Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise à performance: Hitman

Corre melhor do que na beta PS4 - e existem surpresas.

Tem sido interessante esperar por este Hitman, especialmente porque é um lançamento pouco habitual, episódico e digital. Mais surpreendente foi a Square Enix apresentar a beta datada aos membros do PlayStation Plus uma semana antes do lançamento. Infelizmente, a beta deixou um sabor azedo a muitos, especialmente com o seu rácio de fotogramas inconsistente. Com o lançamento, estávamos ansiosos por ver se os problemas foram corrigidos e como se porta a misteriosa versão Xbox One.

A versão PlayStation 4 agrada desde logo devido ao aumento perceptível na performance. Comparado com a beta, temos um aumento de 10 a 15 fotogramas por segundo, a performance mantém-se acima dos 30fps na maioria do tempo. A segunda área de treino porta-se melhor agora, e consegue algo perto de estáveis 60fps: uma amostra do que poderia ter sido. Apesar da performance ainda ser variável, as quedas mais sérias vistas na beta foram eliminadas por completo.

É bom ter melhor performance, não somos fãs de rácios de fotogramas livres e variáveis. Parece que o estúdio está a ouvir o feedback e a corrigir os problemas. Hitman inclui a opção de bloquear o rácio de fotogramas a 30fps. Devido à performance melhorada, é possível desfrutar do jogo a 30fps quase completamente estáveis.

Tudo bem para quem tem uma PS4 mas e os que jogam na Xbox One? As primeiras impressões sugerem uma apresentação quase idêntica; vemos a mesma resolução 1080p com todas as funcionalidades visuais. Infelizmente, em termos de performance, os resultados não estão como desejado. As primeiras áreas exibem rácios de fotogramas ao nível da beta PS4. Significa que temos quedas abaixo de 30fps nas áreas mais movimentadas com súbitos picos para 60fps. Felizmente, com o bloqueio para 30fps, é possível eliminar estes picos, mas as quedas abaixo de 30fps continuam um problema - pelo menos na primeira missão.

Cover image for YouTube videoHitman PS4 Frame-Rate Test
Análise à performance: versão PS4 é testada para descobrir melhorias sobre a beta.

Assim que entrámos no essencial do jogo, as coisas tornam-se inesperadas. A introdução para este mapa é desanimadora, ambas as consolas desceu abaixo de 30fps e como esperado, a PS4 tem uma ligeira vantagem. As coisas melhoram quando tomamos o controlo, ambas ultrapassam a barreira dos 30fps, com a vantagem na PS4. Continua assim ao explorar o jardim mas ao seguir para o interior algo muda - a Xbox One ganha vantagem.

A diferença é mínima, apenas 3-5fps, mas a Xbox One consegue correr mais rápida que a PS4 nos interiores em Paris. A diferença na performance é fascinante, e algo que não conseguiríamos notar se não fosse a possibilidade de desbloquear o rácio de fotogramas. Não sabemos o que está a acontecer mas é interessante.

Comparado com a primeira missão de treino, os resultados na PS4 parecem consistentes - os números da performance parecem contingentes com o tamanho da multidão em cada área. Ao explorar o local com mais pessoas no navio, os rácios de fotogramas desceram para meios 30s. Em Paris, temos multidões maiores e o rácio de fotogramas reage de acordo. Nada de extraordinário aconteceu aqui na PS4.

Cover image for YouTube videoHitman Xbox One vs PS4 Frame-Rate Test
A misteriosa versão Xbox One comparada com a versão PS4 revela resultados inesperados.

Na Xbox One, o aumento na performance que vemos em Paris é interessante. As áreas mais movimentadas no navio têm quedas sustentadas para baixos 20s, e esperávamos resultados similares no mapa de Paris. Ainda assim, o rácio de fotogramas consegue manter-se estável nos meios 30s. O que é responsável pelas quedas na missão de treino e o porquê de termos melhor performance num mapa mais complexo? Não é claro, mas relembramos Assassin's Creed Unity e a ligeira vantagem na performance evidente na Xbox One nas sequências mais movimentadas.

O mais importante aqui é notar que, na maioria das situações, Hitman consegue ficar acima de 30fps. Com o rácio de fotogramas activado, os jogadores desfrutam de pequenas interrupções na fluidez. Hitman não é um jogo de movimento rápido, portanto os rácios de fotogramas têm impacto mínimo na experiência. É um belo jogo com performance aceitável nas duas consolas. A diferença na performance é quase académica ao usar o bloqueio no rácio de fotogramas.

Existe ainda outro pormenor, e aplica-se às duas consolas - os tempos de carregamento. Com os discos padrão, ambas as consolas demoram 90 segundos a carregar o mapa de Paris. É um tempo longo de espera e pode tornar frustrante a transição do menu para o mapa. Além disso, abrir o menu ao meio de jogo cria uma pausa perceptível quando o jogo carrega informação relevante. Hitman é um jogo que beneficiaria com um disco mais rápido. Felizmente, repetir uma missão demora menos tempo, portanto não irá estragar a experiência.

Hitman entrega uma performance respeitável nas duas consolas. Não é tão consistente quanto gostaríamos mas a maioria do jogo pode ser jogada a estáveis 30fps. É uma abordagem interessante à série Hitman mais ao encontro dos jogos antigos ao invés do mais linear Hitman Absolution. Iremos investigar mais sobre o Glacier 2, o motor do jogo, e examinar a versão PC. Entretanto, fora alguns pequenos problemas, Hitman está sólido e vale a pena.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Hitman

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.

Comentários