Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise Tecnológica: Grand Theft Auto 5 na PS4

O Digital Foundry compara o trailer de revelação com vídeos PS3 e encontra algumas coisas espantosas.

Tradicionalmente, o Rockstar Games fica fora da E3 mas decidiu anunciar algo grande para coincidir com o evento deste ano - a revelação da muito esperada versão de nova geração de Grand Theft Auto 5, a caminho da PlayStation 4, Xbox One e PC este Outono. Tendo pouco mais de um minuto, o trailer leva-nos ao longo de um grande número de ambientes em Los Santos e além, ilustrando as mudanças e melhorias feitas aos visuais.

Inicialmente não tínhamos a certeza quanto ao que esperar mas quanto mais olhamos para o teaser mas se tornou claro que o Rockstar não tem estado a trabalhar numa mera conversão do jogo. Baseado nas comparações entre a versão PlayStation 3 e a nova edição, o estúdio parece ter voltado atrás e aplicou grandes mudanças. Segundo o Rockstar, todo o vídeo foi capturado numa PS4 portanto vamos ter isso em conta aqui e olhar mais de perto, comparando o trailer com capturas PS3 produzidas pelo canal YouTube, GTA Series Videos, que nos poupou imenso tempo ao partilhar os seu vídeos connosco (não se esqueçam de ver a sua reconstrução do trailer PS3 mais à frente neste artigo).

Para começar, talvez a melhoria mais óbvia diga respeito à pura quantidade de vida adicionada ao jogo. O tráfico aumento imenso e existe uma maior quantidade de NPCs comparado com a anterior geração, transformado a cidade. Elementos mais naturais recebem também uma grande melhoria: a água parece mais realista, as árvores foram quase completamente reescritas tendo uma aparência mais preenchida enquanto grandes campos de relva foram adicionados onde anteriormente nada havia. O que é impressionante nisto é que toda esta folhagem parece reagir de forma mais realista aos objetos e personagens que passam. Mais ainda, o Rockstar também procurou aumentar o realismo ao introduzir nova vida selvagem, o trailer dá a impressão de ambientes altamente povoados fora da cidade - uma nova classe 'rural' NPC, se preferires.

A nível mais técnico, um elemento comum que vemos por toda a cena no teaser é o trabalho de texturas melhorado, aqui vemos um enorme salto na qualidade. Sinais, fachadas de edifícios, estradas, montanhas, veículos, troncos de árvores e mais parecem todos ter arte de maior resolução. Mais importante, o detalhe das texturas parece manter-se por distâncias muito maiores agora, as distâncias de visão maiores são evidentes nas imagens que se prolongam para mostrar a diferença.

"Não é uma simples conversão com um aumento na resolução e um rácio de fotogramas maior. O Rockstar fez grandes mudanças em todo o jogo."

Cover image for YouTube videoGrand Theft Auto 5/GTA 5 PS4 vs PS3 Trailer Comparison
Uma comparação frente a frente entre o teaser PS4 e cenas cuidadosamente capturadas na PS3 desenhadas para criar o vídeo de revelação o mais aproximado possível.

É difícil dizer, baseado no trailer, mas parece que pelo menos um leve filtro anisotrópico é usado desta vez - uma melhoria bem-vinda pois este elemento da apresentação visual fez falta nas consolas de anterior geração. A conclusão é que todos estes elementos criam um detalhe de texturas mais rico nas cenas que vemos aqui - resumindo, o Rockstar não melhorou apenas para resolução 1080p, também tirar o máximo partido do número de pixeis adicional.

Além disso vemos muitos modelos que foram substituídos e melhorados com misturas de maior qualidade. Por exemplo, o grande camião amarelo demonstra uma tremenda diferença no modelo de qualidade, tem rodas muito mais redondas juntamente com pequenos detalhes até às porcas. O veículo vermelho que surge mais tarde no trailer não parece particularmente diferente à superfície mas uma rápida passagem pelo interior mostra uma transformação completa, contando com texturas de maior resolução e trabalho de modelação muito mais detalhado. Até detalhes incidentais, tais como linhas do comboio ou uma serralharia, parecem ter geometria muito mais realista juntamente com melhorias na textura para criar uma melhor ilusão de profundidade.

É impressionante que, apesar do aumento na qualidade, os níveis maiores de detalhe pareçam ser mantidos numa distância muito maior. Até que distância ainda não sabemos mas existe uma definitiva melhoria aqui. Os veículos e objetos completamente detalhados aparecem visíveis numa distância muito maior sem perda visível de definição. GTA4 no PC tinha um leque similar de opções, permitindo que aumentasses a distância de visão à custa da performance. Deve ser interessante ver até onde o Rockstar levou as coisas e que tipo de opções estão disponíveis no PC.

"A versão PS4 corre a 1080p, apesar de certas secções mostrarem muito aliasing."

