Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry: Paladins testado na PS4, Pro e Xbox One

Tal como no PC, temos 4K na Pro, e uma performance espantosa em todos os sistemas.

Relembrando imenso Overwatch da Blizzard, Paladins: Champions of the Realm da Hi-Rez Studios chegou em formato de beta aberta à PlayStation 4, Pro e Xbox One, após uma versão PC que evoluiu gradualmente desde 2015. A estética colorida, personagens, música e até o HUD reflectem muitas das escolhas do shooter da Blizzard, mas em termos de execução, Paladins é na mesma uma das melhores alternativas que já vimos. Desenvolvido por uma equipa talentosa responsável por jogos como Smite, emprega o Unreal Engine 3 com físicas havok para alcançar visuais atractivos a 60fps em todas as plataformas.

As comparações visuais são fáceis e directas: a PS4 e Xbox One correm no equivalente às melhores definições gráficas do PC, o que inclui detalhe do cenário, sombras, texturas, partículas e shaders no máximo da qualidade. Não existem diferenças ente elas, mas é preciso ter em conta que Paladins não quer oferecer tecnologia visual de topo. Começou como um jogo PC que procura a maior audiência possível, o que significa definições visuais que correm a 1080p60 mesmo nas gráficas mais baratas. É por isso que não existem compromissos na PS4 e Xbox One. Também existe um efeito halo exagerado nas lâmpadas da PS4, mas de resto, modelos de personagens, filtro de texturas - é tudo idêntico ao PC.

A única diferença entre a PS4, Xbox One e PC diz respeito ao polimento. O multijogador não tem problemas, mas o modo Tutorial e Practice na PS4 parecem ter um problema em que a IA não funciona correctamente, resultando em glitches nos movimentos - ou nenhum movimento sequer. Sem surpresa, este problema surge na PS4 Pro. Paladins está em fase de beta aberta, por isso devemos esperar correcções antes da versão final.

A Hi-Rez emprega resolução dinâmica para assegurar uma performance sólida. Assim que temos muitos efeitos alpha, a PS4 e Xbox One dão prioridade aos 60fps sobre a qualidade de imagel: ao invés de perder um fotograma, a resolução desce de forma dinâmica. É algo que apenas notamos na Xbox One, que pode descer para 1728x972 - queda de 10% em cada eixo, assim que entras em batalhas caóticas com muitos efeitos. Também são possíveis outros números, mas esse é o menor que encontramos. Tal como em Overwatch, o jogo é rápido e as quedas são difíceis de ver. A Hi-Rez Studios tomou a decisão certa ao dar prioridade à fluidez da experiência e em movimento, as quedas passam despercebidas.

Cover image for YouTube video[4K] Paladins PS4/ PS4 Pro vs Xbox One vs PC - Graphics Comparison + Frame-Rate Test
Eis Paladins nas consolas. Este é um vídeo 4K, para que vejas a versão PS4 Pro a correr no seu melhor.

Durante gameplay, Paladins corre a 60fps e somente durante as repetições é que sofre com quedas, o rácio de fotogramas pode ir para 40fps na PS4. Curiosamente, a Xbox One quase nem tem problemas. Também é estranho não existir relação entre a intensidade dos efeitos e estas quedas na PS4. Todas as consolas conseguem 60fps sólidos onde importa - gameplay controlada - mas a inconsistência das repetições na PS4 é algo que precisa ser optimizado ou um bug.

Paladins na PS4 Pro é uma experiência agridoce. Se colocares o jogo a 4K tens isso mesmo: uma imagem 4K nativa com resolução dinâmica, desce em momentos de maior stress. A resolução mais baixa que encontramos foi 3264x1836, uma queda de 85% em cada eixo. Nada mau e o conversor de resolução não é agressivo - a maioria das contagens foi de 4K nativa.

É uma bela actualização na PS4 Pro. A contra-partida é que não existem melhorias gráficas; é o mesmo jogo em termos visuais, mas agora a 4K. Talvez seja esperado tendo em conta que já alcançamos o topo das definições PC, mas a subida na resolução deve chegar para satisfazer a maioria dos jogadores PS4 Pro.

Paladins faz um esforço maior do que Overwatch, onde o melhor é mesmo HUDs a 4K, e um salto na qualidade do filtro de texturas. Pode ser o menos conhecido dos dois, mas Paladins faz um esforço muito maior pelos jogadores PS4 Pro. O lado mau do suporte Pro da Hi-Rez está para quem tem ecrãs 1080p - não existe down-sampling, significando que a experiência é essencialmente idêntica à da PS4 base.

Não devia ser assim. Paladins corre de forma brilhante mesmo em PCs modestos, e devíamos ter mais. Testamos Paladins num processador Pentium G4560 com uma GTX 1050 com 2GB VRAM a velocidade normal, que facilmente corre o jogo a 1080p, maximizado e 4x anti-aliasing. É uma máquina modesta e nem usamos a versão Ti da gráfica, conseguimos facilmente 1080p60 - por vezes com apenas 50% do uso da GPU. O jogo está feito para correr em PCs de baixa gama, ninguém é abandonado. Mas deixa-te a pensar no poder não aproveitado numa consola como a PS4 Pro - com uma GPU muito mais poderosa.

Quem tem um ecrã 4K não sofre com este problema e é encorajador ver outro jogo Ultra HD na Pro, a 60fps. Tendo em conta a PS4 base e a Xbox One, é bom ter 60fps como prioridade - como deveria ser. Paladins pode ter uma enorme montanha para escalar ao confrontar um fenómeno da indústria como Overwatch, mas a nível técnico, o jogo foi bem convertido para todas as máquinas, e com melhor suporte para 4K a PS4 Pro do que o jogo da Blizzard. É rápido, divertido e gratuito. Passamos um bom tempo com ele e recomendamos que pelo menos experimentes Paladins.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Awaiting cover image

Paladins: Champions of the Realm

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários