Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Deves instalar a actualização 1.07 em The Witcher 3?

Foram adicionadas funcionalidades valiosas mas a performance sofre nas consolas.

É a maior actualização para The Witcher 3, a v1.07 exige 7.3GB de espaço na tua PlayStation 4 ou Xbox One. Inclui algumas boas funcionalidades - a mais antecipada é um novo sistema para o inventário e um sistema de animação alternativo para melhorar a resposta de Geralt. Mas ao contrário do esperado, os seus benefícios na performance não são aparentes. Na verdade, os rácios de fotogramas estão até piores em muitas zonas nas duas consolas assim que instalam a actualização. Não esperávamos isto.

Vamos começar pela One. A nossa análise mostra que a consola mantém a vantagem no rácio de fotogramas sobre a PS4 mas existe uma inferiorização ao passar da 1.05 para a 1.07. Cavalgar por Novigrad continua na maioria sem soluços - tal como anteriormente. No entanto, em Crookback perante chuva temos algo diferente pois puxamos mais pelo motor.

O gameplay na One parece recorrer a um esquema v-sync de duplo-buffer similar ao da PS4, bloqueando o rácio de fotogramas a 20fps nestas descidas na performance. Significa que a leitura no nosso gráfico é consistentemente mais baixa na 1.07 comparado com a 1.05, onde o jogo era livre de saltar entre 20-30fps. Numa rota igual, o rácio de fotogramas pode ser agora até 8fps mais baixo.

Cover image for YouTube videoThe Witcher 3: Patch 1.07 PS4 vs Xbox One Frame-Rate Test
Ao invés de melhorar os rácios de fotogramas como esperado, a actualização 1.07 mostra um retrocesso nas duas consolas. Na da Microsoft temos um método v-sync com duplo-buffer tal como na PS4, fazendo com que bloqueie a 20fps quando as coisas aquecem.

Na PS4 é igual, bloqueia a 20fps nesta secção. Ainda temos uma experiência inconsistente nas duas plataformas, não é surpresa ver uma grande degradação na performance na versão Xbox One mais recente. De resto, as cutscenes cheias de efeitos ainda mostram os mesmos padrões de quedas nos nossos gráficos, os rácios de fotogramas no confronto com o grifo sofrem quedas ao usar o feitiço Igni. Nada mudou.

Com a 1.07 instalada, a PS4 não se safa também. A mesma rota mostra rácios de fotogramas inferiores aos da 1.05 onde o bloqueio a 20fps aguenta-se melhor. Até viajar pelas rotas mais simples (ou por Novigrad) continua a produzir soluços de um fotograma de vez em quando - algo que esperávamos ter sido corrigido. No geral, pouco melhorou na PS4, na verdade, na ponta final do teste em Novigrad temos quedas para 25fps ao chegar ao mercado - algo que não exista na anterior actualização.

Lado a lado, a diferença foi reduzida entre PS4 e One mas apenas devido à aparente degradação na performance na PS4, forçando as duas a correr a 20fps em áreas mais desafiantes. De resto, o perfil de performance PS4 na 1.07 não nos dá muito para festejar - ainda soluça em locais onde a One corre a suaves 30fps e nas cutscenes, produz leituras inferiores.

Dito isto, a actualização 1.07 apresenta muitas mudanças que afectam mais do que o rácio de fotogramas mas a qualidade geral da imagem permanece estática. Verificar o jogo sugere que as definições visuais estão iguais, incluindo folhagem e LODs de sombras. A curiosa resolução dinâmica na Xbox One não mostra ganhos na tentativa de chegar a genuína 1080p em mundo aberto ou nos combates - continua a descer para uma resolução inferior.

Cover image for YouTube videoThe Witcher 3: Xbox One Patch 1.07 vs 1.05 Frame-Rate Test
A performance na Xbox One é muito similar à da versão 1.05, excepto nos pântanos, onde vemos um grande impacto no rácio de fotogramas de até 8fps.

Análise Alternativa:

A boa notícia é que a resposta ao controlar Geralt melhorou. Foi adicionada uma opção 'alternativa' que permite aos jogadores moverem-se com menos atraso. Para movimentos de 180 graus, corta a desaceleração no seu movimento, significando que o seu ímpeto continua pela nova direcção. É agora possível caminhar suavemente de formas que não eram possíveis no modo original - mas existem críticas, o realismo foi sacrificado. No entanto, Geralt poderia tornar-se frustrante de controlar antes da v1.07, mas esta nova e mais ágil movimentação pelo menos dá um feedback mais directo ao analógico.

De volta à questão: deves instalar a actualização 1.07? Mesmo com os impactos negativos nos rácios de fotogramas nas duas consolas, é difícil deixar de reparar nas várias mudanças positivas. As estatísticas das armas foram equilibradas, os sistemas do inventário simplificados e foram corrigidos imensos erros. Com o novo sistema de movimento, tudo é mais ágil, muito mais fácil navegar zonas com multidões. A passagem para a v1.07 é recomendada mas com cautela: foi-nos prometida performance melhorada e é surpreendente ver que esta área controversa de The Witcher 3 parece ter sofrido na nova actualização. A quantidade de novas funcionalidades é bem-vinda e obviamente que melhora o jogo mas gostaríamos mesmo de ver o rácio de fotogramas e problemas de estabilidade nas consolas serem corrigidos de forma compreensiva..

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Witcher 3: Wild Hunt

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários