Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PS4 Pro dá aos jogadores de Battlefield 1 vantagem no multijogador

Mais suave e com melhor resposta.

Battlefield 1 a correr na PlayStation 4 Pro apresenta uma tangível vantagem na performance sobre quem joga na PS4 normal, oferecendo uma potencial vantagem no gameplay. Nos nossos testes, existe até 47% de vantagem no rácio de fotogramas em cenários em que o Frostbite está debaixo da maior pressão.

Ficamos impressionados com as melhorias na PS4 Pro feitas ao Frostbite quando testámos a campanha, mas a questão que permanecia era sobre a vantagem na performance no multijogador. Rácio de fotogramas superior significa menor latência, significando melhor resposta e uma experiência mais suave. Isto oferece uma vantagem tangível para quem joga na Pro, que surge no seu melhor nos jogos de 64 jogadores, onde o motor enfrenta os seus maiores desafios.

Não foi fácil testar o multi. Jogar repetidamente o mesmo nível não resulta: o gameplay é tão dinâmico que os resultados de cada sessão seria insignificantes, especialmente nos modos de 64 jogadores em que os jogos Battlefield apresenta profundos desafios à CPU - e GPU - nas consolas actuais.

A solução? Compramos uma segunda cópia do jogo e jogámos na PS4 Pro e PS4 lado a lado na mesma sessão, os jogadores no mesmo esquadrão, um atrás do outro. Isto aproxima a carga GPU, enquanto o stress sobre a CPU deve ser muito similar - as tarefas CPU como físicas e processamento em segundo plano dos movimentos do jogador deve ser quase idêntico nas duas consolas que correm os mesmos momentos de jogo, que computam a mesma acção.

Vídeo da PS4 e PS4 Pro do mesmo jogo multi capturado e analisado.Ver no Youtube

Baseado na nossa sessão, a Pro oferece uma vantagem de 10-15fps - vantagem que parece bem consistente independente do quão baixo a PS4 normal cai, por exemplo, um registo mínimo de 32fps chega como 47fps no mesmo ponto na Pro - um aumento de 47% na performance (assumindo uma margem de erro, pois a renderização não é completamente igual). Também é interessante a maior consistência dos tempos de fotograma na Pro. Battlefield 1 corre com v-sync, significando que o tempo de fotograma alvo é 16.7ms - 60 fotogramas por segundo. Quando a performance desce podemos ver 33ms ou até 50ms de tempo de fotograma na PS4 normal - nos nossos testes, a Pro nunca excedia os 33ms. No calor da acção, a Pro oferece um feedback visual superior e uma melhor resposta, apesar de os 60fps fixos não serem possíveis em cenas exigentes.

A natureza dinâmica do jogo torna difícil as comparações visuais, mas além da melhoria na performance, Battlefield 1 também mantém uma vantagem na resolução na Pro, e não é difícil imaginar que as suas outras melhorias na campanha - texturas, efeitos e detalhe nos terrenos melhorados, também estejam no modo Pro. Todas estas melhorias beneficiam o jogador, quer esteja com uma TV 4K ou no modo 1080p (onde a imagem de maior resolução é convertida para 1080p).

A habilidade de cada jogador é o factor principal mas os jogadores de topo vão tirar maior proveito a jogar na Pro - é mais suave e tem melhor resposta. Os nossos testes foram feitos nos servidores para 64 jogadores, mas devem aplicar-se ao resto do jogo. Esperamos que a versão Pro fique mais perto dos 60fps do que a versão PS4 normal. E uma forte melhoria para a Pro, mas interfere com o conceito de equilíbrio no multi das consolas? Será interessante ver a resposta da comunidade, e o Digital Foundry contactou a Electronic Arts para saber mais.

Como nota final queremos falar dos relatos e discussão sobre performance reduzida na PlayStation 4 Pro desde a introdução da actualização 1.04 ontem, causando especulação que as funcionalidades Pro foram desactivadas. A anti-aliasing temporal foi ajustada, mas as melhorias Pro não foram desactivadas pois os nossos dados foram capturados com o jogo a correr a actualização 1.04. Também repetimos uma pequena secção da campanha e não vimos nenhum impacto óbvio na performance.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Battlefield 1

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários