Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Como a PlayStation Neo e a PS4 original vão coexistir

Jogos, equipamento, PSN e mais - os planos da Sony para que duas PlayStations vivam lado a lado.

Depois da fuga de informações sobre a PlayStation 4K 'Neo', ainda existem muitas questões e queremos falar de tudo sobre a nova consola e o que significa para os donos da actual PlayStation 4.

Neste artigo iremos falar sobre as normas apresentadas pela Sony aos estúdios. Estas normas podem mudar mas a imagem é clara, a Sony diz explicitamente que a PS4 e a Neo vão coexistir no mercado - uma será a versão tecnologicamente superior da outra, mas existem pontos fundamentais na informação que queremos destacar:

Dual Shock 4 permanecerá como o comando principal: A Neo não introduzirá um novo comando. O DS4 permanecerá inalterado e a Sony dita que todos os actuais periféricos devem ser suportados nas duas consolas.

1080p será o mínimo obrigatório: A Sony quer forçar os programadores a optarem por resoluções superiores e reduzir para full HD será opção mas 1080p é o mínimo.

Não existirá segregação online entre as duas: Qualquer jogo com funcionalidades online terá que as empregar igualmente entre as duas. Não existirão servidores exclusivos da Neo. Isto poderá introduzir problemas no gameplay, imaginem a versão Neo a 60fps e a versão PS4 a 30fps.

Sistema save será cross-platform: O sistema operativo será o mesmo. Significa que todos os dados podem ser trocados entre as duas consolas. No entanto, a Sony permite aos estúdios escolher se activam a troca de saves entre consolas.

Novos jogos terão que ser compatíveis com a Neo: A partir de Outubro, todos os jogos terão suporte Neo e somente os antigos podem ser actualizados, os novos não.

Tudo o que sabemos sobre a Neo e a revisão à consola PS4.Ver no Youtube

Estas são as normas mas os mais atentos fica aqui o que acreditamos serem as regras e normas entregues aos estúdios. A situação pode mudar mas por enquanto, oferece uma perspectiva intrigante sobre a estratégia da Sony para permitir duas consolas PlayStation a coexistir no mesmo ecossistema.

Funções de programas do sistema PS4/Neo

O menu da PS4 oferecerá uma experiência igual nas duas consolas. A Store irá ser a mesma mas a Sony está a pensar em funcionalidades media melhoradas - streaming e gravação a 1080p é um exemplo. Acesso a aplicações 4K com requisitos HDCP 2.2 não são referidas. Em termos de jogos, a Sony fala detalhadamente sobre como irá funcionar:

  • A mesma PSN ID poderá ser usada para aceder ao mesmo conteúdo em consolas PS4 e Neo.
  • Apenas uma consola poderá ser activada como primária.
  • A mesma PSN ID não pode estar activa em duas consolas ao mesmo tempo.
  • Os saves podem ser trocados entre jogos PS4 e Neo (via USB ou nuvem). No entanto, a Sony permite ao estúdios decidir se querem isto nos seus jogos.
  • Dados guardados podem ser trocados entre as duas. Podem guardar dados numa delas e restaurar na outra.
  • Temas e Avatars funcionam nas duas.
  • Os programadores não podem segregar utilizadores Neo e PS4 na PSN. Modos online devem ter as mesmas funcionalidades.
  • Os Troféus serão totalmente iguais.
  • A PS Store e os jogos físicos devem referir funcionalidades específicas da Neo.
  • Não existem planos para dar prioridade a conteúdo PS4 ou Neo ao usar o sistema de transferência 'fast star' PlayGo.
Os Troféus têm que ser totalmente consistentes entre as duas. Não existirão troféus exclusivos da Neo ou diferentes formas de os obter.

PlayStation 4/Neo - Compatibilidade dos jogos

A Sony quer que os estúdios apoiem as duas consolas em simultâneo, e incentiva os programadores a assegurar que os futuros jogos PS4 suportem a Neo. Também está decidida em unificar as plataformas sem excepções:

  • Não são permitidos jogos exclusivos PS4 ou Neo.
  • Todos os jogos que compres, digital ou físico, devem oferecer funcionalidades para PS4 e Neo sem custos extra.
  • Todos os jogos com suporte Neo usam embalagens unificadas que correm nas duas consolas. O binário da CPU é idêntico, enquanto os três binários GPU (partilhado, específico PS4 e específico Neo) estão todos dentro do mesmo pacote.
  • Todos os conteúdos adicionais funcionarão nas duas. Transferências unificadas e actualizações básicas serão usadas para isto.
  • A Neo suportará jogos antigos com uma actualização - não permitido para jogos novos.
  • Os estúdios não podem introduzir funcionalidades exclusivas da Neo. Se o jogo tiver ecrã dividido, terá que o ter nas duas. No entanto, os modos podem ser melhorados - assim sendo, um modo em ecrã dividido para dois jogadores poderá ser melhorado para permitir quatro jogadores na Neo.
  • Não é permitido adicionar conteúdos exclusivos a qualquer uma das versões.
  • Se existir um erro no código da Neo, os programadores não podem direccionar os donos da Neo para o código PS4. O jogo terá que ser corrigido.
A Sony diz que o menu e a PS Store serão idênticos na PS4 e Neo, mas serão listadas funcionalidades específicas da Neo na página de produto.

Suporte para periféricos

A Sony não vai mudar nada de forma radical. Será de esperar que a PS4 Neo terá as mesmas interfaces que a PS4 - bluetooth, interface para câmara e USB 3.0.

  • O Dual Shock 4 é confirmado como a interface principal na Neo. Não existirá novo comando. Os comandos poderão ser usados em diferentes consolas, tal como agora.
  • Qualquer periférico específico de um jogo para a PS4 terá que correr de forma similar na Neo.
  • Não existirão diferenças no suporte de periféricos entre as duas consolas.

Condutas de renderização

Já falamos da forma como a Sony quer oferecer suporte para ecrãs 4K com a Neo, e rácios de fotogramas superiores, mais estáveis, gráficos com maior fidelidade e mais funcionalidades visuais são encorajadas. Iremos falar disto quando surgirem mais informações mas termos de condutas técnicas para a renderização na Neo, a Sony diz isto:

  • Jogos em modo Neo têm que operar a nativa 1920x1080 (1080p) ou superior.
  • O rácio de fotogramas deve igualar ou exceder o nível de performance equivalente na PS4 base.

Não parecem existir novas normas para assegurar padrões de performance na actual consola. Ao passar para a Neo, isto poderá resultar em experiências piores na consola mais antiga. Esperamos que a quantidade de jogadores assegure que a PS4 base recebe a atenção e cuidado que merece.

Star Wars Battlefront corre a 900p na PS4 - ao abrigo da nova conduta da Sony, teria que operar a nativa 1080p no mínimo, na Neo.

Conclusão

A Sony está a ser muito reservada sobre o que é e não é permitido ao desenvolver para a nova PlayStation. A principal preocupação é acomodar e não alienar os jogadores actuais. Também existe a ideia de reforçar o existente ecossistema ao invés de o fragmentar. Isto aplica-se às condutas de como as funcionalidades Neo são comunicadas na PlayStation Store. A Sony deixará que as apresentem mas não obrigará a que tentem vender a Neo a quem já tem a original.

Em termos tecnológicos, a Sony já parece ter tudo definido. Está a criar uma versão Elite de topo mas ao mesmo tempo assegura que existem limites para não deixar para trás a enorme quantidade de jogadores com uma PS4. A questão é até que ponto os programadores podem deixar a qualidade cair na actual consola - e será que acomodar a actual PS4 significa que estarão limitados quanto ao uso do poder na Neo?

E depois temos a questão do significado da tecnologia 4K para os jogadores de momento e até a médio prazo? Será que o desenvolvimento na Neo se vai focar numa experiência 1080p mais rica? Falaremos sobre isso e sobre as opções disponíveis para os programadores num futuro artigo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários