Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Suporte PS4 Pro em Prey é bem-vindo mas os soluços não

A experiência PlayStation ficou comprometida ao tentar resolver a latência nos comandos.

Passaram semanas desde o lançamento de Prey e tornou-se num dos nossos favoritos do ano - pelo menos no PC. Tens uma experiência sólida o suficiente na Xbox One, mas na PS4 existem vários problemas. O jogo foi lançado com uma séria latência nos comandos, tempos de carregamento longos e sem suporte PS4 Pro - apesar de o referir na caixa. Com a chegada da versão 1.04, foram finalmente adicionadas funcionalidades Pro, mas as tentativas da Arkane Austin em melhorar a latência dos controlos poderá ter piorado o jogo.

Primeiro, vamos falar das melhorias da Pro. A má notícia é que o jogo permanece a 1080p, mas a qualidade visual melhorou. Reflexos screen-space - anteriormente exclusivos do PC - estão disponíveis na Pro e com um aspecto excelente, enquanto as sombras dinâmicas surgem numa melhor resolução, apesar do pop-in destes elementos continuar a espantar.

O filtro anisotrópico foi melhorado de 4x para 16x, permitindo detalhe mais nítido à distância em elementos como texturas no chão. A adicional memória de 512MB disponível é usada para eliminar o ocasional pop-in de texturas que tens na PS4 normal, enquanto as fontes dinâmicas de luz são agora visíveis a uma maior distância. Não muda radicalmente o aspecto do jogo mas a apresentação geral fica mais refinada e mais perto da versão PC a 1080p. Seria bom ter suporte para uma resolução superior mas é bom ver que foi melhorado.

Análise a Prey após a actualização 1.04.Ver no Youtube

Infelizmente, foi introduzido um novo problema nas duas consolas PlayStation - problema esse que surgiu na v1.02 e compromete um dos aspectos mais impressionantes do jogo, a sua consistência e fluidez em movimento. Pelo outro lado, a latência dos controlos foi corrigida - o jogo tem uma resposta melhor agora - mas a contra-partida é que o jogo está uma trapalhada em movimento. Além do mau ritmo de fotogramas, o jogo soluça imenso e o problema é severo.

É o pior caso de fotogramas irregulares que já vimos, dando a ilusão de um rácio de fotogramas muito inferior. Além disso, como o jogo usa v-sync adaptável, existe uma grande quantidade de fotogramas quebrados no topo da imagem em todas as cenas. A sensação de jogar Prey já não é suave. A correcção à latência nos comandos é a culpada disto. O que foi ajustado piorou.

É mesmo pena, pois escolher entre latência dos comandos e rácio de fotogramas fraco não é algo sobre o qual se deva escolher sequer, é algo com o qual os jogadores Xbox One nem se preocupam. Prey é suave e tem boa resposta na Xbox One, tal como no lançamento. Mais do que isso, nós aplaudimos o nível de performance nas consolas e quando vimos a demo na PS4, o problema na latência dos comandos teve um impacto tremendamente negativo neste aspecto do jogo.

PlayStation 4
PlayStation 4 Pro
Prey inclui agora suporte para a PS4 Pro, apresentando refinamentos ao nível do PC.
PlayStation 4
PlayStation 4 Pro
A Pro consegue melhor streaming de texturas, evitando alguns problemas visíveis na PS4 base.
PlayStation 4
PlayStation 4 Pro
A Pro tem agora um filtro anisotrópico 16x - uma grande melhoria sobre os 4x que tens na PS4 base.
PlayStation 4
PlayStation 4 Pro
A PS4 Pro consegue agora mais luzes dinâmicas - visíveis a uma distância maior.

Esta actualização introduziu outros erros. Reparamos que a versão PS4 recebeu um corte no campo de visão e não entendemos porquê - não existe opção para ajustar isto e recarregar o jogo reinicia a apresentação para o aspecto correcto. Eventualmente descobrimos: o campo de visão do jogo é reduzido após aceder ao inventário e ficas assim até o próximo mapa ser carregado. Isto acontece na PS4, na PS4 Pro e infelizmente, também acontece na Xbox One. Felizmente, não acontece no PC.

A versão PC continua a ser de longe a melhor foram de jogar Prey, seguida pela Xbox One - opera numa resolução inferior mas tem melhor fluidez. A versão PS4 é agora comparável na resposta dos controlos mas além dos problemas de performance, alguns ainda se queixam de falhas na resposta quando a zona morta é muito pequena. Não tivemos problemas destes mas existem muitos relatos por aí que sugerem não ter sido resolvido.

Na PS4 é um caso de dois passos em frente e um atrás. O suporte Pro não é revolucionário mas adiciona refinamentos ao nível do PC na sua experiência 30fps, enquanto a resposta dos controlos ficou melhor nas duas consolas Sony. No entanto, a trepidação quase constante e o screen-tearing extra são um preço muito elevado para pagar por controlos com melhor resposta - não é aceitável, e no mínimo, os jogadores PlayStation merecem algo igual ao que encontramos na versão Xbox One.

Read this next