Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

The Witcher 3 - Actualização 1.10 melhora a versão PS4 como desejado

Mas prejudica a versão Xbox One.

Com um tamanho de 15GB, a actualização 1.10 é a maior até agora para The Witcher 3. Entre as mais de 600 alterações, temos correcções de erros e ajustes no gameplay mas nenhuma melhoria na performance para a PlayStation 4 e Xbox One. Em cada actualização existe expectativa que os rácios de fotogramas sejam melhorados. A actualização 1.10 finalmente oferece isso - na PS4 pelo menos.

A PS4 beneficia imenso com a actualização e o nosso teste em Crookback Bog mostra os maiores ganhos. Os efeitos de transparência na água e nevoeiro levam o motor ao limite e nas versões anteriores corria a 20fps na PS4. Agora tudo foi melhorado, o rácio de fotogramas fica mais perto dos 30fps. Em alguns momentos temos uma melhoria de 10fps na PS4 e ultrapassa a versão Xbox One com a actualização instalada.

Ainda se sentem as quedas, e o gráfico vai aos 28fps - ou menos. Ainda assim é uma melhoria e uma experiência mais suave do que anteriormente. Como um dos piores casos, Crookback Bog não representa bem os rácios de fotogramas em todo o jogo. Ainda assim, para missões que decorrem lá, temos uma leitura mais estável.

Ainda na PS4, a melhoria também se aplica a cutscenes mais desafiantes, onde podemos enquadrar cada actualização até ao fotograma. Novamente vemos a performance a sair da linha de 20fps e apesar da v.1.10 mostrar quedas, não são tão baixas quanto anteriormente. Comparativamente, na One com esta cena desbloqueada, temos uma vantagem de 2-3fps na PS4, tal como em Crookback Bog.

A PS4 recebe mais na actualização 1.10, os rácios de fotogramas recebem grandes melhorias. O streaming de bens em áreas complexas também foi optimizado.Ver no Youtube

Outro grande ponto de contenção é Novigrad City, onde temos boas notícias agora - pelo menos na PS4. Por um lado, a consistência a 30fps está melhorada e vemos menos soluços quando nos aproximá-mos dos portões. Testes iniciais mostravam muitos soluços - com a v1.10 flui na perfeição e temos suaves 30fps quando entrámos na cidade.

Sobre o segundo bónus; o pop-in visto em Novigrad está agora minimizado nas duas consolas. As texturas nas paredes e NPCs carregam como deve ser quando passamos em cada esquina e as texturas esborratadas não mais ficam quando não devem. A v1.08 abordou este problema mas de forma menos extensa, ainda surgiam aldeões do nada - por vezes sem alguns membros. Na maior parte, o streaming de bens está optimizado agora e aguenta-se muito bem em comparações lado a lado. Afecta das duas consolas e corrige um dos principais problemas neste local.

No entanto nem tudo melhorou em Novigrad. A performance PS4 desce muito ao entrar no mercado, descendo para 28fps, o que não acontecia na versão anterior. É uma pequena descida mas em todos os testes está lá. Os prós batem os contras na v1.10 mas é curioso ver a performance PS4 descer para níveis da v1.07.

Um foco na performance Xbox One na v1.10, comparado com a v1.08. O streaming de bens está melhor mas nada parece ter melhorado muito. Infelizmente, Novigrad mostra problemas em manter os 30fps.Ver no Youtube

Curiosamente, existe uma forma de obter melhores rácios de fotogramas na PS4 aqui (e também em Crookback Bog). Ao correr com os efeitos blur e motion blur desligados - no menu de definições pós-processamento - a PS4 consegue ficar mais perto dos 30fps. Existe uma margem consistente a favor com estes efeitos desligados, especialmente na aldeia central de Crookback Bog onde temos 30fps. Teste similar em Novigrad corre de forma similar; pequeno ganho na performance com o blur desligado - mas não temos 30fps perfeitos.

De qualquer das formas, a PS4 dá um passo na direcção certa com a v1.10 - mas como se porta a Xbox One? Infelizmente, não encontramos ganhos na performance na consola Microsoft; em Crookback Bog corre no mesmo ou abaixo do rácio de fotogramas de antes, a sustentados 25fps. De resto, as cutscenes estão iguais.

A única surpresa é a performance em Novigrad City com a v1.10 na Xbox One. Tal como na PS4, existe uma inferiorização quando seguimos o mesmo caminho nas ruas - mas na One a diferença é mais forte. A descida da v1.08 é perceptível; indo de 30fps fixos com ocasionais soluços para performance sustentada a 24-26fps. Repetiu-se em vários testes com o mesmo clima e hora do dia. Foi inferiorizado - e comparado com a versão PS4 na v1.10, a diferença pode ir até 5fps.

Finalmente, a v1.10 comparada entre as duas consolas, com testes similares. A PS4 fica no topo em todas as cenas, com uma vantagem que vai até 5fps - a maior está em Novigrad onde a Xbox One tem mais dificuldades do que antes.Ver no Youtube

Por outras palavras, a performance Xbox One está idêntica à da versão anterior em quase todas as áreas, excepto em Novigrad onde temos mais problemas na v1.10. Mexer nas definições de blur (eficaz até certo ponto na PS4) não nos aproxima dos 30fps na Xbox One. As leituras continuam iguais com os prós-processamentos ligados ou desligados, não nos dá os ganhos que temos na PS4.

No geral temos algo misto. A Xbox One dá um passo em frente e outro atrás - temos melhor streaming de bens na cidade mas rácio de fotogramas pior. Na PS4, é a primeira actualização que a coloca tão à frente da Xbox One em termos de performance. Anteriores actualizações tinham cenas que favoreciam uma ou outra mas agora a PS4 está melhor em tudo; menos soluços ao viajar pelo mundo e retornos mais suaves em testes iguais.

É uma vantagem em todas as cenas para a PS4, versão que já beneficia da resolução 1080p, comparada com a apresentação dinâmica da Xbox One (tradicionalmente corre a 900p). Nenhuma plataforma consegue 30fps fixos mas estamos a subir sobre o estado tremido de The Witcher 3 no lançamento. A actualização 1.10 dá uma melhoria na performance da consola Sony tal como os fãs desejavam e está mais refinado. Para quem resistiu a jogar o épico da CD Projekt RED na PS4, pelo menos em termos técnicos, é a hora de reconsiderar.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Witcher 3: Wild Hunt

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.
Comentários