Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Como colocar a PlayStation TV a correr todos os jogos Vita

Um anexo num email abre a porta a novos jogos na micro-consola da Sony.

A vida do dono de uma PlayStation TV pode ser frustrante - especialmente quando muitos jogos Vita deviam correr na micro-consola não o fazem, bloqueados da lista da Sony. Agora, uma nova façanha de um hacker conhecido como Mr Gas muda tudo. Ao enviarem para vocês mesmos alguns anexos abertos na aplicação de email da Vita, a PS Tv deve - em teoria - permitir-te jogar qualquer jogo Vita.

Muito fixe devido à forma como funcionam os cartões de memória personalizados - podem ser alternados à vontade entre a Vita e a PS TV, por isso podes jogar em qualquer lado e depois meter o cartão na micro-consola e continuar a jogar no ecrã grande. Pela primeira vez podes jogar jogos como WipEout 2048 e a Metal Gear Solid HD Collection no grande ecrã e depois na portátil.

Não podemos esquecer que muitos jogos não estão incluídos na lista PS TV por uma boa razão. Uncharted: Golden Abyss por exemplo, precisa da câmara da Vita numa área e a PSTV obviamente não o consegue fazer. Mas ao mesmo tempo, existem muitos jogos onde é preciso o controlo táctil e a Sony emulou a funcionalidade - o painel táctil do DualShock 4 emula os toques no ecrã frontal, enquanto os analógicos podem ser usados para invocar um ponteiro no ecrã para fazer o mesmo no DualShock 3.

Testamos o feito e corre na perfeição, foi muito divertido jogar WipEout 2048. Existem vários tutoriais disponíveis mas o melhor é este em vídeo do DomThyBomb que seguimos neste artigo. Se não conseguirem seguir algum dos passos assistam ao vídeo em tempo real. Existe um passo-a-passo em texto sobre como colocar todos os jogos Vita a correr na PSTV - lembrem-se que não significa que dê para jogar todos.

Eis como colocamos a PSTV a correr todos os jogos Vita - testamos o excelente WipEout 2048, um jogo que não é compatível com a PSTV.Ver no Youtube
  • Primeiro, cria uma conta Gmail se não tiveres uma. A PSTV suporta alguns sistemas de email mas o Gmail é o mais fiável.
  • Segundo, transfere ficheiro aqui e coloca-o no teu ambiente de trabalho. Não danificará o teu computador.
  • Depois transfere o cliente de email Thunderbird. Corre e integra nele a tua nova conta Gmail.
  • No Thunderbird vai ao menu de opções e escolher 'abrir uma mensagem gravada', escolhendo writer.eml. Abre isso e depois na opção Mensagem escolhe Editar uma Nova Mensagem, ou pressiona CTRL-E. Agora podes mudar a morada do destinatário para a tua nova conta e enviar.
  • Agora cria uma nova imagem e importa o ficheiro list_launch_vita.dat e volta a mandar para ti próprio. Agora muda a linha de assunto para ur0:game/launch/list_launch_vita.dat. Depois disto, clica no botão direito e renomeia como #0. Mais uma vez, volta a enviar para ti próprio e está feito o trabalho no computador.
  • Na PSTV, corre a aplicação de email e mete os teus dados Gmail, escolhe sincronizar contactos.
  • Abre o primeiro email que te enviaste (deve estar no fundo) e carrega na imagem em anexo. Receberás uma mensagem de erro. Agora tens que pressionar no botão home e sair por completo da aplicação de email (quando vemos aquele efeito da página a virar).
  • Agora corre a aplicação de email novamente e volta a meter os teus detalhes. Mais uma vez carrega na imagem em anexo e depois pressiona o botão home e sai novamente da aplicação (mais uma vez obtendo aquele efeito da página a virar).
  • O sistem de estar agora compatível com a façanha e deves conseguir correr qualquer jogo Vita na PSTV.

A questão é como vai responder a Sony? A PSTV - e até a Vita diriam alguns - foi negligenciada pela sua dona. A exploração do anexo no email é conhecida há algum tempo e apesar de permitir acesso de escrita-leitura ao sistema, sabemos que os privilégios não são compatíveis com homebrew completo - ou pirataria sequer. Não é uma ameaça para a Sony mas a companhia tradicionalmente não gosta que os consumidores mexam com as suas consolas, portanto poderá surgir uma 'actualização de estabilidade' em breve.

Por um lado, talvez a Sony deva pensar que mais jogadores Vita comprariam uma PSTV se conseguissem jogar mais jogos nela. A questão é: o que tem a companhia a perder ao abrir a porta oficialmente a todos os jogos Vita, apresentando um aviso quando a aplicação não é aprovada, indicando que podem existir problemas de compatibilidade? Esperamos que o problema seja encarado de forma positiva mas entretanto, os donos de uma PSTV que também têm uma Vita podem abrir a porta a novas oportunidades desta forma.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários