Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry: Knack 2 oferece mais aos jogadores na PS4 Pro

Checkerboarding para ecrãs 4K, modo para rácio de fotogramas superior - e mais.

O primeiro Knack foi o primeiro jogo apresentado na PlayStation 4 pré-lançamento, Mark Cerny, director do jogo, também foi o principal arquitecto da consola. Em entrevistas, Cerny descreveu Knack como um projecto de pequena escala, apesar de muitos esperarem que fosse uma demonstração da tecnologia na nova consola. No entanto, a chegada da sequela representa uma oportunidade interessante para Cerny e a sua equipa na Studio Japan: sem a pressão do lançamento de ma consola, Knack 2 dá aos programadores tempo para mostrar o jogo que querem desenvolver.

Muito mudou desde a chegada de Knack, a chegada da PlayStation 4 Pro, por exemplo - outro projecto de Cerny - que oferece a possibilidade de um jogo desenhado para tirar total proveito da consola mais poderosa. Isto é apresentado através da escolha ao jogador - Knack 2 oferece várias formas de jogar e duas opções para a resolução, vários modos de rácio de fotogramas e suporte HDR.

Knack 2 na Pro começa com o modo de alta resolução, o jogo corre a 3200x1800 via checkerboard. Esta é uma funcionalidade crucial na Pro - e um foco dos esforços de Cerny no desenvolvimento da consola - não surpreende que Knack 2 a use. Apesar de não ser nativa 4K, a qualidade de imagem é nítida e limpa, funciona bem com a arte do jogo.

Os jogadores na Pro também beneficiam de um modo de rácio de fotogramas superior, que baixa a resolução para 1080p para maximizar a performance. No papel, uma queda de 1800p para 1080p não é apelativa, mas a qualidade de imagem está boa na mesma graças à soberba anti-aliasing temporal. O perfil de performance de Knack varia de acordo com o modo, mas é esta opção que te coloca perto dos 60fps quase fixos - uma grande melhoria sobre o primeiro jogo na Pro.

Cover image for YouTube video[4K] Knack 2: PS4 vs PS4 Pro - The Complete Analysis!
Knack 2 a correr na PS4 e na Pro - ficamos surpreendidos com as opções visuais.

Existem mais boas notícias para jogares na Pro: ambos os modos estão disponíveis para qualquer ecrã. Se ainda jogas num ecrã 1080p, beneficiarás com super-sampling ou melhor performance. Para quem joga na PS4 Amadora, se preferires chamar assim, o jogo corre a 1080p, mas não significa que esteja igual ao modo de alta performance da Pro. Mapas de sombras com maior resolução estão presentes na Pro, juntamente com melhorias na oclusão ambiental.

No geral, os visuais são geralmente iguais e é um jogo com bom aspecto, muito acima do primeiro. Existe uma maior variedade no gameplay ao ponto dos primeiros três níveis terem um aspecto e sensações únicos, enquanto avanças de ckeckpoint em checkpoint. Comparado com o design repetitivo do original, Knack 2 é uma lufada de ar fresco.

Além disso, motion blur por objectos está presente, juntamente com uma grande quantidade de geometria nos cenários, muitas partes detalhadas em movimento e uma bela selecção de ângulos de câmara que contribuem para um grande gameplay. As melhorias no motor e na arte são muito bem-vindas.

A grande melhoria está na performance. Criticámos o original pelo rácio de fotogramas livre, que resultou numa experiência inconstante. Tudo muda em Knack 2: o jogo apresenta a opção para bloquear a 30fps. Não é a opção pré-definida mas quem prefere a consistência, é uma vitória.

PS4 Pro High Resolution
PlayStation 4
Knack 2 a correr a 3200x1800 via comparado com a PS4 base.
PS4 Pro High Resolution
PlayStation 4
Vê as diferenças nas sombras e na oclusão ambiental. A PS4 Pro consegue apresentar mais detalhes.
PS4 Pro High Resolution
PlayStation 4
As rochas à esquerda revelam que as duas consolas processam a oclusão ambiental de forma diferente..
Checkerboard Frame 1
Checkerboard Frame 4
Uma imagem para demonstrar as diferenças nas técnicas de reconstrução usadas no jogo.

