Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Análise à actualização 4K de Destiny 2 na Xbox One X

Como se compara com a PS4 Pro e PC no máximo?

A actualização Xbox One X de Destiny 2 apresenta tudo o que esperarias de um estúdio talentoso a trabalhar num hardware muito poderoso, o que significa poucas surpresas. A aguardada actualização pega nas funcionalidades visuais das versões Xbox One e PlayStation 4 e eleva-as para bela 4K - nada mais, nada menos. Em termos de gameplay, o salto para 4K é feito sem compromissos na experiência, significando um jogo tão sólido quanto todas as outras versões.

Pelo outro lado, é isso que esperamos de uma máquina com estas especificações. Afinal de contas, conseguimos correr a versão PC com definições high ou superiores a 30fps fixos com um processador Pentium e uma GTX 970. No entanto, a Xbox One X ainda tem muito em comum com a sua equivalente PlayStation e fica a sensação que a Pro precisou de alguma persuasão para converter bem o jogo para um ecrã 4K, a Bungie optou por uma conversão dinâmica de resolução e checkerboard na Pro.

A Xbox One X entrega 4K nativa, apresentando um interessante ponto de comparação presente em apenas alguns jogos - resolução nativa vs checkerboard com uma apresentação idêntica no resto. A lição aqui é que a Pro cumpre, oferecendo uma clara vantagem sobre a versão 1080p do jogo nas consolas base. No entanto, pelo menos no caso de Destiny 2, existe uma clara queda na qualidade comparado com a resolução nativa, especialmente perceptível na vegetação e detalhe em alta frequência.

Vê Destiny 2 correr na Xbox One X.Ver no Youtube

Essa 4K nativa parece estar fixa na X. A Xbox One base e a PlayStation 4 Pro usam um conversor dinâmico que muda a resolução horizontal para manter o rácio de fotogramas, algo que esperávamos ver na Xbox One X tendo em conta o salto na resolução. No entanto, baseado nos testes, não existe resolução dinâmica.

Isto significa coisas boas para a performance. Tal como todas as outras versões, a X corre tudo a 30fps quase perfeitos. A única sugestão de problemas para o sistema está num ocasional ritmo irregular dos fotogramas, mas é algo normal no jogo nas consolas. Já vimos vários títulos a bater a Pro em termos de resolução, mas ficar aquém no rácio de fotogramas - a nova versão X aguenta-se muito bem.

Mas podemos dizer que a melhorias feitas a Destiny 2 se resumem à resolução - se pensares que as definições de consola estão a par das versões base, isso poderá desiludir-te. As sombras têm a mesma resolução e as distâncias de visão ficam abaixo da versão PC. A anti-aliasing é a mesma - cumpre, mas adiciona um ligeiro blur comparado com o PC no seu melhor.

PC
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One
A Xbox One X consegue 4K nativa, quase a par do PC. Existe uma diferença na anti-aliasing, a SMAA do PC mantém os detalhes mais delicados mais nítidos. No geral, é uma imagem mais limpa do que na 4K checkerboard da Pro, e um salto incrível sobre a 1080p nativa da Xbox One base.
PC
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One
A X fica aquém do PC em algumas funcionalidades. Tirando a resolução, os visuais estão muito idênticos aos da Pro, mesmo nos efeitos do fogo e filtro de texturas.
PC
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One
O PC nas definições superiores mostra o que vale, o filtro anisotrópico de 16x é superior à X.
PC
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One
A distância de visão está igual nas duas consolas - abaixo do PC.
PC
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One
A oclusão ambiental 3D é exclusiva do PC. Adicional sombras adicionais no personagem.
PC
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One
O detalhe como a relva está mais limpo na 4K nativa da X, bate a abordagem checkerboard da PS4 Pro.
PC
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One
A qualidade das sombras está igual, a PS4 Pro e Xbox One X ficam abaixo do PC.
PC
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One
A qualidade dos shaders está igual em todos os formatos, os reflexos correm na mesma resolução.

Destiny 2 nas consolas sempre conseguiu um bom equilíbrio nas suas definições gerais e não parece que se perca muito, mas existe uma excepção: o filtro de texturas não foi muito melhorado, o filtro de 8x e 16x do PC consegue mais detalhe. As melhores funcionalidades permanecem exclusivas do PC: apesar de não esperarmos ver 60fps devido aos incríveis requisitos CPU, é na mesma uma melhoria radical que muda completamente o jogo. A nova actualização implementa HDR nas consolas e isso é muito bem-vindo.

Vale a pena jogar Destiny 2 na Xbox One X. Tem uma apresentação excelente com um aspecto fenomenal, especialmente quando começa o espectáculo de pirotecnia. Dentro dos limites para as funcionalidades nas consolas, a Bungie converte muito bem o jogo para ecrãs 4K. A equipa consegue cumprir com a promessa da Microsoft para a consola - um aumento de 4x na resolução e com margem de manobra. No caso deste jogo, parece que esse extra foi usado para a consistência na resolução - 4K nativa sem compromissos, o que te dá a versão mais nítida de Destiny 2 numa consola.

Read this next