Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Discos rígidos mais rápidos melhoram a performance de Fallout 4 na Xbox One

Com um SSD eliminámos os soluços e melhorámos os tempos de carregamento na PS4.

Ontem falámos da da performance de Fallout 4 nas consolas, descobrindo que as duas consolas têm como alvo os 30fps - com resultados variáveis. Ambas as versões têm problemas em manter os alvos mas a versão One tem uma desvantagem - existe um problema com 'macro-soluços' que parecem estar relacionados com a tecnologia de streaming em segundo plano. Entrar em novas áreas podem causar pausas de segundos e até mudar armas pode causar problemas.

A questão é, o que causa isto? Ao avaliar a performance PC descobrimos que a carga CPU pode aumentar imenso quando novos dados são lidos do disco rígido - mas isto não explica tempos de fotograma de 1000ms. Problema de GPU é ainda menos provável: afinal de contas, existe pouca diferença visual entre os fotogramas antes e depois da paragem, onde as tarefas corridas pela GPU seriam muito similares de um fotograma para o próximo. Por um processo de eliminação, provavelmente o armazenamento é o culpado - e isso é curioso, tendo em conta que ambas as consolas têm discos de 500GB e que a consola Sony não tem tal problema.

Após testes, parece que o problema está relacionado com um gargalo no armazenamento na consola Microsoft mas até isto ser corrigido numa actualização, existe uma solução - apesar de não ser prática. Para eliminar o problema - pelo menos nas áreas de teste na nossa análise à performance - é possível mas é preciso recorrer a um SSD através de uma caixa USB externa, para depois copiar os dados do jogo para o disco. Não é ideal: os SSDs não são baratos, e a caixa USB apenas adiciona às despesas. Portanto experimentámos outras soluções - um disco 7200rpm e um SSHD híbrido. Este último é um disco 5400rpm junto a uma cache SSD mais pequena. Os resultados são intrigantes.

A performance melhora nas duas, ao ponto de as quedas para 0fps desaparecerem mas os soluços - apesar de reduzidos - ainda estão lá, seja ao percorrer os ambientes ou ao aceder às armas que não são usadas há muito. Nos nossos testes, o disco 7200rpm parecem oferecer uma pequena vantagem sobre o SSHD mas existe soluços que parecem mostrar mais melhorias no híbrido. Ambos os discos mostram melhorias substanciais sobre a unidade interna no soluço para 0fps mas é claro que apenas o SSD mostrou uma correcção completa. Novamente, dado o enorme tamanho do jogo, os testes foram limitados a áreas onde já tínhamos recolhido dados.

Cover image for YouTube videoFaster Hard Drives Improve Fallout 4 Xbox One Performance
A versão Xbox One de Fallout 4 testada com um SSD, um SSHD híbrido e um disco 7200rpm. Também olhámos para o jogo na PS4 com um SSD.

Apesar de não parecer ter nada perto do mesmo problema, também testámos a versão PS4 a correr de um SSD. Existe uma pequena melhoria na performance mas nada para destacar e que faça sentido pois os gargalos no disco padrão parecem mínimos. Os tempos de carregamento são melhorados ao passar para discos mais rápidos e isso é comum nas duas consolas.

Eis um olhar aos nossos dados, mostrando que a PS4 também tem uma vantagem no tempo de carregamento sobre a One numa comparação entre discos padrão. Passar para um SSD corta 30 a 50% o tempo necessário para voltar a jogar. Os tempos de carregamento não são muito intrusivos mas quando surgem comprometem o ritmo do jogo - e quanto mais rápido voltarmos à acção, melhor. É curioso que correr o jogo na Xbox One a partir de um SSD melhore mais os tempos de carregamento do que na PS4 e isto pode ter uma explicação: a consola Microsoft ainda tem a drive interna para tarefas do SO enquanto a consola Sony corre tudo do disco SSD interno.

Resumindo, acreditamos que teremos que esperar por uma actualização para resolver os soluços na One - mas em termos tecnológicos, não vemos porque não pode ser feito: a PS4 e a One têm soluções de armazenamento muito similares e a consola Sony não é afectada. A nossa única preocupação é que os tempos de carregamento na One com o disco interno padrão são consistentemente maiores do que na PS4, sugerindo que no caso de Fallout 4, existe uma vantagem inerente na PS4 aqui que se pode estender à tecnologia de streaming em segundo plano. Isto não explica as pausas de segundos no gameplay que temos na One - será a Bethesda que terá que corrigir isto, juntamente com adicional estabilidade pós-lançamento.

Tempos de carregamento (Segundos) Xbox One Stock Drive Xbox One 7200rpm HDD Xbox One SSD PS4 Stock Drive PS4 SSD
Vault 111 34.2 29.8 19.5 32.6 16.8
A sair do Vault 111 28.6 23.2 16.0 22.8 11.8
Concord Town 45.8 40.5 26.7 39.8 25.8
Ao entrar no Museum of Freedom 19.2 15.0 7.5 16.0 10.5
Diamond City 47.4 39.8 22.9 44.3 28.0
Ao entrar no Dugout Inn 13.6 10.9 5.8 12.2 8.8

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Fallout 4

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários