Eurogamer.pt

Digital Foundry - Killer Instinct na Xbox One X é o primeiro fighting game a 4K numa consola

Comparação com PC e Xbox One base.

Volta ao lançamento da Xbox One em 2013, quando saíram alguns grandes jogos, Killer Instinct era um deles. O fighting game da Microsogy oferecia o há muito desejado regresso da série da Rare, melhorado com a mais recente tecnologia 3D. Todos os impactos causavam uma explosão de alpha e efeitos de partículas - uma clara melhoria na Xbox One sobre o que era possível na Xbox 360 - corria a 60fps. Era uma amostra dos gráficos que a consola poderia apresentar. Mas havia um senão: Killer Instinct corria a 720p no lançamento.

Claro que mais tarde o jogo foi actualizado para 900p, mas nos inícios, realçava os limites da Xbox One original para lidar com resoluções superiores, ponto reforçado por outros jogos 720p no lançamento, como Battlefield 4. Para quem queria Killer Instinct com a melhor qualidade de imagem possível, tinha de esperar pelo PC - onde podias correr até em 4K. Isto até chegar a actualização Xbox One X, a 7 de Novembro.

É uma melhoria muito bem-vinda. Killer Instinct será o primeiro fighter para consola a correr a 4K nativa. A Microsoft pode muito bem arrumar com qualquer crítica a Killer Instinct - o jogo está fantástico. Comparado com a imagem 900p na Xbox One padrão, o salto na qualidade é altamente impressionante. A correr a 3840x2160, estabelece um precedente nas consolas, num mundo em que os melhores esforços da PS4 Pro estão a 1440p com jogos como Injustice 2 e King of Fighters 14.

Killer Instinct comparado na Xbox One normal, Xbox One X e PC.

Ajuda que o Killer Instinct original seja um título de lançamento em 2013. Pode abundar em efeitos de partículas mas jogos como Injustice 2 ainda vão mais longe com os seus detalhes e animações nos modelos, juntamente com a abordagem aos materiais e iluminação. Para Killer Instinct, é impressionante por uma razão. O salto de 900p para 4K envolve um aumento de 5.76x no número de pixeis. São 5.6x a carga sobre a GPU e Killer Instinct consegue-o com apenas 4.6x de aumento no poder da GPU.

O resultado é uma imagem muito mais limpa e nítida. Mas, apesar de parecer fantástico em movimento, existem coisas que a actualização Xbox One X não faz. É uma conversão directa, sem melhorias adicionais como visto em Forza Motorsport 7, por exemplo. Infelizmente, tudo o resto permanece igual, com a excepção do filtro de texturas, cuja qualidade aumentou de acordo com o salto para 4K. Nada de surpreendente aqui, é o mesmo que tens na existente versão PC, que maximiza as definições da Xbox One - mas podes escolher a resolução.

É uma conversão PC bem optimizada. Um básico processador i3 com uma GPU estilo PS4, como a R7 370, corre o jogo em high a 1080p60, com o poder da Xbox One X é óbvio que 4K se torna possível. Olha para o rácio de fotogramas, por exemplo. A performance na Xbox One X corre a 4K e a 60fps a 99% do tempo, com v-sync activada. Não é uma leitura perfeita pois existem quedas quando surgem os efeitos alpha nos movimentos especiais. Mas como média, tens 60fps. Para sermos precisos, existem momentos durante esses especiais intensos em que tens quedas para algo entre os 50-60fps.

Xbox One XXbox One

A Xbox One X cumpre com a promessa 4K! Killer Instinct corre a nativa 3840x2160 - 5.76x mais pixeis do que na Xbox One base.

Xbox One XXbox One

Ao perto, as mudanças na Xbox One X não parecem afectar os shaders e a qualidade das texturas - mas as arestas são mais nítidas a 4K.

Xbox One XXbox One

Olha para o chão e verás que o filtro de texturas está melhor na Xbox One X, proporcional ao salto na resolução.

Xbox One XXbox One

Algumas mudanças curiosas surgem na transição para a Xbox One X; a matiz mudou nesta cena, apesar dos efeitos estarem iguais.

Xbox One XXbox One

Os efeitos de partículas e motion blur estão presentes nas duas consolas Xbox One.

Xbox One XXbox One

Os personagens têm o mesmo nível de qualidade. No entanto, repara na pequena diferença na qualidade dos reflexos no horizonte.

Xbox One XPC

Ao passar para o PC a 4K no máximo, mal consegues diferenciar esta versão do que tens na Xbox One X.

Xbox One XPC

Mais uma imagem onde podes ver que no PC a 4K é o equivalente ao que tens na Xbox One X - nem mais, nem menos.

Existe espaço para melhorias até ao lançamento, mas como estão, as quedas não são pronunciadas ao ponto de estragar o jogo, especialmente porque surgem durante os especiais - quando não tens controlo. O resultado é positivo. No PC, 4K estava ao alcance de GPUs com um perfil de poder similar ao da Xbox One X. A RX 580 da AMD; gráfica que aguenta bem com Killer Instinct no máximo a 4K60fps, corre esses especiais sem quedas. É basicamente uma GPU de 6 teraflops e apesar de menor largura de banda que a Xbox One X, consegue o pretendido. As versões PC e Xbox One X corre na mesma o HUD a 1080p, quando assets igualmente actualizados seriam bem-vindos.

Mass Effect Andromeda - Truques e dicas Mass Effect Andromeda - Truques e dicas

No geral, os programadores querem alcançar algo em particular com Killer Instinct na Xbox One X - pegar num jogo 900p e colocá-lo a nativa 4K, é precisamente isso que tens. É uma conversão directa, que segue a promessa original da consola com 4K e uma melhoria no filtro de textura. As quedas na performance - como estão - não afectam o gameplay, mas gostaríamos de as ver corrigidas. Esta melhoria 4K dá-nos uma boa razão para voltar ao jogo, anos depois do lançamento. Com a Season Three, o elenco de Killer Instinct está repleto de opções, quando originalmente não tinha diversidade - e a Xbox One X oferece uma excelente desculpa para voltar ao jogo.

É o fighter de melhor aspecto nas consolas? Pelos números certamente é, entrega a imagem o mais limpa possível para ecrãs ultra HD - não tem rival. Tendo em conta o uso de 1440p nos fighters na PS4 Pro, será fascinante ver como Injustice 2 corre na Xbox One X, sem falar em Tekken 7, que corre a 1080p na PS4 Pro. Por enquanto, Killer Instinct é uma boa demo para o lançamento da Xbox One X. Podem existir fighters mais cinemático e tecnologicamente avançados no mercado, mas se queres saciar esse desejo por 4K, é uma boa opção.

Publicidade

Comentários (60)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!