Eurogamer.pt

Gran Turismo Sport é a grande amostra da HDR

Uma experiência transformadora.

Ao longo dos anos, Gran Turismo ganhou a merecida reputação de puxar pela tecnologia das consolas e depois de uma primeiras betas nada convincentes, Gran Turismo Sport parece mais uma lição tecnológica fenomenal. No início da semana, a Sony apresentou uma demo que permitiu experimentar alguns eventos e funcionalidades. É uma oportunidade para ver o jogo e é especialmente impressionante para quem tem ecrãs HDR. Muitos jogos beneficiam com HDR, mas GT Sport representa uma melhoria tão pronunciada que sem ela não temos a experiência completa.

A maioria do nosso gameplay foi jogador na PlayStation 4 Pro, em modo de alta resolução - que mantém uma apresentação 1800p checkerboard com uma interface 4K nativa. Não é tão nítido quanto outros jogos PS4 Pro ou Forza 7 na Xbox One X, mas é na mesma lindo em movimento e a Pro demonstra GT Sport e HDR no seu melhor.

GT Sport oferece um nível de detalhe espantoso em todas as facetas da apresentação. A passagem para a PS4 significa que os materiais, texturas e iluminação foram melhorados. Ao passar para renderização por físicas, o jogo apresenta superfícies e objectos mais realistas. As texturas estão mais nítidas e mais realistas mesmo ao perto. O jogo mantém uma sensação de escala que nenhum outro simulador consegue igualar - a forma como os cenários de estendem pela distância e criam a ilusão de um mundo enorme.

Mas é o suporte HDR que nos impressionou a valer. Alguns jogos usam bem a HDR, mas nem todas as implementações cumprem. Gran Turismo sempre puxou pelas barreiras tecnológicas por isso não surpreende que a HDR seja tão importante. Num mundo em que tantos ecrãs HDR oferecem uma experiência vasta, a Polyphony Digital merece parabéns pela sua implementação.

Eis um vídeo em HDR de Gran Turismo Sport, versão demo. Fica espantoso em HDR.

GT Sport está num patamar só seu e dá-te total controlo sobre a HDR. Uma página de configuração permite-te ajustar a imagem para ficar no seu melhor na tua TV. Se tens um ecrã LG com luminosidade reduzida ao usar o modo HDR, GT Sport permite-te ultrapassar isto, mas todos os ecrãs beneficiam com a personalização do nível HDR de acordo com o ecrã e gosto.

Existem vários elementos que combinam para definir a apresentação HDR. Começa com a renderização do céu. A maior profundidade de cor e a luminosidade HDR permitem à luz do sol e nuvens exibir um nível de luminosidade mais perto da realidade. Depois tens a luz dos faróis. O contraste de luzes de alta intensidade com os cenários funciona lindamente, reforçando a sensação de realismo. Como um todo, o resultado é mais vibrante e nítido. Existem pequenos elementos que podem ser criticados, como as árvores ou a falta de detalhe em partes dos cenários, mas durante a acção, é um jogo lindo.

O nível de consistência é impressionante, a Polyphony Digital consegue ficar perto de 60fps fixos. Tivemos problemas em encontrar soluços durante gameplay e se acontecerem, são muito raros. As corridas correm a 60fps suaves - uma performance que frequentemente escapou nos jogos PS3. Quem jogar na Pro terá replays a 1080p60 - enquanto na PS4 base e no modo Pro de alta resolução correm a 30fps. Não é perfeito mas o aspecto é brilhante.

Mas isto apresenta uma limitação interessante. Com a PS4 Pro a 1080p, podes escolher entre optimizar o rácio de fotogramas ou a resolução, o que é bom, basicamente permite super-sampling. Mas quando corres a 4K, não é possível dar prioridade ao rácio de fotogramas e ficas apenas com a resolução superior. A adição destas funcionalidades é muito boa para os jogadores. Uma vez que o gameplay está praticamente fixo, uma opção extra que gostaríamos de ver seria a escolha entre a prioridade nas repetições para o rácio de fotogramas, permitindo ao jogo correr a 1800p checkerboard com repetições a 1080p60.

Zelda Breath of the Wild: Como obter a Master Sword Zelda Breath of the Wild: Como obter a Master Sword

Gran Turismo Sport está a exceder as expectativas. A Polyphony Digital melhorou imenso sobe as primeiras amostras do jogo, resolvendo muitos dos problemas da beta e até de anteriores jogos da série. Os visuais estão muito melhores mas é a experiência geral que impressiona. Desde o menu cheio de estilo ao sistema online ininterrupto às inteligentes escolhas de design, sente-se como um salto. Se és um fã que se afastou da série ou novato no género, parece que este será um bom ponto de entrada.

Depois tens a HDR. Já vimos implementações fortes, mas GT Sport é o primeiro jogo que está tão fenomenal em HDR com o potencial para incentivar muitos a comprar um ecrã melhor. Lembra-te que um ecrã HDR nem sempre pode cumprir totalmente. No seu melhor, Gran Turismo Sport com HDR é uma experiência transformadora.

Publicidade

Comentários (98)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!