Também temos que considerar a densidade. Quase todas as imagens no trailer com estradas principais mostram muito mais carros no ecrã. Certamente cria a ilusão de um ambiente mais movimentado e acrescenta realismo. Os padrões do trânsito até parecem recriar mais de perto a cidade na qual Los Santos se baseia, apenas de ficarmos a perguntar se esta maior densidade muda dependendo da altura do dia e se não resulta em viagens mais frustrantes.

O pós-processamento também está refinado. GTA5 já tinha alguns efeitos bons nas plataformas de anterior geração mas estes efeitos estão muito mais fortes e mais precisos na PS4. É difícil saber se as imagens escolhidas representam o que irás ver durante gameplay mas parece que um subtil campo de profundidade foi adicionado a objetos ao longo do horizonte distante. É uma bela adição que oferece um aspeto mais cinematográfico durante gameplay e esconde potencial pixel-crawl.

As imagens mais confinadas demonstram melhorias no campo de profundidade estilo bokeh implementado à noite onde as luzes distantes assumem uma forma mais agressiva de padrões bokeh circulares. Talvez vejamos o regresso de motion blur de ecrã completo usado em GTA4 mas removido da sequela? Não existem muitas cenas neste trailer que possam sugerir o seu regresso mas a nova implementação do campo de profundidade certamente sugere que pode ser possível agora.

"A performance ainda é um mistério por enquanto mas presumindo que o trailer foi capturado em tempo real, devemos ter um aumento sobre os rácios de fotogramas da anterior geração."

É difícil determinar se as sombras receberam um grande aumento pois simplesmente não estão presentes em grandes quantidades aqui. Não achamos difícil encontrar qualquer um dos típicos erros relacionados com sombras visíveis em ângulos apertados no original mas não esperávamos que estivessem incluídos no trailer. O que é uma melhoria é a aparente inclusão de oclusão ambiental, em conjunto com as já presentes sombras para aumentar a aparente profundidade e realismo dos cenários. Apesar de subtil, podemos ver as melhorias em várias áreas do vídeo.

Iluminação e efeitos relacionados também recebem um bom aumento. Os modelos de árvores mais preenchidos parecem refletir de forma mais realista as condições de iluminação e sombra ao seu redor. Os efeitos usados para acentuar os faróis dos carros são intensificados enquanto o filtro da luz solar através dos oceanos parece mais rico. Feixes de luz já estavam em pleno efeito no original mas parece fatiar de forma mais realista o nevoeiro volumétrico, como visto em redor da serralharia. GTA5 já tinha uma da mais impressionante iluminação num jogo aberto, o que deve permitir que esta versão atualizada se destaque bem entre a concorrência.

Até mesmo o sistema de partículas parece melhorado nas imagens com o camião e o tanque RON. Olhando para as rodas consoante espalham terra e água, vemos um aumento na densidade das partículas. O fumo que sai de colunas de fumo num par de imagens também sugere a passagem para uma solução mais volumétrica dando a tais efeitos mais corpo.

Cover image for YouTube videoGTA 5 - PS3 vs PS4 Trailer Comparison
O teaser recriado na PS3 graças ao canal YouTube GTA Series Videos, que generosamente nos forneceu o vídeo da anterior geração para a nossa comparação.

Obviamente que a performance continua um mistério atualmente e estamos ansiosos para dar respostas. GTA5 simplesmente não corria bem na PS3 ou 360. Claro, para essas plataformas em particular, era um jogo impressionante mas o rácio de fotogramas raramente conseguia ficar perto dos 30fps alvo causando uma experiência muito inconsistente. Este trailer certamente não sofre com tais quedas mas teremos que aguardar para ver se o Rockstar consegue manter um rácio de fotogramas estável desta vez. Podemos, pelo menos, dizer que a versão PS4 parece operar a nativa 1920x1080, apesar de certas secções certamente mostrarem muito aliasing. No entanto, a qualidade de imagem está um enorme passo acima das versões de anterior geração.

Estamos excitados para ver quantas melhorias estão a ser feitas nesta versão atualizada de GTA5. O Rockstar podia muito facilmente ter atualizado o jogo com um simples aumento na resolução e performance mas tudo indica que o estúdio decidiu ir mais longe e oferecer uma experiência muito melhorada e se o jogo final igualar o que vimos neste trailer devemos ter mesmo algo fantástico.

Apesar de tantos mods espantosos, não evitamos sentir que GTA4 nunca correu tão bem quanto deveria no PC mas a excelente versão de Max Payne 3 sugere que o motor Rage foi otimizado ao longo dos anos. A transição para tecnologia de consolas para a plataforma x86 também sugere coisas boas para a versão PC, que esperamos seja igual ou superior ao que a PS4 ofereceu neste primeiro trailer. Onde se situa a Xbox One na hierarquia ainda é um mistério - vamos atualizar-te assm que surgirem quaisquer notícias.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Grand Theft Auto IV

PS3, Xbox 360, PC

Grand Theft Auto V

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.

Comentários