Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nioh na PS4: 1080p30 ou 720p60 - vocês escolhem

Dar prioridade à resolução ou rácio de fotogramas?

Dez anos depois do anúncio, Nioh regressa pela mão da Team Ninja com lançamento agendado para 2016. Nioh parece um cruzamento entre Dark Souls e Ninja Gaiden 2004 e após jogar a desafiante demo alpha ficamos entusiasmados. Mas para muitos, será a capacidade de trocar resolução por melhor rácio de fotogramas que fascina.

Os jogos da Team Ninja têm sempre os 60fps como alvo mas Nioh permite ao utilizador escolher. No menu da demo, podem alternar entre modo Movie - foca os recursos GPU na qualidade de imagem - ou modo Action, onde o rácio de fotogramas é o foco. A escolha é directa: o primeiro entrega uma resolução 1080p, o segundo passa para 720p, e reduz a qualidade do filtro de texturas.

Além disso, a qualidade visual é razoável. Existem algumas boas texturas e a atmosfera é fantástica, mas o mundo parece sedento de polígonos e a animação rígida. Não é um jogo bonito e parece até de anterior geração, tendo em conta as raízes isso não surpreende.

Uma análise à demo alpha de Nioh na PS4.Ver no Youtube

Pelo outro lado, Nioh beneficia com tempos de carregamento super rápidos. É um jogo difícil em que morres muitas vezes mas, felizmente, quase que não existe espera entre tentativas. É quase instantâneo. Após Dark Souls 3 e Bloodborne, é um mudança bem-vinda que ajuda a impedir que se torne muito frustrante. Estás sempre pronto para tentar novamente.

As métricas da performance são muito interessantes. O modo Action não consegue o alvo mas fica perto da tradicional experiência a 60fps da Team Ninja. Neste modo a 720p, Nioh consegue uma média de 55fps, mas nos momentos mais quentes pode descer ainda mais. Não é o mais desejado mas esta versão alpha serve para indicar onde polir o jogo.

É apenas no modo Movie que vemos os verdadeiros problemas. Ao invés de bloquear a 30fps, o jogo corre de forma livre, entregando algo entre 30-40fps. O resultado final é uma experiência inconsistente com má resposta. Sem um bloqueio no rácio de fotogramas, Nioh acaba por ser uma raridade, tornando-se numa espécie de benchmark na PS4, demonstrando a diferença no rácio de fotogramas entre 720p e 1080p. Não sabemos se a divisão existirá no jogo final ou se foi inserida apenas na demo.

Talvez no lançamento a performance melhor mas Nioh é um caso interessante para a possível PlayStation 4 Neo. Talvez quando chegar às lojas, Nioh corra a 720p60 e consiga 1080p60 na PS4 Neo. Além disso, se permanecer a divisão Movie/Action, talvez 1080p seja o modo base e 4K o modo Neo. Será interessante pensar nisto.

Algo a ter em conta é que a Sony está a pedir a todos os estúdios para entregarem jogos PS4 com funcionalidade Neo a partir de Outubro de 2016, por isso jogos como Nioh - e todos os jogos do final de ano - devem beneficiar com isto. Será interessante analisar isso quando chegar a altura.

Nioh tem potencial. O jogo em si é promissor e esperamos que o código alpha seja melhorado e muito. Beneficiar imenso de 60fps fixos e esperamos que façam de tudo para isso. A Team Ninja tem muito a provar depois do desanimador Ninja Gaiden 3 mas parece estar no caminho certo - estaremos atentos a Nioh.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.
Comentários