Se jogas na Pro, podes nem precisar. O modo de rácio de fotogramas elevado entrega 60fps quase perfeitos e faz maravilhas. O jogo é mais rápido e tem melhor resposta. Knack 2 inclui muito gameplay de plataformas extra, comparado com o original, e a precisão adicional permitida pela melhor performance é bem-vinda. Ao contrário dos quase 60fps da Pro, a PS4 Amadora passa a maior parte do tempo a meios 40s. É uma pequena melhoria sobre o original, que podia descer abaixo de 30fps.

Knack 2 consegue cumprir com a promessa da Pro, entregando aos jogadores a opção de chegar aos desejados 60fps. Poucos outros jogos o conseguem - The Surge da Deck13 é um dos pouco. Isto realça uma técnica que poupa na performance - físicas a meio fotograma. Quando surgem grandes interacções com as físicas, os objectos operam a metade do rácio de fotogramas, resultando num movimento menos fluído. É uma forma interessante de conversar recursos.

Quais as melhorias do modo de alta resolução na Pro sobre os 1080p da PS4 Amadora? A principal diferença é o salto de 1080p para 1800p checkerboarding e em média, a PS4 normal é mais rápida em 2 a 4 fotogramas. Isto não afecta muito o gameplay pois o rácio de fotogramas já era instável mas dá-te uma ideia de como se adapta o motor. Baseado neste exemplo, podes esperar um jogo a 1080p convertido de forma suave para 1080p via checkerboard.

A performance é exactamente o que queríamos e é bom ver a equipa a cumprir. Quem dá valor ao rácio de fotogramas, pode desfrutar de Knack 2 a 60fps quase perfeitos na PS4 Pro, enquanto os que preferem melhor imagem a estáveis 30fps, podem optar pelo modo 1800p, ou 1080p na PS4 base. Existe ainda o modo de rácio de fotogramas livre. Todos ganham.

Cover image for YouTube video[4K] DF Videocast #5: Knack PS4 Pro vs PS4 Real-Time Graphics Comparison
Knack a correr ao mesmo tempo na PS4 e Pro com um só comando.

Knack 2 é um jogo interessante. É um jogo que tira proveito de todas as funcionalidades nas consolas PS4. Tens um fantástico suporte à Pro com vários modos e opções, tens suporte HDR em todas as consolas e tens uso das colunas no comando - algo que foi esquecido.

O nosso foco está na tecnologia, mas temos confiança para dizer que é um jogo mais divertido. A internet divertiu-se a gozar Knack, mas a sequela é um jogo muito melhor. As plataformas estão sólidas, o combate mais refinado, tira melhor proveito dos diferentes tamanhos de Knack e até existem quebra-cabeças.

Algo que merece destaque é a forma como as dificuldades Fácil e Normal oferecem rotas diferentes em cada nível, em Fácil tens um nível simplificado, destinado aos mais novos. O pacote todo agrada - até existe modo cooperativo - é um jogo sólido vendido a um preço razoável.

Se jogaste a demo, não descartes já o jogo pois a Sony escolheu a pior secção para o demonstrar. As batalhas na arena e um cenário com pouca iluminação não entusiasmam os jogadores. Parece mais do mesmo, ou pior até, como o Werehog em Sonic Unleashed. Existem níveis melhores que criaram uma demo superor. Deixar os jogadores jogar a primeira parte do segundo capítulo teria transformado as opiniões sobre o jogo. A conclusão é que Knack 2 é um jogo melhor que o original, um jogo com melhor aspecto e com mais opções como os jogadores querem. Podes não ter desejado uma sequela, mas se passares algum tempo com ela, até te poderás divertir.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Knack 2

PS4

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.

Comentários