Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Eis The Witcher 3 a 4K na PS4 Pro

Primeiras impressões.

A actualização PlayStation 4 Pro para The Witcher 3: Wild Hunt era uma das mais aguardadas, dez meses depois da chegada da consola, a actualização 1.51 chegou com total suporte. A questão é, temos 4K nativa? O que mudou e foi melhorado?

Apenas começamos a olhar para a versão melhorada, mas é óbvio desde logo que a CD Projekt RED usa checkerboarding para melhorar a apresentação do jogo, que corre a 1080p nativa na PS4 base. Esta técnica mostra o jogo a 1920x2160 via checkerboard, que preenche as falhas usando informações de fotogramas anteriores.

Foi eficaz em jogos como Horizon Zero Dawn e Destiny 2, com poucos artefactos a olho nu - é uma técnica excelente para uma GPU mais adequada para gameplay 1440p, de forma a conseguir uma boa apresentação num ecrã 4K. A implementação em The Witcher 3 varia de qualidade - devido à alta densidade de pixeis e blur na tecnologia LCD, o jogo converte-se bem para ecrãs ultra HD.

No entanto, apesar de alguns títulos escaparem em inspecções às imagens, The Witcher 3 não é tão eficaz e é fácil de ver os artefactos da checkerboard. Se jogares com o motion blur padrão activo, ainda se torna mais evidente.

Mas existem melhorias e mudanças. O filtro de texturas foi melhorado, apesar dos assets base - incluindo a qualidade da arte - ser a mesma que no jogo na PS4 base. Curiosamente, a oclusão ambiental parece inferior em algumas cenas - algo que queremos investigar mais. Os primeiros testes sugerem que algumas das áreas mais exigentes do jogo - tais como Crookback Bog - correm mais lentas do que na PS4 base, que era mais lento do que na PS4 Pro com o velho código em modo Boost.

PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4 Pro 1080p
PlayStation 4
The Witcher 3 suporta a PS4 Pro, subindo a resolução para 2160p via checkerboard em modo 4K. Felizmente, isto também beneficia quem joga num ecrã 1080p - onde existe super-sampling.
PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4
As cutscenes também apresentam uma imagem mais nítida. Curiosamente, a oclusão ambiental na PS4 Pro ficou inferior com esta actualização, comparado com as sombras fortes na PS4.
PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4
O filtro de texturas foi melhorado na Pro! Olha para a plataforma à esquerda, a textura no chão está mais limpa - ficando melhor numa imagem 4K.
PlayStation 4 Pro 4K
PlayStation 4
De resto, os modelos, efeitos e texturas estão como na PS4.
PlayStation 4 Pro 1080p
PlayStation 4
Comparação a 1080p entre a Pro e a PS4 - sem conversão a pura 1080p. As diferenças na anti-aliasing e filtro de texturas são claras.

Para terminar este primeiro olhar à actualização 1.51, podemos confirmar que a super-sampling está presente para quem joga num ecrã 1080p na PS4 Pro, significando que terás anti-aliasing impecável, juntamente com filtro de texturas melhorado.

Ainda o estamos a jogar e a passar pelas áreas mais exigentes, onde descobriremos mais, mas de momento, com a excepção das quedas na performance, The Witcher 3 na PS4 Pro oferece uma apresentação melhorada, mas não é a melhor perfeita que muitos esperavam. Teremos mais análise e vídeo assim que for possível.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PS4
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários