para ver, mas por enquanto, a PS4 Pro é a versão de consola com melhor aspecto, de longe, mesmo que deixe a desejar comparado com o PC no seu melhor.

Como sempre, tudo tem o seu custo - estas melhorias afectam a performance. Não o afecta em demasia, a Pro opera a 30fps na maioria do tempo. No entanto, áreas exigentes repletas de efeitos alpha correm pior na Pro. Olhando para o teste em Crookbag Bog, temos até 5fps de diferença - 25fps versus 30fps na Ps4 base. Correr por pântanos pesados em alpha, a Pro tem problemas para correr com o dobro dos pixeis da PS4. O resultado é uma diferença consistente, mesmo no centro da cidade, continua a correr a 25fps.

É preocupante pois antes da actualização, esta área corria de forma fluída em todas as máquinas PS4, o modo Boost da Pro suavizava ainda mais os problemas - agora demos um passo para trás. Outra frustração aqui é que não há forma de evitar as quedas na Pro ao passar para modo 1080p. Tendo em conta que aplica super-sampling de 2160p com os mesmos efeitos, a carga de renderização é a mesma. Correr a 1080p dá-te os mesmos 25fps que no modo 4K, criando uma grande diferença na performance comparada com a PS4 base. É o preço da resolução e efeitos superiores, mas apenas as cenas mais exigentes revelam isto.

PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4 Pro 1080p
PlayStation 4
The Witcher 3 recebeu suporte para a PS4 Pro, subindo a resolução para 2160p via checkerboarding em modo 4K. Felizmente, a super-sampling está presente - significando melhorias para ecrãs 1080p.
PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4
A imagem também é mais nítida nas cutscenes.
PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4
Tens melhor filtro de texturas na Pro. A textura ali no chão está mais limpa, digna de um ecrã 4K.
PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4
Em outras áreas, a PS4 e a Pro estão absolutamente iguais
PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4
Modelos de personagens, texturas e efeitos estão iguais aos da PS4.
PlayStation 4 Pro 1080p
PlayStation 4
Imagem comparativa entre a Pro e a PS4 base a 1080p - nativa 1080p. A diferença na anti-aliasing e filtro de texturas fica mais óbvia.

Mas existe um lado bom a respeito da performance: áreas intensivas para a CPU como Novigrad correm melhor na Pro. A PS4 base tende a soluçar, estas áreas mais exigentes forçam-no a correr a 25fps. Muitos objectos num só local e mais que são carregados ao correr fazem com que seja fácil acontecer soluços, mas a Pro safa-se com 30fps suaves. Faz sentido, os núcleos Jaguar mais rápidos da Pro terão mais facilidade nestas tarefas e renderizar numa resolução superior não tem impacto.

É uma espada de dois bicos. As áreas que desafiam a largura de banda na GPU puxam a Pro para meios 20s, mas a performance foi suavizada em áreas onde acreditamos que a CPU se torna num factor limitador na PS4 base. O resto do jogo permanece inalterado, basicamente é a mesma experiência 30fps que conheces, mas com o potencial para sofrer menos soluços no streaming a correr na Pro.

No geral, podemos dizer que o suporte PS4 Pro de The Witcher 3 é um sucesso. Sim, a performance não está totalmente melhorada, mas existe muito para te deixar contente: os visuais foram melhorados e quem joga numa HDTV terá uma boa imagem. O momento escolhido para a actualização levanta suspeitas - as actualizações PS4 Pro e Xbox One X foram desenvolvidas ao mesmo tempo, sendo um exemplo de como a chegada da nova consola da Microsoft é uma boa notícia para a Sony. Quanto mais máquinas 4K existirem no mercado, maior suporte ambas vão receber. O que fará a CDPR na Xbox One X ainda é desconhecido, mas estaremos de volta a The Witcher 3 quando chegar a nova consola da Microsoft.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários