Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Confronto: For Honor

Bom nas consolas, mas a 60fps no PC é muito melhor.

As versões Xbox One e PlayStation 4 de For Honor são basicamente idênticas - de uma forma que não era vista há muito tempo. Essa comparação é inútil mas existe uma versão que melhora imenso a experiência e não é a da PS4 Pro - é a do PC. For Honor é um excelente fighting game, mas corre a 30fps nas consolas. No PC, o céu é o limite.

For Honor parece um híbrido entre os jogos Dark Souls com as multidões de Dynasty Warriors e tons de MOBA, mas talvez seja melhor pensar nele como um Soul Calibur na terceira pessoa. Existe alguma frustração em relação às mecânicas de controlo. Existe uma sensação de peso nas armas e armaduras, que parece latência nos comandos. Não é - o jogo foi desenhado assim. Faz parte das mecânicas mas no PC podes correr a 60fps e remove qualquer dúvida.

O aumento no rácio de fotogramas ajuda a tornar mais natural os contra-ataques e golpes complexos, sentes maior controlo. Responder aos ataques é mais intuitivo e o gameplay mais equilibrado. Construir um PC poderoso permite ir além do que temos nas consolas, removendo os compromissos do jogo numa caixa mais barata. Os jogos são adaptados para estas consolas e raramente o PC oferece melhorias reveladoras, For Honor é um desses raros jogos que beneficia imenso com a possibilidade de melhorar a performance.

Cover image for YouTube videoFor Honor Xbox One/PS4 vs PC Comparison + Frame-Rate Test
PS4, Xbox One e PC testadas neste confronto a 1080p.

For Honor é muito ambicioso em termos visuais e jamais poderia chegar aos 60fps nas consolas, a Ubisoft criou um jogo lindo. Os níveis de geometria são intensos, o detalhe nas texturas é delicado, e os programadores reforçaram os aspectos intensivos na CPU como a animação e número de inimigos. For Honor opera com uma cadência pós-processamento avançada que exige muito esforço para correr a 60Hz. A Anti-aliasing parece ser de natureza pós-processamento e temporal. Em imagens paradas é a única forma de encontrar diferenças entre a PS4 e a Xbox One, mostrando que a consola Microsoft parece ter alguns problemas ocasionais

Em movimento, é quase impossível diferenciar as duas. O detalhe é o mesmo, as texturas idênticas e até efeitos intensivos para a GPU como resolução de sombras, campo de profundidade e distância de visão são idênticos. Mesmo com as variações na acumulação temporal, o jogo é praticamente igual nas duas consolas. No PC temos mais refinamentos mas a Ubisoft fez o jogo a pensar nas consolas e isso significa que não temos grandes melhorias visuais. Existem as subidas nos departamentos habituais - sombras de maior resolução e melhor oclusão ambiental mas estes elementos já estão bons nas consolas. Já os reflexos estão muito melhor no PC.

É uma situação similar para os níveis de geometria e distâncias de visão melhorados no PC. É bom ter claro, mas é apenas um refinamento adicional e não uma melhoria radical. A qualidade de texturas fica muito melhor - especialmente ao ver de perto os personagens - mas tal como as outras melhorias, subir para 1440p ou 4K dará mais impacto. Isto leva-nos até às melhorias implementadas na PS4 Pro, desenhada para ter bom aspecto num ecrã 4K, mesmo se não tivermos 4K nativa- Apenas vimos a beta aberta mas a implementação é tão impressionante que não duvidamos que esteja melhor no jogo final (em breve teremos mais). A resolução parece ser de 2560x1440 nativa.

Cover image for YouTube video[4K] For Honor Beta: PS4 vs PS4 Pro Graphics Comparison/Frame-Rate Test
PlayStation 4 Pro vs PS4 normal nesta comparação visual em For Honor, baseada na recente beta aberta.

A qualidade de imagem não é definida apenas pelo número de pixeis e For Honor está sensacional na Pro - o nível de detalhe e a falta de jaggies é evidente. Super-sampling temporal aplicado a uma imagem nativa cumpre um trabalho soberbo e será fascinante comparar os resultados com a 4K nativa do PC. A versão Pro também parece usar uma oclusão ambiental mais compreensiva - não muda radicalmente o jogo, mas é bom ter. A performance é sólida em todas as versões. A Ubisoft pode não entregar 60fp nas consolas mas os 30fps são fixos. Na PS4 Pro é ainda mais sólido enquanto no PC salta para 60fps. As placas Nvidia parecem demonstrar uma vantagem de 2-5fps, sendo recomendada uma GTX 1060 oou RX 480.

Este é um jogo recomendado em todas as plataformas. Bem optimizado e equilibrado nas consolas, todos ficam a ganhar. A Xbox One e PS4 são iguais, mas quem joga num ecrã 4K, a PS4 Pro é a escolha - mesmo sem 4K nativa, a super-sampling temporal e upscaling produzem um belo aspecto. A versão PC é a mais fascinante e a versão que mais melhorias oferece. Visuais suaves e gameplay a 60fps num jogo onde o timing do ataque e defesa é tão fundamental, fazem de For Honor uma melhor experiência.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

For Honor

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor

David Bierton

Contributor

Comentários