Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

A Rockstar aplicou mesmo um downgrade a GTA 5?

Atualização 1.10 já disponível. Corrige problemas gráficos na PS4 e One introduzidos na actualização 1.08.

Actualização 2/4/15: A Rockstar lançou uma actualização para GTA5 com a qual diz corrigir "os problemas gráficos em GTA Online e no modo Stoy". Após transferir a actualização de 4.7GB na PS4, confirmamos que o mapeamento de oclusão em paralaxe está de volta e as melhorias na performance apresentadas na actualização 1.09 continuam presentes na plataforma Sony.

Original:

Na semana passada, um vídeo no YouTube footage demonstrou que a actualização 1.08 de Grand Theft Auto 5 na PS4 e Xbox One inferiorizou elementos da apresentação visual. Desapareceu o mapeamento de oclusão em paralaxe, o filtro de texturas anisotrópico ficou ainda pior, e as físicas de colisão foram simplificadas. O pop-in de longa distância ficou pior. Terá a Rockstar actualizado o jogo para o tornar muito pior e não melhor?

O vídeo teve impacto no estúdio, que escreveu isto: "Estamos a par de alguns problemas gráficos nas versões One e PS4 de GTA5 após a mais recente atualização e estamos a investigar uma correcção."

Essa correcção chegou mais tarde com a actualização 1.09, e segundo "ElAnalistaDeBits"- criador do vídeo - as físicas de colisão e deformação, juntamente com o pop-in foram corrigidos, mas o mapeamento de oclusão em paralaxe e filtro de texturas não. Eis onde entramos. Ainda temos os bens do lançamento da versão 1.02 - dia da primeira actualização. Nunca sabes quando serão precisos.

O ElAnalistaDeBits acertou no que diz respeito ao mapeamento de oclusão em paralaxe: o efeito desapareceu nas duas versões, o que é pena - adiciona mais dimensão a várias texturas incidentais, tornando texturas achatadas em objectos 3D completamente formados. No entanto, o efeito é dispendioso em termos computacionais (foi removido de Destiny antes do lançamento, por exemplo) e não lida bem com filtro anisotrópico, apesar de numa forma inferior comparado com o que seria de esperar no PC.

No entanto, o filtro de texturas parece inalterado entre as versões 1.02 e 1.09, e baseado no vídeo original, não temos a certeza se foi sequer alterado. Parece haver paridade entre as duas versões na deformação e físicas, portanto se houve inferiorização na 1.08, parece ter sido corrigido.

Com o foco nos aspectos negativos, será que existem vantagens na actualização? Bem, não temos a certeza sobre quais otimizações - se houveram - surgiram entre a 1.03 e a 1.08 mas existem coisas boas para a PS4 com a 1.09. O mapeamento de oclusão em paralaxe pode ter desaparecido mas os golpes no rácio de fotogramas ao passar por cruzamentos movimentados desapareceram. Isto foi uma grande vantagem para a One, que tinha o mesmo problema mas não ao mesmo nível.

A nova actualização não é nada boa para a Xbox One. O mapeamento de oclusão em paralaxe desapareceu e não existem coisas boas a destacar - a performance é igual à do lançamento. Numa área, até vimos rácios de fotogramas inferiores comparados com os da análise original.

Cover image for YouTube videoGrand Theft Auto 5: PS4 Frame-Rate Test - Patch 1.02 vs 1.09
Desde o lançamento, foi a PS4 que mais beneficiou com as actualizações, tendo agora rácios de fotogramas muito mais suaves em áreas de maior movimento.

Análise alternativa:

No geral, é algo bizarro. Os rácios de fotogramas mais suaves da actual versão de GTA5 são um bónus para a PS4 e o seu perfil geral de performance fica à frente do da One em todos os aspectos - o que não acontecia no período de lançamento. Perder o mapeamento de oclusão em paralaxe é duro, especialmente ao jogar na primeira pessoa, onde o efeito é mais forte do que na terceira pessoa. Se tivéssemos opção de escolha, optaríamos pela performance geral mais suave.

É difícil acredita que existe uma troca directa, especialmente quando a ausência do efeito não faz qualquer diferença na fluidez. Também seria de esperar ver um aumento na qualidade do filtro de texturas ao remover o mapeamento de oclusão em paralaxe, talvez até um filtro anisotrópico melhor. No entanto, não é pior que o código original mas também não é melhor. Acreditamos que o remover da POM é um erro, esperamos que seja corrigido no futuro.

Actualmente, preferimos que as actualizações melhorem os jogos ao adicionar novas funcionalidades ao invés de remover existentes por isso GTA5 é algo misto: na PS4 temos performance mais suave mas um belo truque visual desapareceu. Na Xbox One o mapeamento de oclusão em paralaxe foi removido e não temos melhorias na fluidez. Pequenas quedas no rácio de fotogramas em cruzamentos ainda existem e as quedas mais fortes quando existem efeitos de transparência continuam iguais.

A actualização 1.09 foi lançamento muito rapidamente após o vídeo original - esperamos que seja temporária até chegar a 1.10 para restaurar o leque completo de funcionalidades visuais. Fiquem atentos.

Bens e informações adicionais fornecidas por Thomas Morgan.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Grand Theft Auto V

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários