Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Fallout 3 mostra a retro-compatibilidade Xbox One no seu melhor

Menos soluços, sem screen-tear.

A Microsoft lançou a nova actualização Xbox One esta semana, apresentando ao público a retro-compatibilidade Xbox 360. Estão disponíveis 104 jogos, entre eles Fallout 3 da Bethesda, que é oferecido gratuitamente com a sequela na Xbox One. Assim que passar a febre de Fallout 4, iremos olhar para a retro-compatibilidade na Xbox One mas não resistimos a olhar para Fallout 3 e as primeiras impressões são favoráveis.

Até à data, a retro-compatibilidade tem sido mista - alguns jogos correm melhor do que na consola original enquanto outros sofrem grandes penalidades na performance ou estranhos visuais artefactos. Baseado em algumas horas de jogo, Fallout 3 parece um dos jogos mais bem sucedidos na passagem para a One. A qualidade visual é idêntica à do original e a performance geral é muito similar na maior parte.

Baseado no que jogámos, podemos dizer que Fallout 3 é um dos raros casos que produz uma melhor experiência na Xbox One. Notámos vários momentos que os soluços na versão Xbox 360 ao percorrer o deserto e na cidade de Megaton, em situações iguais, o jogo Xbox One não tem problemas.

É interessante que tal como em outros jogos retro-compatíveis, a v-sync adaptável (produz screen-tear quando o isto resulta em quedas sustentadas para 20fps em jogos com um alvo de 30fps mas Fallout 3 parece evitar isto e aguenta bem o rácio de fotogramas, mesmo em áreas que reduziam a performance. Nem tudo é bom - ocasionalmente vemos algumas pequenas quedas na performance na Xbox One não presentes na Xbox 360. No geral, o aspecto e gameplay está exactamente como deveria estar. A sério, acreditamos que poucos vão conseguir diferenciar, mesmo correndo lado a lado.

Gostamos muito das funcionalidades da máquina virtual da Microsoft - ao criar este artigo, estávamos ansiosos para voltar a jogar a introdução de Fallout 3 no Vault 101. No entanto, após jogar na Xbox 360, passámos os saves para a nuvem e foram transferidos automaticamente assim que jogamos na Xbox One. É uma integração impressionante: todas as funcionalidades Xbox 360 estão incluídas no motor da retro-compatibilidade, incluindo a funcionalidade Xbox Live.

Cover image for YouTube videoFallout 3 Xbox One Backward Compatibility vs Xbox 360 Analysis
Comparação de Fallout 3 a correr na Xbox 360 e Xbox One via retro-compatibilidade.

O único problema que tivemos está na forma de redimir o código. O folheto em Fallout 4 diz que o código pode ser redimido na Xbox One - apenas o poder reclamar na consola Xbox 360 original ou em Xbox.com. Primeiro, tentámos a segunda opção, recebendo uma mensagem de erro até que finalmente identificamos um erro na região. A nossa conta é do Reino Unido mas acreditamos que a nossa troca constante de regiões na Xbox One confundiu o site. Ficamos apenas com a possibilidade de redimir o código na Xbox 360.

Iremos falar mais desta excelente funcionalidade da Xbox One brevemente surgiram detalhes que demonstram como esta impressionante tecnologia funciona - na verdade, já anteriormente o The Coalition havia falado disto a respeito de Gears of War Ultimate Edition.

Perguntámos a Mike Rayner, director técnico do estúdio, se era precisa optimização ou conversão ao juntar os outros jogos Gears of War à ultimate Edition.

"É essencialmente o mesmo exacto código," disse Rayner. "A equipa Xbox converte o jogo 360 e executáveis 360 flash PPC para executáveis x64 nativos, empacota-os com os bens do jogo 360, 360 flash e emula como um jogo Xbox One normal para o lançar."

Isto explica porque não temos acesso imediato a todos os jogos Xbox 360: a equipa Xbox tem que recompilar o código PowerPC original para correr em núcleos AMD Jaguar x64 integrados na Xbox One. O código revisto é depois colocado ao lado dos bens originais, juntamente com versões x64 do SO da Xbox 360. Parece que a equipa Xbox consegue produzir rapidamente conversões simplificadas de projectos originais da Xbox 360. É um feito espantoso e talvez explique porque é que tantos jogos simples estão presentes entre a primeira vaga de jogos.

Existem planos para trazer jogos mais desafiantes - baseado nesta lista - e tendo em conta a natureza do sistema, sem falar na técnica de recompilação x64, tudo sugere que a performance e problemas de incompatibilidade de certos jogos podem melhorar com o tempo, a curto prazo acreditamos que expandir a lista de jogos será o principal objectivo da equipa Xbox.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Fallout 3

PS3, Xbox 360, PC

Fallout 4

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários